PORTAL NIPPOBRASIL OnLine - 13 ANOS
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
    Horário de Brasília: Sexta-feira, 21 de julho de 2017 - 13h41
Destaques: Curso de JaponêsCulináriaHoróscopoAgendaInício    
História e Mestres
Pétalas ao vento
Haicai dos leitores

Resultados e premiações dos Concursos

Nos bastidores do Haicai Brasileiro

O Jornal Nippo-Brasil reserva este espaço para publicar os diversos haicais enviados pelos leitores de acordo com o tema proposto e publicado no Jornal NippoBrasil

Última Atualização: 1 de abril de 2011

Escolha no menu a direita os temas propostos e as poesias publicadas.

Temas para os haicais:
Bergamota - Curau - Passarada outonal
Postar até 10 de abril
 
Envie seus haicais digitados ou em letra legível (no máximo três de cada tema proposto), com nome (mesmo quando preferir o uso de pseudônimo), endereço e RG. Cada pessoa pode participar com apenas uma identidade. A coordenação geral desta página é feita por Alberto Murata e a seleção dos trabalhos pelos haicaístas Edson Kenji Iura e Francisco Handa.

Envie suas cartas para:
REDAÇÃO - A/C Haicai Brasileiro
Praça da Liberdade, 130 - Bloco 1101 - Liberdade
CEP 01503-010 - São Paulo - SP
Envie seus haicais para: suporte@nippo.com.br

Dicas de publicação

Infelizmente, muitas contribuições enviadas ao Haicai Brasileiro não podem ser aproveitadas. Se você é um dos que enviaram trabalhos que não foram escolhidos, ou que ainda estão para enviar os seus haicais, leia com atenção estas dicas básicas. Elas aumentarão as chances de que você veja seus poemas publicados. Boa sorte!

1- O haicai deve ter obrigatoriamente três linhas. Ainda que esta seja uma regra básica, há quem mande simples frases corridas ou mesmo poemas de quatro ou mais linhas.

2- A palavra ou expressão-tema deve fazer parte expressa do haicai, e não ser simplesmente subentendida. Use apenas uma palavra-tema por haicai. Não use sinônimos. E, quando se tratar de uma expressão, como “serra de primavera”, ela não deve ser separada.

3- O tamanho ideal do haicai é 5 sílabas poéticas na primeira linha, 7 na segunda e novamente 5 na terceira, somando 17 sílabas poéticas. Sílabas poéticas são diferentes de sílabas gramaticais. Mas, se não souber contar sílabas poéticas, divida o seu haicai em três linhas aproximadamente iguais, que somem um total de, no máximo, 20 sílabas gramaticais.

4- Evite simplesmente empilhar três frases. Procure construir o seu haicai no formato de uma frase completa, quebrando-a em três linhas, ou então no formato de duas frases completas, reservando uma linha inteira para uma das frases e quebrando a frase restante em duas linhas.

5- Ao quebrar frases, respeite as pausas sintáticas, isto é, de significado. Por exemplo, ao quebrarmos em duas linhas a frase “O carro passa ao lado do jacarandá”, poderíamos dividi-la da forma “O carro passa / ao lado do jacarandá”, mas não como “O carro passa ao / lado do jacarandá”. Neste caso, “ao lado” é uma expressão que deve permanecer inteira, mesmo fugindo à contagem ideal de sílabas.

6- Para se orientar, procure seguir os exemplos dos haicais publicados ao lado.


Temas

2011/02
Berinjela
Esplendor de verão
Pulga

2011/01
Cascavel
Granizo
Jasmim (flor)

2010/12
Chafariz
Jaca
Morcego

2010/11
Chuva Criadeira
Partida de Pássaros
Saudade (Flor)

2010/10
Acácia
Azulão
Dia dos Animais

2010/09
Arado
Ciclame
Pardal no ninho

2010/08
Dia dos Pais
Poinsétia
Vento Minuano

2010/07
Azaleia
Colheita de café
Julho

2010/06
Correio elegante
Nabo
Neve

2010/05
Céu azul profundo
Mexerica
Maritaca

2010/04
Pica-pau
fruta-do-conde
estrela cadente
  © Copyright 1992-2010 - Jornal Nippo-Brasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br