Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Domingo, 26 de março de 2017 - 6h04
  Empregos no Japão

  Busca
 
  Seções NippoBrasil
   Comunidade
   Opinião
   Circuito
   Notícias
   Agenda
   Dekassegui
   Entrevistas
   Especial
-
  Variedades
   Aula de Japonês
   Automóveis
   Artesanato
   Beleza
   Bichos
   Budô
   Cultura-Tradicional
   Culinária
   Haicai
   História do Japão
   Horóscopo
   Lendas do Japão
   Mangá
   Pesca
   Saúde
   Turismo-Brasil
   Turismo-Japão
-
  Esportes
   Copa do Mundo 2014
   Copa das
 Confederações 2013
-
  Especiais
   Imigração Japonesa
   120 anos de Amizade  Japão-Brasil
   Bomba de Hiroshima
   Festival do Japão 2016
-
 Colunas
   Conversando de RH
   Mensagens
     Roberto Shinyashiki
-
 Veja mais  Classificados
   Econômico
   Empregos no Brasil
   Guia Profissionais
   Imóveis
   Oportunidades
   Ponto de Encontro
-
  Interatividade
   Fale com a Redação
-
  Institucional
   Quem somos


Arquivo NippoBrasil - Edição 076 - 26 de outubro a 1 de novembro de 2000
 
Ninjutsu: arte marcial dos ninjas

História
O Ninjutsu foi um sistema de vida adotado por uma casta de guerreiros do Japão antigo, que consistia em um aprendizado de artes marciais, espionagem, administração e disciplina ascética com fins morais e de refinamento espiritual. Depois de ter sido decisivo e marcante nas guerras frequentes do Japão feudal, o Ninjutsu passou a ser reconhecido como a maneira mais rápida de se encerrar um conflito. Desta forma, várias famílias de samurais se dedicaram a manter e aperfeiçoar o Ninjutsu, que literalmente significa, arte do guerreiro das sombras. Das várias famílias, as principais foram as da província de Iga e Koga.

Desde seus primórdios, o Ninjutsu é naturalmente praticado por crianças, jovens, velhos e mulheres, sendo as últimas chamadas de Kunoichi e consideradas como formidáveis e temíveis guerreiras ninjas.

Uma figura importante que contribuiu para o ressurgimento do Ninjutsu no século XX foi Toshitsugu Takamatsu, mestre de Hatsumi. Toshitsugu recebeu ao longo de sua vida os ensinamentos de diversas escolas esotéricas e marciais que fatalmente corriam o risco de desaparecerem diante das mudanças culturais e tecnológicas que tomavam o Japão desde a era Tokugawa. Assim, depois de vários anos praticando e estudando as escolas antigas de artes marciais, entre elas a Koto ryu, Togakure ryu e Kukishinden ryu, Takamatsu também viajou para a China e estudou com os grandes mestres do boxe chinês. Em 1919 dedicou-se aos ensinamentos da seita budista tântrica Mikko, sendo ordenado sacerdote. Mestre Toshitsugu era oriundo de uma família nobre e respeitada e por várias vezes apenas a menção de seu nome ou de seu apelido marcial, Moko no Tora (Tigre da Mongólia) encerraram várias desavenças com a Yakuza, a máfia japonesa. Depois de seus anos de aperfeiçoamento das artes marciais que compunham o Ninjutsu e seu período de sacerdócio, Takamatsu se casou aos 32 anos de idade e foi morar em Kashiwara-shi. Por volta dos seus 70 anos conheceu seu melhor estudante e amigo, Masaaki Hatsumi, com o qual treinou durante mais de 15 anos na província de Nara.

Ao fim de seus dias, Takamatsu nomeou a Hatsumi, único herdeiro do Ninpo. Morreu a 2 de abril de 1972 à idade de 85 anos.

Hatsumi Sensei criou um sistema único de treinamento englobando as nove escolas herdadas de seu mestre, no início denominado Ninpo Tai Jutsu e em seguida viria a abrir as portas da filosofia Ninpo aos primeiros alunos ocidentais. Fundou em 1972 a então conhecida Bujinkan Budo Tai Jutsu. O termo Bujinkan significa: “A Morada do Guerreiro Divino” assim como “A Casa do Deus Guerreiro”, lembrando que este termo foi uma criação de Sensei Hatsumi em homenagem a seu mestre Toshitsugu Takamatsu.

Sensei Hatsumi é mundialmente conhecido pelo seu trabalho em prol da divulgação mundial do Ninjutsu e pela sua participação em seriados da TV japonesa.

