PORTAL NIPPO-BRASIL - 19 ANOS ONLINE

Horário de Brasília: Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 9h51
Seções

Entre em contato
com a redação:
editor@nippo.com.br

História
 
Integrada: em 11 anos, uma das maiores do Paraná

Grupo de fundadores da cooperativa, que surgiu em 1995

(Foto: Divulgação)

A década de 90 será lembrada como uma época difícil para o cooperativismo paranaense. Foi nesse período conturbado que surgiu em Londrina, em 95, a Cooperativa Integrada.

No início, lembra o presidente Carlos Murate, a realidade tornava difícil a concretização da cooperativa. “Quando começamos só tínhamos o ideal e vontade de trabalhar. Não tínhamos crédito e muitos tiveram que dar seus próprios bens como garantia.”

Já no primeiro ano de fundação, o futuro da Integrada começou a ser construído, com um faturamento de R$ 93 milhões e mais de 277 mil toneladas de grãos recebidos de 1.281 cooperados. Hoje, possui 52 unidades de recebimento, facilitando o trabalho de seus mais de 5 mil associados. A capacidade estática dos armazéns pulou de 262,6 mil toneladas em 96 para mais de 770 mil toneladas neste ano.

A primeira unidade construída pela cooperativa foi a de Quarto Centenário, em 98, que recebeu o nome do produtor Minoru Kamiguchi, considerado o idealizador da Integrada. Atuando em mais de 40 municípios, a cooperativa faturou R$ 673 milhões em 2006 e recebeu perto de 960 mil toneladas de grãos. A soja foi o carro-chefe.

Para diversificar sua participação no mercado, a Integrada vem investindo nos processos industriais, com as unidades de fios de algodão, derivados de milho, rações e beneficiamento de sementes, que agregam valor à produção de seus associados. “Juntas, as indústrias da cooperativa representam cerca de 15% do faturamento total”, diz o diretor-secretário, Sérgio Otaguiri.

Outro investimento que vem ganhando destaque são as ações sociais. A principal delas é o projeto Plante um Sorriso que, através de doações de cooperados e colaboradores, já beneficiou mais de 30 mil crianças no Estado, desde que foi implantado em 2003. “Outro aspecto da cooperativa nesse setor são os investimentos feitos no desenvolvimento do seu quadro social, especialmente em trabalhos voltados a esposas e filhos de cooperados”, diz o vice-presidente, Júlio Koyama.

Na área ambiental, a Integrada foi uma das primeiras cooperativas do Estado a firmar uma parceira com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos na cooperação técnica em ações junto ao Programa Estadual de Mata Ciliar, conscientizando os associados e colaboradores sobre a importância da preservação ambiental.

Arquivo