Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 1h03
Arquivo Edição 229 - 22 a 28 de outubro de 2003 - Especial - Portal NippoBrasil

Relíquias com histórias pra contar

Esta semana o NB faz uma viagem aos mais diversos momentos da história do Japão e visita o passado do povo japonês e dos imigrantes nipônicos que deixaram suas marcas no Brasil. Mas nada de livros, relatos ou filmes. A trajetória é contada através de alguns objetos originários da terra do sol nascente e que hoje se encontram em terras tupiniquins. Tratam-se de peças de um quebra-cabeças que ajuda a construir a identidade dos japoneses. São verdadeiras relíquias dos mais diferentes tipos e épocas.

Embarque nesse túnel do tempo. E boa viagem!

 





Pré-história
Dogú, Bonecos de Barro (“Forma de coração”)* – Eles apareceram na pré-história do Japão, há alguns milhares de anos antes de Cristo. Não se sabe com certeza por que eram feitos bonecos naquela época. Nos mais antigos não se distingüem homem e animal, fazendo crer na forte imaginação primitiva. Os deuses ainda não eram conhecidos pelo homem, mas as figuras fantásticas indicam tal sugestão.







Séculos III e IV
Haniwá, Terracotas (“Homem rindo”)* – São esculturas antigas que surgiram no Japão após os bonecos de barro. Essa manifestação cultural data dos séculos III e IV. No século IV, a agricultura já estava bem adiantada. Por isso existia vida comunitária, e, conseqüentemente, uma classe que a dominava. Aos dominantes desejava-se paz quando morriam, construindo-se, para esse fim, os Grandes Túmulos. As terracotas rodeavam a parte exterior dos túmulos, formando uma área sagrada.






Séculos VII e VIII
Mokutchô, Escultura de Madeira (“Amida-Nyôrai”)* – Buda do Paraíso, o mais elevado. A crença de Amida difundiu-se na Índia, China e Japão. No arquipélago, entre os séculos VII e VIII, desenvolveu-se a escultura, que, até então feita de metal. O período de Assuká (650-750) foi o de maior desenvolvimento da escultura budista. Até essa época, a arte do Japão se restringia aos bonecos de barro e terracota.

 


1338-1568
Máscaras Nô* – São usadas para a representação do teatro clássico Nô, criado no início da era Muromati (1338-1568), e cuja característica é a harmonização de canto, dança, instrumentos e interpretação. Estão dividas em masculinas, femininas, divinas, fantásticas, monstros, entre outras. Numa peça de Nô pode-se encontrar até 300 papéis – e máscaras – diferentes.


1908 - Início da Imigração Japonesa no Brasil

Passaporte para o Brasil (1908)** – Esse passaporte pertenceu a Kinjo Yamato, que no dia 18 de junho de 1908, aos 15 anos, estava a bordo do navio Kasato Maru, dando início à imigração japonesa no Brasil.





1914
Esquentador de saquê (1914)** – Todo de cobre, o resistente utensílio minimizou o frio do rigoroso inverno japonês. Coloca-se o carvão no recipiente do lado esquerdo – que tem parede dupla - e o saquê, no direito. O calor produzido esquenta a bebida, que percorre o vão entre as paredes e sai quentinho direto para a xícara.





1918
Primeiro dicionário português-japonês (1918)** - Wasaburo Otake chegou ao Brasil em 1889, e, durante sua estada, estudou na Escola Naval do Rio de Janeiro. Voltou ao Japão em 1886 e, no ano seguinte, ao se instalar a primeira legação do Japão no Brasil, veio servir como intérprete e tradutor oficial da representação diplomática. Enquanto se dedicava ao ofício, Otake preparou, durante muitos anos de pesquisa e estudo, o Dicionário Português-Japonês (1918) e, a seguir, o Dicionário Japonês-Português (1925).






1920
Avental infantil (1920)*** – Originário de Hokkaido, esse é um pequeno avental típico da década de 20 no Japão. Tais peças eram utilizadas por baixo dos uniformes escolares.







1922
Uniforme Militar (1922)** – Vestimenta utilizada por Denhei Miyawabi em rituais de cavalaria imperial. O militar nasceu no dia 23 de maio de 1900. Veio ao Brasil em março de 1933 a bordo do navio Argentine Maru. Seu destino era a Flórida. Paulista.

1935

Mala (1935)*** - Também chamada de “koori”, é feita de vime e forrada de lona e papel. Pertenceu a Eikichi Wakabara que, em 1935, passou pela Hospedaria dos Imigrantes (atual Memorial do Imigrante), depois de desembarcar no Porto de Santos.








1962
Boneca (1962)*** – Boneca feita de porcelana pela senhora Hideko Makino, de Hiroshima. Chegou ao Brasil em uma das visita dela ao País.

1975

Chaleira com xícaras (1975)*** – Essa cerâmica foi feita por Shigeo Kojima, que, em 1960, chegou ao Brasil com o sonho em ter uma fábrica de cerâmica. Natural de Gifu, construiu seu negócio em Mauá, participou de diversas exposições e ganhou muitos prêmios. Falecido em 1992, Shigeo deixou seu legado ao filho, Yasuichi Kojima, que dá seqüência ao ofício que aprendeu com o pai.

