Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 26 de maio de 2020 - 1h28
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 
ZEAMI, o criador do Nô

Mais da metade das obras existentes de Nô foram criadas por Zeami
 
Fotos: Divulgação / Arquivo NB

Zeami foi o grande gênio
do teatro tradicional japonês

Nas atividades festivas como o ano novo ou nas cerimônias de casamento, quase sempre cantam-se ou dançam-se Takasago. Takasago foi elaborado por Zeami, realizador do teatro Nô, baseado na lenda que diz serem cônjuges o pinheiro de Sumiyoshi e o de Takasago. O conteúdo felicita a tranqüilidade no lar e a paz no mundo. O mestre Zeami, criador de várias obras do teatro Nô e autor de teorias teatrais é considerado um gênio na história do teatro japonês.

A vida de Zeami

Nasceu em 1363 como filho de Kan’ami, que concluiu o Nô Sarugaku em Yamato. Aproximadamente aos 8 anos, já passou a atuar no palco de Kanzeza juntamente com seu pai. Aos 12 anos, apresenta sua dança diante do Shogun Ashikaga Yoshimitsu. Após isso, devido a incomum capacidade de expressão e também por ser um belo jovem, passa a receber uma especial atenção do Shogun Yoshimitsu, que era apenas 5 ou 6 anos mais velho. Estudou também com Nijo Yoshimoto, maior autoridade da época em waka e renga (poesia tradicional japonesa), adquirindo a cultura da nobreza e kachofugetsu (flor, pássaro, vento e lua) que é o coração de waka. Aos 22 anos tornou-se órfão do pai e passou a ser o jovem líder de kanzeza. Empenhou-se então para a difusão do teatro Nô. Aos 45 anos, quando concluiu sua arte, o Shogun Yoshimitsu assistiu à sua dança no Kinkakuji, ou templo dourado, sua residência de férias, tendo como convidado o imperador Gokomatsu, o poderoso da época. A sua apresentação no templo reluzente na cor de ouro, pensa-se ter sido a sua melhor dança. Logo após isso, faleceu o Shogun Yoshimitsu; e a ausência da sua proteção provocou um esfriamento em kanzeza. Entretanto, ele fez disso uma oportunidade para continuar sua atividade teatral e redigir suas teorias sobre teatro e a arte de representar. Aos 60 anos passou o posto de líder ao seu filho e seguiu a vida religiosa. Aos 72 anos, provocou a ira do Shogun Ashikaga Yoshinori, sendo exilado à Ilha de Sado, na província de Niigata. Não se sabe ao certo se faleceu no exílio ou se anistiado, retornou a Quioto. Considera-se que falecera por volta de 1443 o gênio que, a partir de sarugaku, uma arte popular, elaborou e concluiu um teatro de alto valor artístico que é o teatro Nô.

O que vem a ser mugenno?

Partindo da arte popular sarugaku, que tem como base o riso e a imitação, incorporou a música produzida principalmente por flauta, tamborim e tambores pequenos e introduziu o refinamento da cultura da nobreza e o kachofugetsu de waka e renga, criando um mundo de beleza fantástica e de mistérios. Considerou que o ponto máximo do teatro deve ser algo que transcenda a efemeridade do mundo e a imutabilidade que transcende os modismos do momento. Vislumbrou em cada ser humano um microcosmo. Dizem que mais da metade das obras existentes de teatro Nô são da autoria de Zeami.

Mugenno consiste nas peças em cujos enredos os viajantes ou monges visualizam como se fosse um sonho ou ilusão, espíritos dos falecidos, espíritos das divindades, de ogres, ou de coisas e ouve suas estórias e assiste às suas danças. Nesta época em que prioriza o mundo da morte ou do inconsciente ao invés da realidade, dizem que Zeami tomou a frente de escritores de peças teatrais, de Strindberg ou mesmo de Freud.

Kadensho, sua teoria teatral

É também chamada de Hanasugata Kadensho. Trata do modo de ser da arte do ponto de vista da teoria artística, do período após a Idade Média. Considera que o teatro Nô condensou-se em torno de 3 elementos: yugen (fantástico e misterioso), hie (esfriamento) e hana (flores). Além disso, deixou obras como “Kakyo” e “Sarugaku dangi”. O teatro Nô, uma arte composta que reúne a música, dança e teatro numa só modalidade é o teatro clássico musical dançado do qual o Japão pode orgulhar-se. Os belos trajes e máscaras conquistaram o exterior.

O site oficial de kanzeryu é www.kanze.net
 

Arquivo NippoBrasil - Edição 187 - 24 de dezembro de 2002 a 7 de janeiro de 2003
Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 239
Hatsuyume
Arquivo Nippo - Edição 237
Omamori
Arquivo Nippo - Edição 235
Susuharai e Ooharae (Limpeza geral e purificação)
Arquivo Nippo - Edição 233
Provas garantem bom empregos desde o período Edo
Arquivo Nippo - Edição 231
História dos dicionários japonês-português
Arquivo Nippo - Edição 229
Tokonoma
Arquivo Nippo - Edição 227
Cataratas no Japão
Arquivo Nippo - Edição 225
Osekihan nas festividades
Arquivo Nippo - Edição 223
A Festa do Crisântemo
Arquivo Nippo - Edição 221
O Missô na alimentação japonesa
Arquivo Nippo - Edição 219
Miyamoto Musashi
Arquivo Nippo - Edição 217
Yukata
Arquivo Nippo - Edição 215
Gionmatsuri
Arquivo Nippo - Edição 213
Onsen (termas)
Arquivo Nippo - Edição 211
Kyuudoo, a arte do arco e flecha
Arquivo Nippo - Edição 209
Hoogaku: Música tradicional japonesa
Arquivo Nippo - Edição 207
Hinagata
Arquivo Nippo - Edição 205
Karesansui - O Jardim Japonês sem Água
Arquivo Nippo - Edição 203
Rakan, a imagem do Iluminado
Arquivo Nippo - Edição 201
Três grandes personalidades marcantes da era Meiji
Arquivo Nippo - Edição 199
Kiriko (Vidros laminados)
Arquivo Nippo - Edição 197
Sekisho, os Postos de Fiscalização
Arquivo Nippo - Edição 195
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 193
Hanafuda
Arquivo Nippo - Edição 191
Setsubun - Mamemaki
Arquivo Nippo - Edição 189
Gojuu no Too - A torre de cinco andares
Arquivo Nippo - Edição 187
ZEAMI, o criador do Nô
Arquivo Nippo - Edição 185
Feira de Hagoita
Arquivo Nippo - Edição 183
Livros editados pelos cristãos
Arquivo Nippo - Edição 181
Quimono
Arquivo Nippo - Edição 179
Kingyo
Arquivo Nippo - Edição 177
História do Daruma
Arquivo Nippo - Edição 175
Koromogae, trocando de estação e de roupa
Arquivo Nippo - Edição 173
Crisântemo, a flor do Japão
Arquivo Nippo - Edição 171
A história dos estudos japoneses no Brasil
Arquivo Nippo - Edição 169
Higuchi Ichiyo será a primeira figura feminina estampada em cédula japonesa
Arquivo Nippo - Edição 165
O grande Festival de Osorezan


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2020 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados