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O que é haicai (5) - Edição 295

O corte é um recurso vital do haicai tradicional japonês, sendo normalmente indicado por palavras especiais denominadas kireji (palavras de corte). Os mestres ensinam que deve haver apenas um kireji por haicai. A presença de dois ou mais cortes é condenada. O que seria um haicai com dois cortes em português?

Som de violão. // (Primeiro corte)
Todo mundo cantando. // (Segundo corte)
Festa de fim de ano.

Trata-se, na verdade, de um haicai com três orações, cada uma terminada com ponto final. Um poema como o acima recebe o nome de “haicai-prateleira”, pela disposição de três orações independentes, uma sobre a outra, como itens em uma prateleira. Se bem que não se possa estabelecer uma regra absoluta, o estudante deve evitar este tipo de composição (Atenção: não adianta apagar os pontos no exemplo acima. As orações já estão construídas de maneira independente).
Num haicai com apenas um corte, a primeira parte prepara o ambiente, o corte introduz uma pausa e esta pausa produz a expectativa pela segunda parte:

Festa de fim de ano –
Todo mundo canta junto
Ao som do violão.

Não se trata de uma parte explicar a outra. Trata-se de apresentar duas coisas sem nexo aparente para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões. Por outro lado, a estrutura de um “haicai-prateleira” aproxima-se de uma equação matemática (A+B=C), onde o terceiro verso parece ser uma conclusão ou síntese dos dois primeiros. Não é o objetivo do haicai. Enquanto um haicai com apenas um corte potencializa e direciona nossa percepção, o “haicai-prateleira” dispersa nossos sentidos ao longo dos três versos, sem que encontremos o seu foco.

 
Petalas ao Vento

O que é haicai (6) - Edição 297

O corte (divisão do haicai em duas seções) é uma característica fundamental e obrigatória do haicai tradicional japonês. Podemos explicar de outra maneira dizendo que, com o corte, buscamos colocar duas imagens lado a lado, contrastantes, ou simplesmente passar de um plano geral para um “close-up”. E o importante é que serão exatamente duas imagens, nem uma nem três.

Para o estudante que escreve em português, é mais fácil compor o haicai em duas orações e distribuí-las por três linhas. No entanto, é possível manter o corte, mesmo construindo o haicai em uma única oração:

À beira da estrada
Com as abelhas divido
Meu caldo de cana!

Neste haicai de Teruko Oda, uma câmera imaginária parte de uma situação geral (beira da estrada) e termina focalizando a autora numa situação divertida.

Nas folhas rasgadas
Da bananeira de inverno
Como é livre o vento

Este haicai de Eunice Arruda inicia-se com o melancólico “close-up” da bananeira de folhas rasgadas e, em seguida, registra o vento que perpassa o cenário, presente na reflexão da autora.

Num jornal de ofertas
Chega às ruas da favela
O Papai Noel.

Este haicai de Teruko Oda começa com o foco no jornal de ofertas de uma loja qualquer, farta e gratuitamente distribuído nas suas redondezas. Entretanto, a partir do segundo verso, a cena abre-se para uma favela, onde a figura estampada de Papai Noel serve apenas para alimentar os sonhos irrealizáveis de seus habitantes.


Edson Kenji Iura
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