(Fotos:
Fernando Takahashi | Ricardo Hara/RH Fotografias)
SOBAKIRI - Sua origem é
controversa e contestada até hoje
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O
soba (trigo-sarraceno ou mouro) chegou ao Japão juntamente
com o Budismo. Com o intuito de ampliar esta religião,
muitos templos foram construídos em várias regiões
do país. Como conseqüência, a alimentação
dos religiosos também se tornou popular, propiciando o
surgimento de diversos pratos à base de soba. Os antigos
japoneses usavam o soba debulhado para fazer uma espécie
de ojiya (sopa grossa), comendo-o ora misturado a outros cereais,
ora sovando-o com água quente (sobagaki), ou como moti
(sobamochi), obtido depois de sovar a massa até que esta
ficasse com a consistência de moti. Todos estes pratos acabaram
caindo no esquecimento e hoje, basicamente, come-se o soba em
forma de macarrão, conhecido como sobakiri (literalmente
soba cortado), ou simplesmente soba, que surgiu somente na Era
Edo (1600 1867).
O macarrão
é feito com soba e farinha de trigo e, sovado com água,
resulta em uma massa escura, cortada depois em fios. Precisar
a data do nascimento do sobakiri é impossível, mas
o mais antigo registro desta palavra data de 1614, constando no
diário do monge Jisho do Templo Oomitaga (atual província
de Shiga). O monge relata que foi servida uma iguaria denominada
sobakiri durante uma refeição no Templo Joumyou
em Edo (atual Tóquio). Atualmente, este registro é
contestado por alguns pesquisadores que descobriram, através
de um documento encontrado no Templo Joushou, província
de Nagano, que, em 1574, fora ofertado o sobakiri em comemoração
à reconstrução do templo.
O soba
servido quente, com caldo à base de missô, na Era
Edo era conhecido como mushisoba (soba cozido ao vapor). Este
prato foi apreciado até o final do século XVII,
mais precisamente até o fim do período Genroku (16881704).
É sabido que, até então, usava-se somente
o trigo-sarraceno para fazer a massa, conhecida como kisoba, que
desmanchava na água durante o cozimento. Por este motivo,
passou-se a usar a farinha de trigo como liga para a massa. O
soba e a farinha eram misturados na proporção de
8 para 2, dando origem ao nihachisoba (ni = 2 e hachi = 8). Este,
mais resistente, poderia ser cozido sem problemas, popularizando-se
tanto que, no fim da Era Edo (1860), a cidade de Edo contava com
mais de 3.763 casas que serviam soba. Neste número, não
estão inclusas as barracas que serviam soba durante a noite.
Tamanha popularidade deu origem a algumas tradições
que persistem até hoje, como o ômisokasoba (ômisoka
= véspera de ano-novo) ou toshikoshisoba (toshikoshi =
passagem de ano) e ao hikkoshisoba (hikkoshi = mudança).
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Você
sabia?
O soba possui um teor nutritivo superior ao do arroz e ao do
próprio trigo, pois não sofre o processo de purificação.
Rico em proteína, aminoácidos, vitamina B1 e B2,
ele contém também um nutriente conhecido como
rutina, que promove o fortalecimento das veias capilares, evitando
a ocorrência de hemorragias internas, além de combater
a pressão alta e diminuir a taxa de açúcar
no sangue, ativando as funções do pâncreas.
Os
maiores produtores de trigo soba no Japão são
as províncias de Hokkaido, Nagano e Fukushima. Porém,
o Japão importa grande parte do soba consumido internamente,
principalmente da China, Estados Unidos e Canadá.
Atualmente,
as formas mais comuns de se apreciar o macarrão de soba
são:
Zarusoba é um prato servido frio, num recipiente
de bambu (zaru). É consumido juntamente com um molho
à base de shoyu, dashi (caldo básico) e saquê.
Tempura soba é uma variação
do tempura udon
Kitsune soba é uma variação
do kitsune udon
VARIAÇÃO - Zarusoba é servido frio em recipiente
de bambu
Toshikoshi
e hikkoshisoba
Come-se o toshikoshisoba na passagem do ano, existindo duas
versões principais para explicar sua origem. Uma delas
relata que um ourives usava a massa do soba para recolher o
ouro em pó que se espalhava durante o seu trabalho. Daí
a crença de que o soba atrairia o ouro (riqueza). A outra
versão faz referência à grande elasticidade
e ao comprimento do macarrão de soba, que remeteria ao
desejo de longa vida, felicidade contínua e crescimento.
O
hikkoshisoba é distribuído entre os novos vizinhos
no momento da mudança. Serve como uma espécie
de saudação, mudamos para perto de você,
pois a palavra soba, em japonês, também pode significar
perto, próximo.
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