Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024 - 19h27
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Visita a templos das sete divindades criadas por comerciantes atrai bons fluidos

 
Fotos: Divulgação / Arquivo NB

As sete divindades da riqueza e da felicidade surgiram em um contexto no qual a classe comerciante japonesa (shônin) começava a ganhar importância nas esferas social, política, econômica e cultural, entre os séculos XVI e XVII. Sua origem está relacionada à integração de várias religiões: xintoísmo (religião nativa do Japão), budismo (religião adotada pelo Japão por meio da cultura chinesa), taoísmo (doutrina filosófica da China) e bramanismo (religião védica de caráter pluralista e sincrético da Índia). A seguir, conheça um pouco sobre essas divindades: Benzaiten, Bishamonten, Daikokuten, Ebisu, Hotei, Jurôjin e Fukurokuju.

• Benzaiten – divindade feminina muito venerada na Índia, onde é conhecida pelo nome de Sarasvatí. Única deusa do grupo, ela é conhecida como protetora das águas e da música. No Japão, essa divindade também simboliza o poder da Eloqüência e da Comunicação. Ela é representada tocando um instrumento de corda nipônico chamado biwa. Em algumas representações do Shichifukujin, encontramos mais uma deusa, a indiana Kichijôten (Srî-mahâdevi), que representa a Felicidade. Entretanto, atualmente, é mais comum encontrarmos apenas Benzaiten integrando essas duas divindades femininas.

• Bishamonten (Vaisravana) – divindade masculina do bramanismo que simboliza a Força e a Riqueza. Sua mão esquerda segura um pagode, símbolo da força espiritual e material, e sua indumentária, típica de um guerreiro, representa sua coragem para enfrentar as adversidades.

• Daikokuten – originado do sincretismo entre o bramanismo (Mahâkâla, deus indiano dos cinco cereais) e o xintoísmo (Ôkuninushi, divindade mitológica conhecida como o “Grande-Deus-das-Terras”, conhecedor das plantas medicinais, líder e responsável pelo governo e pela administração do Japão antes de passá-lo ao primeiro descendente divino, Ninigui, ancestral da família imperial). Daikokuten representa a Saúde e a Riqueza e carrega em seu ombro esquerdo um grande saco cheio de tesouros e, na mão direita, uma espécie de martelo da sorte (uchide-no-kozuchi). Acredita-se que, quando ele balança o martelo, todos os desejos são realizados.

• Ebisu – única divindade originalmente japonesa. Conhecido como o deus da pesca, Ebisu, posteriormente, passou a simbolizar a Riqueza, a Fartura e a Prosperidade nos negócios. Em sua mão direita, ele segura uma vara de pescar e, na mão esquerda, ostenta um grande pargo (tai) vermelho. Na cultura japonesa, o pargo é considerado um peixe que traz muita sorte.

• Fukurokuju – divindade da Sabedoria e da Longevidade. Na China, ele representa a encarnação da Estrela do Pólo Sul. Tem estatura baixa, testa alta, cabelos e barbas brancos e segura uma bengala com um pergaminho contendo sutras. Há representações em que ele vem acompanhado de um grou (tsuru), símbolo da União e da Longevidade.

• Hotei – deus da Satisfação, da Alegria e da Fartura, a origem de Hotei remonta a dois monges do século X, muito populares na China e na Índia. O monge chinês Kaishi e o monge indiano Budai foram muito queridos e respeitados. Acreditava-se que Budai era a encarnação do bodhisattva Maitreya, discípulo iluminado de Buda cuja missão é levar os ensinamentos religiosos aos homens. Hotei é, portanto, a integração desses dois monges, representado com uma barriga proeminente, e tem consigo um grande saco e um leque (ôgui).

• Jurôjin – deus da Longevidade. Sua origem é chinesa e ele é representado por um idoso de testa alta segurando uma bengala em cuja extremidade há um pergaminho (makimono). Este pergaminho simboliza a divulgação do Conhecimento. Em uma das mãos, Jurôjin segura um leque (ôgui). Dizem que um cervo sempre o acompanha em suas andanças.

As divindades também são representadas dentro de um barco repleto de tesouros (takarabunê). Acredita-se que elas viajam para a Terra com o intuito de lembrar aos homens as sete condições físicas e morais para atrair e alcançar a verdadeira felicidade: Amor, Respeito, Poder, Prosperidade, Integridade, Fartura, Boa reputação, Saúde e Longevidade. Por isso, a prática de realizar visitas aos templos dos sete deuses no período do ano-novo para atrair bons fluidos é mantida até hoje no Japão.


Arquivo NippoBrasil - Edição 287 - 8 a 14 de dezembro de 2004
Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 329
O suicídio antes e depois da internet
Arquivo Nippo - Edição 327
A história do ensino da língua japonesa no exterior
Arquivo Nippo - Edição 325
Cerimônias de casamento ontem e hoje
Arquivo Nippo - Edição 323
Pet shops
Arquivo Nippo - Edição 321
O monumento da “criança e a bomba atômica”
Arquivo Nippo - Edição 319
Bon-odori
Arquivo Nippo - Edição 317
As características das mulheres por província
Arquivo Nippo - Edição 315
Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas
Arquivo Nippo - Edição 313
Museu em Yokohama apresenta a história dos japoneses no exterior
Arquivo Nippo - Edição 311
Minamoto-no-Yoshitsune
Arquivo Nippo - Edição 309
O taikô japonês
Arquivo Nippo - Edição 307
Festejos e tradições de Tango no Sekku
Arquivo Nippo - Edição 305
A Golden Week e as viagens
Arquivo Nippo - Edição 301
A cerimônia de formatura e o uso do hakama como traje oficial
Arquivo Nippo - Edição 299
Abertura dos portos – um passo em direção à sociedade internacional
Arquivo Nippo - Edição 297
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 295
Setsubun marca mudança de estação
Arquivo Nippo - Edição 293
Kagamibiraki
Arquivo Nippo - Edição 290
Joya-no-kane: O bater dos sinos na passagem do ano
Arquivo Nippo - Edição 287
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Arquivo Nippo - Edição 285
Dia do shogui
Arquivo Nippo - Edição 283
Chushingura
Arquivo Nippo - Edição 281
Dia Internacional Contra a Guerra
Arquivo Nippo - Edição 277
A pintura ocidental japonesa
Arquivo Nippo - Edição 275
Casamentos e pérolas
Arquivo Nippo - Edição 273
Dia da Prevenção contra Catástrofes
Arquivo Nippo - Edição 271
História e origem do banho de ofurô
Arquivo Nippo - Edição 269
Idades do azar: descubra quais são e como é possível livrar-se delas
Arquivo Nippo - Edição 267
Okoden e missas em memória de falecidos
Arquivo Nippo - Edição 265
Tanabata e tanzaku
Arquivo Nippo - Edição 263
Tatuagem – Irezumi


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados