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ZEAMI, o criador do Nô

Mais da metade das obras existentes de Nô foram criadas por Zeami
 
Fotos: Divulgação / Arquivo NB

Zeami foi o grande gênio
do teatro tradicional japonês

Nas atividades festivas como o ano novo ou nas cerimônias de casamento, quase sempre cantam-se ou dançam-se Takasago. Takasago foi elaborado por Zeami, realizador do teatro Nô, baseado na lenda que diz serem cônjuges o pinheiro de Sumiyoshi e o de Takasago. O conteúdo felicita a tranqüilidade no lar e a paz no mundo. O mestre Zeami, criador de várias obras do teatro Nô e autor de teorias teatrais é considerado um gênio na história do teatro japonês.

A vida de Zeami

Nasceu em 1363 como filho de Kan’ami, que concluiu o Nô Sarugaku em Yamato. Aproximadamente aos 8 anos, já passou a atuar no palco de Kanzeza juntamente com seu pai. Aos 12 anos, apresenta sua dança diante do Shogun Ashikaga Yoshimitsu. Após isso, devido a incomum capacidade de expressão e também por ser um belo jovem, passa a receber uma especial atenção do Shogun Yoshimitsu, que era apenas 5 ou 6 anos mais velho. Estudou também com Nijo Yoshimoto, maior autoridade da época em waka e renga (poesia tradicional japonesa), adquirindo a cultura da nobreza e kachofugetsu (flor, pássaro, vento e lua) que é o coração de waka. Aos 22 anos tornou-se órfão do pai e passou a ser o jovem líder de kanzeza. Empenhou-se então para a difusão do teatro Nô. Aos 45 anos, quando concluiu sua arte, o Shogun Yoshimitsu assistiu à sua dança no Kinkakuji, ou templo dourado, sua residência de férias, tendo como convidado o imperador Gokomatsu, o poderoso da época. A sua apresentação no templo reluzente na cor de ouro, pensa-se ter sido a sua melhor dança. Logo após isso, faleceu o Shogun Yoshimitsu; e a ausência da sua proteção provocou um esfriamento em kanzeza. Entretanto, ele fez disso uma oportunidade para continuar sua atividade teatral e redigir suas teorias sobre teatro e a arte de representar. Aos 60 anos passou o posto de líder ao seu filho e seguiu a vida religiosa. Aos 72 anos, provocou a ira do Shogun Ashikaga Yoshinori, sendo exilado à Ilha de Sado, na província de Niigata. Não se sabe ao certo se faleceu no exílio ou se anistiado, retornou a Quioto. Considera-se que falecera por volta de 1443 o gênio que, a partir de sarugaku, uma arte popular, elaborou e concluiu um teatro de alto valor artístico que é o teatro Nô.

O que vem a ser mugenno?

Partindo da arte popular sarugaku, que tem como base o riso e a imitação, incorporou a música produzida principalmente por flauta, tamborim e tambores pequenos e introduziu o refinamento da cultura da nobreza e o kachofugetsu de waka e renga, criando um mundo de beleza fantástica e de mistérios. Considerou que o ponto máximo do teatro deve ser algo que transcenda a efemeridade do mundo e a imutabilidade que transcende os modismos do momento. Vislumbrou em cada ser humano um microcosmo. Dizem que mais da metade das obras existentes de teatro Nô são da autoria de Zeami.

Mugenno consiste nas peças em cujos enredos os viajantes ou monges visualizam como se fosse um sonho ou ilusão, espíritos dos falecidos, espíritos das divindades, de ogres, ou de coisas e ouve suas estórias e assiste às suas danças. Nesta época em que prioriza o mundo da morte ou do inconsciente ao invés da realidade, dizem que Zeami tomou a frente de escritores de peças teatrais, de Strindberg ou mesmo de Freud.

Kadensho, sua teoria teatral

É também chamada de Hanasugata Kadensho. Trata do modo de ser da arte do ponto de vista da teoria artística, do período após a Idade Média. Considera que o teatro Nô condensou-se em torno de 3 elementos: yugen (fantástico e misterioso), hie (esfriamento) e hana (flores). Além disso, deixou obras como “Kakyo” e “Sarugaku dangi”. O teatro Nô, uma arte composta que reúne a música, dança e teatro numa só modalidade é o teatro clássico musical dançado do qual o Japão pode orgulhar-se. Os belos trajes e máscaras conquistaram o exterior.

O site oficial de kanzeryu é www.kanze.net
 

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