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Gionmatsuri
Uma das três grandes festas do calendário japonês é realizada, em Quioto, desde o século IX para acalmar os maus espíritos


Crianças também participam da festividade por acreditar
que atraem as divindades com maior facilidade

Fotos: Divulgação / Arquivo NB

Gionmatsuri chamou-se Goryooe e foi uma festividade iniciada no ano 869 no Santuário de Yasaka. Os deuses cultuados nesse santuário são o Susanoonomikoto e Kushi­nadahimenomikoto, que segundo dizem seria uma mistura entre o deus indiano Kozutennoo, que promove a cura das doenças, com o ensinamento Yin e Yang da China e com o Xintoísmo do Japão.

Na época, proliferavam epidemias em Quioto e a festividade tinha como finalidade acalmar os maus espíritos. Inicialmente, foram erigidas 66 lanças simbolizando as 66 subdivisões do país na época. Posteriormente, a partir do ano 970, a festa passou a ser realizada anualmente não mais pelo governo mas por poderosos grupos de comerciantes. Hoje, 32 lanças desfilam pelas ruas de Quioto.

O QUE É YAMABOKO?

Os montes são adornados cada qual com as belas tapeçarias das tecelagens de Nishijin, tapetes persas e tecelagens de gobelins. Dizem também que na montagem das lanças não são utilizados pregos, somente cordas. Sobre a ponta da lança fica uma plataforma para a chegada da divindade, com altura de 15 metros com o qual desfilam pelas estreitas ruas de Quioto como antigamente.

No Yamaboko são colocados crianças entre 6 a 7 anos vestidos a caráter, por se acreditar que crianças atraem as divindades com maior facilidade, assim elas são presença indispensável nas atividades religiosas. As crianças escolhidas para esta função passam por um período de depuração sendo separadas das respectivas famílias e alimentando-se de refeições especialmente preparadas, antes de participarem do evento.

No alto de Yamaboko são feitas batucadas rítmicas que animam o evento. São sons de sino, taiko (tambor japonês) e flauta, com ritmos diferentes de acordo com cada lança. Dizem que chegou-se à melodia atual no Período Edo, após sofrer influências do teatro Nô.

CHIMAKI E GOFU

Chimaki é uma coisa que não pode faltar em Gionmatsuri. Não se trata de mochi mas de uma representação do Chinowa (arco por onde deve atravessar) que espanta os males. As pessoas ganham os chinowa nos santuários e os levam para casa, utilizando-os como proteção contra azares, maus espíritos e epidemias colocando na porta de entrada da casa.

Na festa de Gionmatsuri do ano seguinte trocam-no por um novo. Os gofu (amuletos) que antigamente eram atirados do alto das lanças hoje são vendidos. Há variedades de amuletos conforme a lança: proteção contra os males, proteção contra infortúnios, talismã para parto fácil, talismã contra incêndio, contra raios, para concretizar casamento, para ter abundância de leite materno, para ter sabedoria, e os mais recentes para sucesso profissional, sucesso no vestibular, etc. Por eles podemos ter uma boa noção dos pedidos feitos pelo povo a Deus.

As pessoas que forem visitar Japão no verão não devem perder o festival Gionmatsuri, onde poderão experimentar a sensação de ter entrado em um verdadeiro túnel do tempo.


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