PORTAL NIPPO-BRASIL - 19 ANOS ONLINE

Horário de Brasília: Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 15h05
Seções

Entre em contato
com a redação:
editor@nippo.com.br

História
Coooperativa de Guatapará

Moinho de ração da Cooperativa Agrícola de Guatapará

(Foto: Divulgação)

Guatapará, na região de Ribeirão Preto, nordeste do Estado de São Paulo, é um dos berços da imigração japonesa no Brasil. A cidade tem cerca de seis mil habitantes e uma colônia japonesa de pouco mais de cem famílias. A origem do município é uma fazenda de mesmo nome, destino de alguns dos primeiros imigrantes a desembarcar no Brasil.

Entre os moradores da colônia, criada há 46 anos, estão os associados da Cooperativa Agrícola de Guatapará. A história da cooperativa teve início com o fim de outra, a Cotia. Em 1994, os ex-associados da extinta cooperativa juntaram-se para dar continuidade ao trabalho. O foco é a produção de ovos. Os 20 cooperados produzem hoje cerca de 21 mil dúzias por dia. Além do tipo comum, também há produção de ovo de codorna e ovo caipira. Metade do que é produzido é vendido para a cidade de São Paulo e o restante, para municípios da região como Ribeirão Preto e São Carlos.

Yasushi Uehara, presidente da Cooperativa, diz que a meta da Cooperativa para os próximos meses é reduzir os custos. "Para isso, estamos fazendo alguns investimentos", afirmou

Guatapará é a 18a cidade brasileira em produção de ovos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatísitca) de 2006.

A Cooperativa também possui uma fábrica balanceadora de ração para os animais, onde prepara o produto e fornece aos associados.

 

Fundação: 22 de novembro de 1994
Presidente: Yasushi Uehara
Número de cooperados: 20
Localização: município de Guatapará

Arquivo