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Arquivo NippoBrasil - Edição 050 - 27 de abril a 3 de maio de 2000
 
Instant Lámen

(Fotos: Reprodução / Divulgação)

Atualmente, mais de 40 bilhões de unidades de Instant Lámen (macarrão instantâneo) são consumidos no mundo inteiro por ano. Esse tipo de alimento já era utilizado pelos soldados na guerra da Coréia (1950-1953).

A primeira comercialização desse produto deu-se por meio dos japoneses da empresa alimentícia Nisshin, em 1958. O Lámen foi feito em sabor galinha. Além do macarrão, atribui-se também aos japoneses o desenvolvimento do café instantâneo, produzido nos EUA em 1902. Esses alimentos de fácil manuseio tiveram um papel muito importante na guerra.

Com o rápido crescimento econômico, a acirrada concorrência ocasionou o aumento do número de pessoas que passaram a viver longe de suas famílias. O Instant Lámen veio atender a necessidade desse tipo de consumidores, que procuravam por alimentos que não dessem muito trabalho para o seu prepararo após o retorno do serviço.

O aumento da venda de macarrão instantâneo também foi estimulado pela demanda existente entre os vestibulandos, que desejavam alimentos práticos de serem preparados mesmo a altas horas da noite.

Depois desse grande incremento pela procura do Lámen, as vendas desse produto declinaram devido à massificação da geladeira e do forno microondas. Mesmo assim, cerca de 4,5 bilhões de unidades ainda são consumidas no interior do país.

Os tipos e sabores de Lámen são variáveis. Isso faz com que os consumidores tenham uma grande variedade de escolha.

 
 

*Esta página foi elaborada pelos professores da Aliança Cultural Brasil-Japão,
especialmente para o NIPPO-BRASIL.
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