Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sábado, 24 de fevereiro de 2024 - 1h55
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
Arquivo NippoBrasil - Edição 098 - 5 a 11 de abril de 2001
 
Casas Japonesas

(Fotos: Reprodução / Divulgação)

Passado mas de meio século após a Guerra, pode-se dizer que o estilo de vida japonês se ocidentalizou muito. As construções residenciais tipicamente japonesas são raras hoje em dia. Mas o tatami (esteira com junco japoneses, muito usado no judô) e o shoji (portas com armação de madeira cobertas com papel) continuam. Uma fusão entre o ocidental e o oriental. Num cila quente e extremamente úmido como o do Japão era ideal que as casas tivessem fusuma (portas corrediças), shoji e portas de vidro que são ideais para a troca de ar. Abrindo-se o fusuma e o shoji, a casa inteira se tornava um só comôdo.

No estilo ocidental as casas devem ser bem divididas com o ambiente externo, através de tijolos e concreto, para proteger-se do frio, calor, ventos e chuva. A ventilação e a iluminação feitas através de janelas e do jardim interno. Segundo um famoso arquiteto francês, Monsieur Corbisier, a arquitetura ocidental é a “Luta das Janelas”. Estruturalmente falando é difícil dar a janela uma abertura ilimitada. A construção japonesa não faz uma divisão clara entre ambiente externo e interno, o engawa (varanda) torna-se parte da casa, impede o frio mas permite a circulação eficiente do ar, permite que a luminosidade entre abundantemente e ainda-se ganha a paisagem.

A base desse tipo de construção origina-se na Era Kamakura. Até então a influência religiosa era grande e as construções eram orientadas por pontos cardeais e outros tabus, a melhor sala era onde deveria se ficar o altar para reverência, tornando-se o centro da casa.

Mas os samurais mudaram isso, o espaço sacro foi reduzido a altares, a dependência principal tornou-se a sala de visitas e os quartos, cozinha eram bem singelos. Até então o tatami, mesmo na corte e na nobreza, era usado em uma só parte do cômodo mas a partir da Era Kamakura, com a redução do tamanho das dependências, o tatami passou a cobrir tudo. Então houve uma mudança também na maneira de sentar-se. Antes disso os homens sentavam-se com as pernas cruzadas (agura) e as mulheres sentavam-se com só uma das pernas flexionadas (tatehiza) passaram a sentar em cima dos pés (seiza). Um quarto com tatami é muito versátil pois basta forrar um edredon para que ele torne-se um aposento, colocando-se uma mesa tinha-se uma sala de jantar e se chegassem visitas era só colocar algumas almofadas para se ter uma sala para receber as pessoas. O quarto não possuía muitas mobílias. O tokonoma (espaço nobre, sagrado) surgiu nessa época, pois havia a necessidade de um local para colocar os quadros e enfeites importados da China.

O shoji trouxe a luminosidade impedindo o vento. O amado (porta corrediça externa) além de proteger do vento e da chuva traz mais segurança a noite.

Na Era Meiji, o estilo ocidental propagou-se principalmente nas instalações militares e escolas, a cadeira tornou-se comum. Após a 2ª Guerra Mundial o “Estilo de Vida Americano” tornou-se o padrão. No estilo ocidental a privacidade era importante e os quartos se tornaram individuais. A privacidade estava estabelecida mas pode-se dizer que houve um detrimento da comunicação familiar. Recentemente com o aumento de metrópoles e da população o número de condomínios tem aumentado e a qualidade da casa japonesa tem ficado para trás. Os armários (oshiire) de concreto não tem uma boa ventilação e acumulam muita umidade mas, com certeza, o maior mal que esse tipo de construção nova tem trazido são o stress e as doenças que vão se desenvolvendo lentamente existindo até um termo novo para isso, sick house (casa da doença).

 
Kanji

*Esta página foi elaborada pelos professores da Aliança Cultural Brasil-Japão,
especialmente para o NIPPO-BRASIL.
Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 329
O suicídio antes e depois da internet
Arquivo Nippo - Edição 327
A história do ensino da língua japonesa no exterior
Arquivo Nippo - Edição 325
Cerimônias de casamento ontem e hoje
Arquivo Nippo - Edição 323
Pet shops
Arquivo Nippo - Edição 321
O monumento da “criança e a bomba atômica”
Arquivo Nippo - Edição 319
Bon-odori
Arquivo Nippo - Edição 317
As características das mulheres por província
Arquivo Nippo - Edição 315
Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas
Arquivo Nippo - Edição 313
Museu em Yokohama apresenta a história dos japoneses no exterior
Arquivo Nippo - Edição 311
Minamoto-no-Yoshitsune
Arquivo Nippo - Edição 309
O taikô japonês
Arquivo Nippo - Edição 307
Festejos e tradições de Tango no Sekku
Arquivo Nippo - Edição 305
A Golden Week e as viagens
Arquivo Nippo - Edição 301
A cerimônia de formatura e o uso do hakama como traje oficial
Arquivo Nippo - Edição 299
Abertura dos portos – um passo em direção à sociedade internacional
Arquivo Nippo - Edição 297
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 295
Setsubun marca mudança de estação
Arquivo Nippo - Edição 293
Kagamibiraki
Arquivo Nippo - Edição 290
Joya-no-kane: O bater dos sinos na passagem do ano
Arquivo Nippo - Edição 287
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Arquivo Nippo - Edição 285
Dia do shogui
Arquivo Nippo - Edição 283
Chushingura
Arquivo Nippo - Edição 281
Dia Internacional Contra a Guerra
Arquivo Nippo - Edição 277
A pintura ocidental japonesa
Arquivo Nippo - Edição 275
Casamentos e pérolas
Arquivo Nippo - Edição 273
Dia da Prevenção contra Catástrofes
Arquivo Nippo - Edição 271
História e origem do banho de ofurô
Arquivo Nippo - Edição 269
Idades do azar: descubra quais são e como é possível livrar-se delas
Arquivo Nippo - Edição 267
Okoden e missas em memória de falecidos
Arquivo Nippo - Edição 265
Tanabata e tanzaku
Arquivo Nippo - Edição 263
Tatuagem – Irezumi


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados