PORTAL NIPPOBRASIL OnLine - 13 ANOS
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
    Horário de Brasília: Segunda-feira, 23 de setembro de 2019 - 1h09
Destaques: Curso de JaponêsCulináriaHoróscopoAgendaInício    
História e Mestres
Pétalas ao vento
Haicai dos leitores

Resultados e premiações dos Concursos

Nos bastidores do Haicai Brasileiro
Petalas ao Vento
O que é haicai (1)

Ao tentar escrever haicais em português, a pergunta que surge é como legitimar os poemas resultantes em relação à tradição de origem. Em outras palavras, quando desejamos escrever um haicai, quais devem ser as características que devemos levar em conta para que o resultado mereça o nome de haicai. Muitas são as correntes de pensamento a respeito, mas uma coisa é certa: Para que um poema possa se chamar de haicai, é necessário que reproduza, em grau maior ou menor, uma ou mais características do haicai japonês. São tais características que iremos examinar, esperando que possam servir de orientação para os leitores que se iniciam nesta arte. Em resumo, o haicai japonês é um tipo de poesia com três características: a forma, o corte e o kigo.

A forma (em japonês: teikei) do haicai consiste em três segmentos de 5, 7 e 5 sons (onji), sem rima nem título. Em línguas ocidentais, os três segmentos são geralmente entendidos como três linhas distintas (versos), sendo a primeira linha de 5 sílabas, a segunda linha de 7 sílabas e a terceira de 5 sílabas.

O corte (kire) é a divisão do haicai em duas metades. Podemos dizer que um haicai se divide em duas frases de sentido completo, distribuídas pelos três segmentos. Em japonês, a divisão entre as duas frases é marcada por palavras tradicionais chamadas de “palavras-de-corte” (kireji). No Ocidente, o corte normalmente é indicado por sinais de pontuação ao fim da primeira ou da segunda linha.

O kigo (costuma-se usar o termo em japonês ao invés de sua tradução: palavra-de-estação) é um termo ou expressão que indica a estação do ano em que se situa o haicai. Os japoneses possuem uma compreensão muito rica e sutil da passagem das estações, marcada por plantas, animais, paisagens e ações humanas específicas de cada época. Um haicai tradicional japonês deve ter obrigatoriamente um kigo.


O que é haicai (2)

Em um artigo anterior, dissemos que o haicai tradicional japonês tem três características: a forma (teikei), o corte (kire) e a palavra de estação (kigo). Vamos exercitar a composição de haicais através do estudo destas características, a começar pela forma, que no haicai corresponde a três segmentos de 5, 7 e 5 sons, sem rima nem título. Na língua portuguesa, isso é representado por um poema de três versos (linhas), com 5, 7 e 5 sílabas poéticas. Não entraremos em detalhes sobre a contagem de sílabas poéticas (que é diferente da contagem de sílabas gramaticais) nesta série de artigos. Por ora, como lição de casa, leia o capítulo sobre versificação de um bom livro de gramática, como a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Cunha e Cintra (ed. Nova Fronteira).

Sobre o que compor? Para facilitar o entendimento, podemos dizer que qualquer haicai, mesmo o mais sublime dos clássicos, começa de uma descrição muito objetiva, como uma fotografia. Portanto, voltemos nossos olhos à paisagem ao redor, como fotógrafos, procurando cenas interessantes. Por exemplo, podemos observar o fim de ano, que é uma época de confraternização e muitas festas. Em uma delas, alguém toca seu violão. As pessoas em volta acompanham a música, cantando junto. Poderíamos descrever a cena objetivamente, com a frase “Todos cantam junto com a moça que toca violão durante a festinha de fim de ano”. Vamos dividir esta frase arbitrariamente em três linhas (versos), aproveitando para contar as sílabas poéticas:

• Todos cantam junto (5 sílabas)
• Com a moça que toca violão (9 sílabas)
• Durante a festinha de fim de ano. (9 sílabas)

A contagem de sílabas ficou irregular, diferente do modelo tradicional, de 5-7-5 sílabas. Entretanto, o haicai pode ser salvo. Veremos isso na próxima edição.


Edson Kenji Iura
Arquivo

  Domingo de Ramos

  Pulga

  Jasmin

  Partida de pássaros

  Azulão

  Vento minuano

  Azaleia

  Nabo

  Estrela cadente

  Dicas para os principiantes

  Mutuca

  Bolha de sabão

  Para escrever corretamente (3)

  Para escrever corretamente (2)

  Para escrever corretamente

  Dia curto

  Tricô

  Pata-de-Vaca

  Aves de arribação

  Amendoim

  Pera

  Em busca dos haicais

  Tempo de enchente

  Como ser publicado

  O todo pela parte (4)

  O todo pela parte (3)

  O todo pela parte (2)

  O todo pela parte (1)

  Oeste

  A forma do haicai (1 ~2~3)

  O Homem da Mata Selvagem

  Dos Leitores

  Novo Grêmio de Haicai

  Ficção e realidade

  Biblioteca

  Primeira pessoa no haicai

  Oficina (5 - 6)

  Oficina (3 - 4)

  Oficina (2 - 1)

  Qual é o foco?

  Haicai como expressão

  Sobre o que escrever

  O haicai é objetivo

  Kigo: não explique; acrescente

  Duas Partes

  Lista de termos de estação (22 ~ 24)

  Lista de termos de estação (19 ~ 21)

  Lista de termos de estação (16 ~ 18)

  Lista de termos de estação (13 ~ 15)

  Lista de termos de estação (10 ~ 12)

  Lista de termos de estação (7 ~ 9)

  Lista de termos de estação (4 ~ 6)

  Lista de termos de estação (1 ~ 3)

  Sensação

  Budismo

  O haicai é divertido?

  O que é haicai (9 - 10)

  O que é haicai (7 - 8)

  O que é haicai (5 - 6)

  O que é haicai (3 - 4)

  O que é haicai (1 - 2)

  © Copyright 1992-2010 - Jornal Nippo-Brasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br