PORTAL NIPPOBRASIL OnLine - 13 ANOS
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
    Horário de Brasília: Terça-feira, 19 de março de 2024 - 0h07
Destaques: Curso de JaponêsCulináriaHoróscopoAgendaInício    
História e Mestres
Pétalas ao vento
Haicai dos leitores

Resultados e premiações dos Concursos

Nos bastidores do Haicai Brasileiro
Petalas ao Vento

O que é haicai (5) - Edição 295

O corte é um recurso vital do haicai tradicional japonês, sendo normalmente indicado por palavras especiais denominadas kireji (palavras de corte). Os mestres ensinam que deve haver apenas um kireji por haicai. A presença de dois ou mais cortes é condenada. O que seria um haicai com dois cortes em português?

Som de violão. // (Primeiro corte)
Todo mundo cantando. // (Segundo corte)
Festa de fim de ano.

Trata-se, na verdade, de um haicai com três orações, cada uma terminada com ponto final. Um poema como o acima recebe o nome de “haicai-prateleira”, pela disposição de três orações independentes, uma sobre a outra, como itens em uma prateleira. Se bem que não se possa estabelecer uma regra absoluta, o estudante deve evitar este tipo de composição (Atenção: não adianta apagar os pontos no exemplo acima. As orações já estão construídas de maneira independente).
Num haicai com apenas um corte, a primeira parte prepara o ambiente, o corte introduz uma pausa e esta pausa produz a expectativa pela segunda parte:

Festa de fim de ano –
Todo mundo canta junto
Ao som do violão.

Não se trata de uma parte explicar a outra. Trata-se de apresentar duas coisas sem nexo aparente para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões. Por outro lado, a estrutura de um “haicai-prateleira” aproxima-se de uma equação matemática (A+B=C), onde o terceiro verso parece ser uma conclusão ou síntese dos dois primeiros. Não é o objetivo do haicai. Enquanto um haicai com apenas um corte potencializa e direciona nossa percepção, o “haicai-prateleira” dispersa nossos sentidos ao longo dos três versos, sem que encontremos o seu foco.

 
Petalas ao Vento

O que é haicai (6) - Edição 297

O corte (divisão do haicai em duas seções) é uma característica fundamental e obrigatória do haicai tradicional japonês. Podemos explicar de outra maneira dizendo que, com o corte, buscamos colocar duas imagens lado a lado, contrastantes, ou simplesmente passar de um plano geral para um “close-up”. E o importante é que serão exatamente duas imagens, nem uma nem três.

Para o estudante que escreve em português, é mais fácil compor o haicai em duas orações e distribuí-las por três linhas. No entanto, é possível manter o corte, mesmo construindo o haicai em uma única oração:

À beira da estrada
Com as abelhas divido
Meu caldo de cana!

Neste haicai de Teruko Oda, uma câmera imaginária parte de uma situação geral (beira da estrada) e termina focalizando a autora numa situação divertida.

Nas folhas rasgadas
Da bananeira de inverno
Como é livre o vento

Este haicai de Eunice Arruda inicia-se com o melancólico “close-up” da bananeira de folhas rasgadas e, em seguida, registra o vento que perpassa o cenário, presente na reflexão da autora.

Num jornal de ofertas
Chega às ruas da favela
O Papai Noel.

Este haicai de Teruko Oda começa com o foco no jornal de ofertas de uma loja qualquer, farta e gratuitamente distribuído nas suas redondezas. Entretanto, a partir do segundo verso, a cena abre-se para uma favela, onde a figura estampada de Papai Noel serve apenas para alimentar os sonhos irrealizáveis de seus habitantes.


Edson Kenji Iura
Arquivo

  Domingo de Ramos

  Pulga

  Jasmin

  Partida de pássaros

  Azulão

  Vento minuano

  Azaleia

  Nabo

  Estrela cadente

  Dicas para os principiantes

  Mutuca

  Bolha de sabão

  Para escrever corretamente (3)

  Para escrever corretamente (2)

  Para escrever corretamente

  Dia curto

  Tricô

  Pata-de-Vaca

  Aves de arribação

  Amendoim

  Pera

  Em busca dos haicais

  Tempo de enchente

  Como ser publicado

  O todo pela parte (4)

  O todo pela parte (3)

  O todo pela parte (2)

  O todo pela parte (1)

  Oeste

  A forma do haicai (1 ~2~3)

  O Homem da Mata Selvagem

  Dos Leitores

  Novo Grêmio de Haicai

  Ficção e realidade

  Biblioteca

  Primeira pessoa no haicai

  Oficina (5 - 6)

  Oficina (3 - 4)

  Oficina (2 - 1)

  Qual é o foco?

  Haicai como expressão

  Sobre o que escrever

  O haicai é objetivo

  Kigo: não explique; acrescente

  Duas Partes

  Lista de termos de estação (22 ~ 24)

  Lista de termos de estação (19 ~ 21)

  Lista de termos de estação (16 ~ 18)

  Lista de termos de estação (13 ~ 15)

  Lista de termos de estação (10 ~ 12)

  Lista de termos de estação (7 ~ 9)

  Lista de termos de estação (4 ~ 6)

  Lista de termos de estação (1 ~ 3)

  Sensação

  Budismo

  O haicai é divertido?

  O que é haicai (9 - 10)

  O que é haicai (7 - 8)

  O que é haicai (5 - 6)

  O que é haicai (3 - 4)

  O que é haicai (1 - 2)

  © Copyright 1992-2010 - Jornal Nippo-Brasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br