Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sábado, 24 de fevereiro de 2024 - 3h27
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 
Hanafuda

As cartas de hanafuda datam do Período Edo e retratam as estações do ano através das plantas e animais típicos
 
Fotos: Divulgação / Arquivo NB

Quando chega o mês de fevereiro, flores de ameixeira que se abrem de uma só vez exalando um delicioso perfume e o canto do rouxinol são acontecimentos que marcam esta estação do ano. Em haikai, ume (ameixeira) simboliza a primavera e uguisu (rouxinol) o verão. Dizem também que entre estes dois elementos não há relação de simbiose.

Em Hanafuda, um jogo que foi muito praticado no período Edo, também figuram na ilustração do mês de fevereiro a ameixeira e o rouxinol. Mesmo nos jogos, podemos observar conjuntos ou pares da natureza como “ameixeira e rouxinol”, “lua cheia e susuki (espécie de gramínea)” ou “pinheiro e grou”.


A HISTÓRIA DE KARUTA

Considera-se que o karuta (baralho) japonês provém de duas correntes originais. A primeira corrente seria a de kaiooi (jogo de juntar duas conchas que tenham o mesmo desenho ou o mesmo poema) praticado no palácio do período Heian e utaawase (jogo de juntar poemas). A outra corrente seria a das cartas retangulares (versão primitiva dos baralhos ocidentais de hoje) trazidas pelos portugueses nos meados do século 16. A primeira tratava-se de um jogo praticado por princesas e pessoas nobres, e a segunda, por ser leve e de fácil transporte, dizem que foi muito utilizada pela classe dos guerreiros como forma de entretenimento nas frentes de batalhas. Também no Período Edo difunde-se entre os populares o “kacho awase karuta” (cartas para juntar figuras de flores e pássaros), o “kokinshuu eiri karuta”(cartas ilustradas de kokinshu - coletânea de poemas elaborada no século 10 a mando do imperador), entre outros.


A HISTÓRIA DE HANAFUDA

Este tipo de cartas são chamadas de hanafuda (cartas de flores) porque as cartas são ilustradas com 12 espécies de plantas desde janeiro até dezembro. São plantas representativas do Japão como pinheiro, ameixeira, cerejeira, glicínia, íris, peônia, hagi (lespedeza bicolor), susuki (miscanthus sinensis), crisântemo, folhas coloridas de outono, salgueiro e paulóvnia. Os animais que combinam com elas são: grou, rouxinol, hototogisu (cuculus poliocephalus), borboleta, javali, ganso selvagem, cervo, andorinha e fênix (pássaro imaginário da antiga China, que traz sorte). São quatro cartas da mesma espécie num total de 48 cartas, sendo a pontuação diferente conforme a carta. O jogo é praticado por 3 ou 4 participantes, que determinam quem vai ser o “pai”, e este coloca no campo 6 cartas com lado direito para cima e distribui para cada participante 7 cartas. O restante das cartas é deixado num único monte. Na seqüência, vai-se formando conjuntos de cartas colocadas no campo com as que tem em mãos, até que acabem as cartas do campo. Então, passa a pegar as cartas do monte reservado e o jogo termina quando se esgotarem as cartas do monte. Ganham mais pontos aqueles que conseguiram juntar mais cartas do mesmo mês ou que ficarem com maior número de cartas. O jogo é parecido com Twenty-one poker.

Entretanto, por ser um jogo que depende de sorte e que portanto oferece a excitação do risco de perda, o hanafuda foi muito utilizado para apostas e jogos de azar. Devido a isso, logo em 1597 já ficou proibido por lei. Dizem também que entre 1830 a 1844 houve períodos em que a venda de hanafuda ficou proibido. Dizem inclusive que o “Kokinshu karuta”, também considerada a forma anterior de hanafuda, continham poemas para disfarçar o seu uso para fins de apostas e jogos de azar. Parece que havia vários “jeitinhos” de se livrar dos olhos dos fiscais. Mesmo atualmente, a venda de karuta é tributada.


Arquivo NippoBrasil - Edição 191 - 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2003
Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 329
O suicídio antes e depois da internet
Arquivo Nippo - Edição 327
A história do ensino da língua japonesa no exterior
Arquivo Nippo - Edição 325
Cerimônias de casamento ontem e hoje
Arquivo Nippo - Edição 323
Pet shops
Arquivo Nippo - Edição 321
O monumento da “criança e a bomba atômica”
Arquivo Nippo - Edição 319
Bon-odori
Arquivo Nippo - Edição 317
As características das mulheres por província
Arquivo Nippo - Edição 315
Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas
Arquivo Nippo - Edição 313
Museu em Yokohama apresenta a história dos japoneses no exterior
Arquivo Nippo - Edição 311
Minamoto-no-Yoshitsune
Arquivo Nippo - Edição 309
O taikô japonês
Arquivo Nippo - Edição 307
Festejos e tradições de Tango no Sekku
Arquivo Nippo - Edição 305
A Golden Week e as viagens
Arquivo Nippo - Edição 301
A cerimônia de formatura e o uso do hakama como traje oficial
Arquivo Nippo - Edição 299
Abertura dos portos – um passo em direção à sociedade internacional
Arquivo Nippo - Edição 297
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 295
Setsubun marca mudança de estação
Arquivo Nippo - Edição 293
Kagamibiraki
Arquivo Nippo - Edição 290
Joya-no-kane: O bater dos sinos na passagem do ano
Arquivo Nippo - Edição 287
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Arquivo Nippo - Edição 285
Dia do shogui
Arquivo Nippo - Edição 283
Chushingura
Arquivo Nippo - Edição 281
Dia Internacional Contra a Guerra
Arquivo Nippo - Edição 277
A pintura ocidental japonesa
Arquivo Nippo - Edição 275
Casamentos e pérolas
Arquivo Nippo - Edição 273
Dia da Prevenção contra Catástrofes
Arquivo Nippo - Edição 271
História e origem do banho de ofurô
Arquivo Nippo - Edição 269
Idades do azar: descubra quais são e como é possível livrar-se delas
Arquivo Nippo - Edição 267
Okoden e missas em memória de falecidos
Arquivo Nippo - Edição 265
Tanabata e tanzaku
Arquivo Nippo - Edição 263
Tatuagem – Irezumi


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados