PERFIL
Mestre Li Hon Ki (Li Hon Kay), introdutor dos estilos Hung Gar
(Hung Kune) e Ving Tsun na América do Sul, é formado
em acupuntura pelo Chinese Medical Research Institute e em osteologia
pelo Ying Wha Institute of Chinese Medical Teament. Além
de ser reconhecido como Mestre de Hung Gar pela Hong Kong Kune
Association, Mestre de Tai Chi Chuan pela Hong Kong Cheng Tin
Hung Tai Chi Institute e como Mestre de Ving Tsun pela Hong Kong
Ving Tsun Athletic Association e pela Yip Man Martial Art Association,
Li Hon Kay foi, entre outros, campeão asiático de
combate (modalidade Kuoshu), ator, dublê e diretor técnico
de filmes de Kung Fu das maiores empresas cinematográficas
de Hong Kong, tais como a Golden Harvest e a Shaws Brothers.
O
Hung Gar é o estilo que melhor engloba o aspecto externo
do tradicional Kung Fu praticado no Templo Shaolin, sendo uma
arte de grande beleza, caracterizada pelo uso de numerosas armas
tradicionais, daí a razão pela qual exerce tanta
atração sobre o público. Este fato
levou Sifu Li Hon Ki a transmitir seus conhecimentos deste importante
estilo de Kung Fu em sua academia na rua Barão de Iguape,
159, sala 4 - São Paulo.
Mestre
Ki é hoje o único representante do Mestre Lin Jo
(Lan Jao) de Hung Gar e do Grão-Mestre Duncan Sil Hung
Leung do estilo Ving Tsun, no Brasil.
Histórico
Um rebelde chamado Hung Hei Guen aperfeiçoava suas habilidades
de luta no Templo antes da destruição pelas tropas
do império Yung Ching em 1700 (Dinastia Ching). Ele não
era monge mas um mercador de chá, e por causa de suas habilidades
superiores de luta e atuação como revolucionário,
foi tutelado pelo Abade Gee Sin See.
Depois
de treinar no Templo e escapar para o sul da China, Hung adaptou
o estilo que aprendera para as condições do sul.
Os chutes altos e rápidos, típicos do norte, eram
inapropriados para os habitantes do sul, que eram fisicamente
mais baixos que os do norte. O terreno instável e as precárias
condições dos juncos chineses eram uma barreira
adicional para o aprendizado do tradicional kung fu de Shaolin.
O nome foi mudado para esconder as origens do estilo; aquele que
praticasse um sistema Shaolin poderia ser executado.
Após
a aprendizagem Hung mandou seus discípulos para que fossem
organizar outros grupos, ensinando-lhes as técnicas. A
arte de combater desses rebeldes foi chamada Hung Gar.
O nome
Hung não tem significado preciso na língua
ocidental. Muitos obtém a tradução errônea
de coragem e ou vermelho . Esta palavra
possui um nível de abstração muito alta,
por isso a dificuldade de se conseguir uma tradução
exata. Mas a palavra é nada mais, nada menos que o sobrenome
do fundador do estilo, Hung Hei Guen.
Hung
foi perseguido e teve que refugiar-se nas casas de Ópera
Chinesa, onde começou a ensinar suas técnicas (nas
Óperas Chinesas já se praticava o Kung Fu ).
Nos
últimos cem anos, em Cantão, região Sul da
China, existiram dez mestres que se destacaram por sua habilidade
inigualável. Por alcançarem grande fama eram conhecidos
como os Dez Tigres de Cantão. Dentre eles,
cinco eram mestres de Hung Gar: Tií Kiu San, Sou Rak Fuú,
Sou Rak Jií, Wong Lin e Wong Fei Hung, sendo este último
considerado um herói e seus feitos foram imortalizados
no cinema.
O Hung
Gar pretende ser a forma original inalterada como era ensinada
no Templo Shaolin. O motivo desta pureza, alegada por este estilo,
remonta ao seu fundador que passou a maior parte de sua vida estudando
com dois monges de Shaolin. Um de seus professores, Gee Sin, era
um mestre no estilo Punho Longoensinado no mosteiro;
e o outro, Fong Wing Chuen, era um perito na arte doPunho
Curto. Hung combinou os dois estilos para reconstruir fielmente
os métodos ensinados no Templo Shaolin (com as devidas
alterações).
Hoje
a escola se baseia nas técnicas dos 5 Animais (Tigre, Águia,
Garça, Leopardo e Serpente) descobertos por Pai Yu-Feng
e Chueh Yuan (que revitalizou a arte no século XIV) com
ênfase no Tigre e Garça.
ESTILO
O Hung Gar utiliza técnicas simples, com uma forte base
de pernas, destacando o uso das técnicas de mão
(palmas, garras e punhos), a constante utilização
do antebraço e a canela tanto para defesa quanto para o
ataque, o uso das técnicas de chutes (na maior parte das
vezes na altura das costelas para baixo) e rápidas técnicas
de quebramento. Sua principal característica é a
utilização do ataque e defesa ao mesmo tempo.
O estilo
se tornou famoso também nas seguintes características:
Baixas posições, típicas do kung fu sulista.
Um exemplo é o Cavalo de 1000 quilos. Técnica
de aperfeiçoamento da Posição do Cavalo
(Ma Pou); diziam que para mover quem dominava essa técnica
seria como mover 1000 quilos.
San Sing, ou Bloqueio de Três Estrelas. Esta
é uma técnica que faz do praticante de Hung Gar
ter antebraços extremamente resistentes a impactos, por
condicionamento dos ossos, vasos sanguíneos, músculos
e tendões. Permite que o praticante defenda golpes machucando
o adversário sem se ferir.
Mo Ying Guek, ou Chute Que Não Sai Da Sombra.
Este chute foi desenvolvido pelo Mestre Wong Fei Hung. O nome
se deve ao ataque ser feito com uma perna à mostra do
adversário com extrema rapidez, sendo que esta perna
aparentemente não atacaria, por isso o nome.
Kiu Sao, ou Mãos de Ponte. Técnica
que dá as mãos uma inacreditável firmeza
e estabilidade. Um grande mestre nesta técnica foi Tií
Kiu San (Ponte de Ferro), que uma vez resistiu a força
de três homens agarrados a cada um de seus braços.
Também
são treinadas as técnicas com 12 armas tipicamente
chinesas, como o facão, adaga rabo de rato e o bastão
de 3 segmentos..
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