Atualmente o Ninjutsu é praticado em mais de cem países e, apesar de ter sído vítima do sensacionalismo da mídia nas décadas de 70 e 80, rapidamente vem assumindo seu lugar graças ao trabalho sério e competente dos seus representantes sob a direção técnica e filosófica de Soke Hatsumi.

Fundamentos
O Ninjutsu é uma arte marcial não competitiva e uma ciência marcial que oferece um meio de treinamento que coloca corpo, mente e espírito juntos, essencial para o desenvolvimento do ser humano, colocando o homem em harmonia com a natureza, derrotando suas próprias ineficiências, melhorando sua autoconfiança e a capacidade de viver.

Os ninjas desenvolveram uma técnica de luta e estratégia capaz de enfrentar todo tipo de combate corporal ou com armas, onde envolve luta de solo, combate a distância por fulminantes seqüências técnicas contra o adversário, combate com armas tradicionais, defesa contra armas de fogo, torções gerais do corpo, chaves articulares, manipulação dos pontos vitais humanos, estratégias de defesa pessoal, autosuficiência sem luta, psicologia manipulativa reversa, refinamento espiritual, por técnicas de meditação, respiração, controle de energia vital, focalização mental objetiva, aquisição de disciplina e perseverança, superação das vulnerabilidade emotivas e mentais, onde a capacidade guerreira é aperfeiçoada em exercícios de alpinismo, mergulho e sobrevivência.

O Ninjutsu é usado por grupos de elite em todo o mundo, como por exemplo o GSG9 da Alemanha, o DELTA FORCE COMMAND e SEAL dos Estados Unidos, Ex. GURKHA do Nepal, COMANDO DE PÁRA-QUEDISTAS de Israel, incluindo a S.W.A.T. e o FBI.

 
Soke Hatsumi: combate e meditação
Budô
Arquivo Nippo - Edição 88
Boxe - Parte 2
Arquivo Nippo - Edição 87
Boxe - Parte 1
Arquivo Nippo - Edição 86
Kenpo Havaiano
Arquivo Nippo - Edição 85
Capoeira
Arquivo Nippo - Edição 84
Muay Thai: boxe tailandês
Arquivo Nippo - Edição 83
Shao Lin do Norte
Arquivo Nippo - Edição 82
Garra de Águia: um dos mais temidos estilos do Kung Fu
Arquivo Nippo - Edição 81
Louva-a-Deus do Norte: Sistema Tradicional de Kung Fu Chinês
Arquivo Nippo - Edição 80
Seiwakai: Karatê de Combate
Arquivo Nippo - Edição 79
Hung Gar: O sistema marcial da Família Hung
Arquivo Nippo - Edição 78
Kung Fu: Artes marciais chinesas do Templo Shao Lin
Arquivo Nippo - Edição 77
Krav Maga: defesa pessoal israelense
Arquivo Nippo - Edição 76
Ninjutsu: arte marcial dos ninjas
Arquivo Nippo - Edição 75
Savate: boxe francês
Arquivo Nippo - Edição 74
Jojutsu: técnica japonesa de luta com bastão
Arquivo Nippo - Edição 73
Kombato: arte militar de defesa pessoal
Arquivo Nippo - Edição 72
Qwan Ki Do: arte marcial vietnamita
Arquivo Nippo - Edição 71
Naguinata: arte marcial japonesa criada na idade média
Arquivo Nippo - Edição 70
Hapkidô: arte marcial coreana especializada em defesa pessoal
Arquivo Nippo - Edição 69
Tai Chi Chuan - Arte Marcial da Longevidade
Arquivo Nippo - Edição 68
Karatê - Seido Juku
Arquivo Nippo - Edição 67
Karatê - Shorin-Ryu
Arquivo Nippo - Edição 66
Karatê - Kyokushin
Arquivo Nippo - Edição 65
Karatê - Goju Ryu
Arquivo Nippo - Edição 64
Karatê - Shotokan
Arquivo Nippo - Edição 63
Karatê - Shito Ryu
Arquivo Nippo - Edição 62
Karatê - Wadô-Kai
Arquivo Nippo - Edição 60
Jiu-Jitsu
O estilo da família Gracie
Arquivo Nippo - Edição 59
Sumô
Arquivo Nippo - Edição 58
Ving Tsun
Arquivo Nippo - Edição 57
Iaido
Arquivo Nippo - Edição 56
Taekwondo
Arquivo Nippo - Edição 55
Judô
Arquivo Nippo - Edição 54
Aikido

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2017 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

100 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)

Mais contatos e envio de releases