 

*Objeto presente no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera
** Objeto presente no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no Bunkyo
***Objeto presente no Memorial do Imigrante

 Busca
 Especial
Especial - Nippo-Brasil - 02/03/2019
• A partir de 1º de maio de 2019 começa a era REIWA no Japão
Especial - Nippo-Brasil - 14/05/2018
• Escola OEN, fiel à filosofia japonesa desde a sua origem
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 311
• Gairaigo: as palavras estrangeiras na língua japonesa
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 304
• Provérbios do Japão:
sabedoria através dos tempos
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 302
• Hanami, uma bela tradição japonesa
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 301
• Simbologia japonesa: os animais
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 300
• Simbologia japonesa:
as flores e as árvores
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 281
• Você sabe o que significa seu sobrenome?
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 279
• Oriente-se para fazer ginástica!
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 271
• Bonsai, a natureza em miniatura
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 267
• Cassio Taniguchi: “ser nikkei dá uma credibilidade social muito grande na política”
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 265
• Imigrantes japoneses imigração
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 264
• Ikebana, preciosa herança da imigração
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 263
• A derrubada de um paradigma
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 262
• Estilistas nikkeis invadem a moda brasileira
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 260
• Domingos Tsuji – Cigarro e álcool são os vilões do câncer de laringe
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 259
• Mulheres conquistam as artes marciais
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 258
• Onde estão nossos museus da imigração?
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 257
• Kasumi Yamashita: “é importante recordar as histórias dos imigrantes”
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 256
• Mudança especial após os 40 anos
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 255
• A invasão nikkei nas artes
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 254
• O sedentarismo é o inimigo número 1 da saúde pública
Especial - Nippo-Brasil - Arquivo Edição 253
• Desvendando os
seres da mitologia japonesa
Especial - Nippo-Brasil 252
• Depressão: é possível reverter o quadro
Especial - Nippo-Brasil 251
• Marcos Hiroshi Kawahara: O ilustrador das ‘bandejas’ do Mc Donald´s
Especial - Nippo-Brasil 247
• Helena Deyama
Especial - Nippo-Brasil 243
• Sonhar é preciso. Não importa qual seja o sonho...
Especial - Nippo-Brasil 242
• Izumi Yamagata: Uma vida dedicada aos deficientes
Especial - Nippo-Brasil 240
• Samurais modernos
Especial - Nippo-Brasil 236
• Bruxas modernas
Especial - Nippo-Brasil 234
• Orquídeas: Paixão dos japoneses
Especial - Nippo-Brasil 233
• Tomie Ohtake
Especial - Nippo-Brasil 230
• Naomi Munakata: Uma regente em “estado de alfa”
Especial - Nippo-Brasil 229
• Relíquias com histórias pra contar
Especial - Nippo-Brasil 227
• Brinquedos tradicionais japoneses
Especial - Nippo-Brasil 226
• Hashi: o talher oriental
Especial - Nippo-Brasil 225
• Michie Akama
Especial - Nippo-Brasil 223
• Butô
Especial - Nippo-Brasil 222
• As formas e cores de Ruy Ohtake
Especial - Nippo-Brasil 215
• Kataná: a preciosa lâmina samurai
Especial - Nippo-Brasil 213
• Noborigama
Especial - Nippo-Brasil 212
• Terapias Alternativas
Especial - Nippo-Brasil 211
• Sakura
Especial - Nippo-Brasil 208
• Viagem pela fé
Especial - Nippo-Brasil 199
• Longe da poluição e do estresse da cidade grande
Especial - Nippo-Brasil 198
• Idades marcantes da cultura japonesa
Especial - Nippo-Brasil 194
• Por dentro das datas comemorativas no Japão
Especial - Nippo-Brasil 192
• Compradores compulsivos
Especial - Nippo-Brasil 187
• Rituais de Ano Novo Japonês
Especial - Nippo-Brasil 186
• Bonenkai - Fechar o ano com chave de ouro
Especial - Nippo-Brasil 180
• Danças Japonesas
Especial - Nippo-Brasil 177
• Viciados em Jogos
Especial - Nippo-Brasil 171
• Jardim Japonês: Um cantinho para meditar
Especial - Nippo-Brasil 170
• Alimentos: eles curam?
Especial - Nippo-Brasil 169
• Wadaiko: o estilo japonês de tocar taiko
Especial - Nippo-Brasil 168
• Saque: A bebida milenar japonesa
Especial - Nippo-Brasil 167
• Que bicho é seu pai no Horóscopo Oriental?
Especial - Nippo-Brasil 163
• Watsu uma terapia de lavar a alma
Especial - Nippo-Brasil 161
• Kumon, o método japonês de ensino individualizado: lições para a vida toda
Especial - Nippo-Brasil 155
• Banho de Ofurô: cores e sabores de um ritual milenar
Especial - Nippo-Brasil 154
• Agrade à sua mãe
Especial - Nippo-Brasil 150
• Jogos Japoneses: Shogui e Gô
Especial - Nippo-Brasil
• + 10 Provérbios Japoneses
Especial - Nippo-Brasil
• Kaburimono (literalmente, aquilo que se põe na cabeça)
Especial - Nippo-Brasil
• Conheça alguns amuletos e preces orientais
Especial - Nippo-Brasil
• Shichifukujin, as sete divindades
Especial - Nippo-Brasil
• Daruma: sinônimo de sucesso
Especial - Nippo-Brasil
• A história da Hello Kitty
Especial - Nippo-Brasil
• A história e a tradição do Maneki Nekô no Japão


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados