Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 8h09
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 
Tanabata e tanzaku

De acordo com a lenda chinesa, na noite de 7 de julho, as estrelas Kengyu e Orihime atravessam a Via Láctea pelas asas de kasasagi (espécie de pássaro) para o seu único encontro anual

 

Fotos: Divulgação / Arquivo NB

O Festival Tanabata, ou Festa das Estrelas, realizado na Praça da Liberdade, já está consagrado como uma das atividades que marca o calendário da cidade de São Paulo. As ruas, principalmente a Galvão Bueno, são enfeitadas com grossos galhos de bambu, e os visitantes, nikkeis ou não, passeiam debaixo de adornos multicoloridos e escrevem os seus desejos em tanzaku (tiras de papel próprias para esta finalidade), pendurando-os em seguida nos galhos de bambu.

Tanabata

De acordo com a lenda chinesa, todos os anos, na noite de 7 de julho, as estrelas Kengyu e Orihime atravessam a Via Láctea pelas asas de kasasagi (espécie de pássaro) para o seu único encontro anual. A partir daí, surgiu uma festividade chamada Kikkoden, na qual se orava para a realização de algum desejo. Este costume foi levado ao Japão na segunda metade do século VII.

Na mesma época, havia também no Japão uma atividade na qual as mulheres recebiam o deus da água na sua oficina de tear e passavam a noite tecendo. No dia seguinte, elas presenteavam o deus da água com o tecido já pronto. Estas mulheres eram denominadas tanabatatsume. Tanabata seria abreviatura de tanabatatsume, cuja tradução é tecelã.

De acordo com os antigos registros, em 734, o imperador da época apreciou as duas estrelas no jardim imperial e, depois disso, assistiu à apresentação de sumô e à composição de poemas. Na coletânea de poesias Man´yoshu, também são numerosos os poemas que tratam de tanabata. Esta atividade era praticada até o final do século XVI no palácio imperial, pela nobreza e pelos militares, sendo difundida entre a população no século XVII, a partir do Período Edo. No dia 6 de julho, os senhores feudais ofereciam ao governo feudal de Edo o sabadai (um valor para aquisição de cavala) como presente. No dia 7, faziam oferendas às estrelas e, no dia 8, jogavam-nas ao mar. Mesmo entre os populares, há o costume de jogar as folhas e os galhos de bambu no rio ou no mar. Estes podem ser entendidos como cerimônias de purificação preparativa para finados.

Tanzaku

“Tanzaku de cinco cores, eu mesmo os escrevi. As estrelas brilhantes lá do céu me observam.”

O “tanzaku de cinco cores” citado nesta canção teve como origem o pensamento de que tudo surge ou se desintegra pela ação dos cinco elementos: madeira, fogo, terra, ouro, água, conforme onmyodo (filosofia chinesa de entendimento das leis da natureza baseada no estabelecimento da ordem num mundo repleto de caos) da China. Isso foi representado pelas cinco cores: vermelho, azul, amarelo, branco e preto. Inicialmente, ao invés de tanzaku, foram utilizados tecidos. Estes tecidos eram oferecidos a Orihime, para que houvesse elevação na habilidade como tecelãs. Além disso, consta também que fios de cinco cores eram colocados como enfeites. Estas cinco cores estão presentes na lona que recobre a arena da luta de sumô.

Também dentre os nobres do Período Heian havia os que, às vésperas da morte, atavam o seu dedo com o dedo da imagem de Buda com tecido de cinco cores, para que, após sua morte, pudessem ir para a terra pura.

Com o passar do tempo, os tecidos caros deram lugar aos tanzaku de papel, no qual podiam escrever outros desejos. As crianças de hoje até escrevem desejos como ingresso em boas escolas ou o aumento do salário do seu pai, mas, geralmente, elas pedem saúde e felicidade. O preto foi substituído pelo violeta, para se escrever em tinta preta.

Antigamente, tanzaku significava tiras de papel e tanto suas medidas como qualidades variavam. Atualmente, é comum ter a largura de 6 cm e comprimento de 36 cm. Surgiram também os confeccionados em belos papéis japoneses para presentear com poemas.

Convido todos a escreverem seus desejos em um tanzaku. Quem sabe eles não se realizam?


Arquivo NippoBrasil - Edição 265 - 7 a 13 de julho de 2004
Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 329
O suicídio antes e depois da internet
Arquivo Nippo - Edição 327
A história do ensino da língua japonesa no exterior
Arquivo Nippo - Edição 325
Cerimônias de casamento ontem e hoje
Arquivo Nippo - Edição 323
Pet shops
Arquivo Nippo - Edição 321
O monumento da “criança e a bomba atômica”
Arquivo Nippo - Edição 319
Bon-odori
Arquivo Nippo - Edição 317
As características das mulheres por província
Arquivo Nippo - Edição 315
Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas
Arquivo Nippo - Edição 313
Museu em Yokohama apresenta a história dos japoneses no exterior
Arquivo Nippo - Edição 311
Minamoto-no-Yoshitsune
Arquivo Nippo - Edição 309
O taikô japonês
Arquivo Nippo - Edição 307
Festejos e tradições de Tango no Sekku
Arquivo Nippo - Edição 305
A Golden Week e as viagens
Arquivo Nippo - Edição 301
A cerimônia de formatura e o uso do hakama como traje oficial
Arquivo Nippo - Edição 299
Abertura dos portos – um passo em direção à sociedade internacional
Arquivo Nippo - Edição 297
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 295
Setsubun marca mudança de estação
Arquivo Nippo - Edição 293
Kagamibiraki
Arquivo Nippo - Edição 290
Joya-no-kane: O bater dos sinos na passagem do ano
Arquivo Nippo - Edição 287
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Arquivo Nippo - Edição 285
Dia do shogui
Arquivo Nippo - Edição 283
Chushingura
Arquivo Nippo - Edição 281
Dia Internacional Contra a Guerra
Arquivo Nippo - Edição 277
A pintura ocidental japonesa
Arquivo Nippo - Edição 275
Casamentos e pérolas
Arquivo Nippo - Edição 273
Dia da Prevenção contra Catástrofes
Arquivo Nippo - Edição 271
História e origem do banho de ofurô
Arquivo Nippo - Edição 269
Idades do azar: descubra quais são e como é possível livrar-se delas
Arquivo Nippo - Edição 267
Okoden e missas em memória de falecidos
Arquivo Nippo - Edição 265
Tanabata e tanzaku
Arquivo Nippo - Edição 263
Tatuagem – Irezumi


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados