Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quarta-feira, 27 de outubro de 2021 - 19h28
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
Comunidade - NippoBrasil - 14 de fevereiro de 2017
 
Nikkeis da América Latina participam de programa
de intercâmbio no Japão a convite do MOFA
 

(Texto e foto: Divulgação/Erika Yamauchi)

Uma jornada incrível e inspiradora, criada para promover e divulgar o melhor do Japão. Entre os dias 16 a 21 de janeiro, quatro nikkeis brasileiros participaram do “Programa de Convite a Descendentes de Japoneses das Américas Central e do Sul de Visita ao Japão”, realizado nas cidades de Tokyo e Iseshima (província de Mie).

A convite do MOFA (Ministry of Foreign Affairs of Japan - Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão), 10 nikkeis da América Latina participaram de uma programação intensa e emocionante, que proporcionou a redescoberta de valores e da própria identidade nikkei, além de criar novas amizades.

O grupo, formado por jornalistas e comunicadores latino-americanos, teve quatro representantes brasileiros: Cássio Aoqui e Erika Yamauti (São Paulo), Priscila Kamoi (Curitiba) e Rita Yoshimine (Brasília), junto aos participantes Helena Senda (Uruguai), Natsumi Salazar (Peru), Eloy Shinagawa (México), Guillermo Tomoyose (Argentina), Roberto Kim (Bolívia) e Joaquin Suzuki (Chile).

“Foi uma honra ter participado dessa viagem maravilhosa, em que aprendi muito tanto culturalmente quanto intelectualmente. Minha família e meus antepassados com certeza ficaram orgulhosos de mim por esta oportunidade. Tenho orgulho de ser descendente de japonês e tenho gratidão por esta viagem ter acontecido, e o maior prazer de divulgar uma nação tão bonita, honrada e respeitada. Foi uma honra ter participado, conhecer melhor a cultura japonesa, nossa história e sociedade”, resume Priscila Kamoi, representante de Curitiba.

Programação intensa

Durante os seis dias do programa, os jovens receberam orientações de especialistas em diplomacia internacional, segurança e geopolítica, além de atividades culturais, como a visita ao Museu da Migração Japonesa em Yokohama, a experiência de zazen em um templo budista, o leilão de peixes no mercado de Tsukiji e a visita aos estúdios da NHK World. Também foram promovidos encontros com os parlamentares que apoiam os nikkeis na América Latina, entre os quais, Fumiaki Kobayashi, Yoichi Miyazawa e Takeo Kawamura.

Destaque da programação oficial, a recepção pelo príncipe e princesa Akishino foi realizada no dia 18 de janeiro. “Tivemos a alegria e honra de participar desse encontro na residência da família imperial e estávamos todos muito ansiosos e nervosos, mas graças aos ensaios e à orientação prévia dos coordenadores do MOFA, conseguimos nos tranquilizar e seguir o protocolo. O grupo foi dividido em duas equipes de 5 membros, e cada equipe teve 7 minutos de diálogo com suas Altezas”, comenta Erika Yamauti.

No dia 19 de janeiro, os bolsistas foram recepcionados pelo vice-secretário-chefe de gabinete japonês, Kotaro Nogami, na residência oficial do primeiro ministro Shinzo Abe. “No dia em que discursei para o sr. Nogami, havíamos ido cedo ao Mercado Tsukiji e, no retorno ao hotel, cantávamos canções que nossos pais e avós nos ensinaram, como Kutsu ga Naru. Nesse momento, emocionei-me profundamente ao ver que, sem conhecê-los antes, todos os participantes estavam conectados por algo muito relevante: nossa ancestralidade. Hoje, tornamo-nos todos amigos latino-americanos unidos pelo Japão”, lembra Cássio Aoqui.

A programação do intercâmbio foi encerrada na província de Mie. Os jovens foram recebidos pelas autoridades da província para uma reunião sobre a promoção do turismo local, e visitaram o famoso Grande Santuário de Ise, um dos templos xintoístas mais famosos do Japão, palco do último G7 Summit.

“Eu vi arranha-céus modernos, templos e santuários milenares, tradições guardadas há séculos. Vi a tecnologia a serviço do homem, aliás, serviços muito bem prestados à população. Vi o amigo nipo-argentino falar sobre crise de identidade, sobre estar entre dois mundos e não pertencer a nenhum deles, como eu também já senti um dia. No Brasil, serei sempre uma japonesa e no Japão, uma estrangeira. ´Você não tem nada de japonesa´, me disse um local. Não? Pois eu pude entender muito de mim, do meu jeito de ser. Pude sentir que, na verdade, eu tenho dois mundos. Isso e muitos outros momentos me emocionaram. Obrigada, Japão, por ter me ensinado tanto e proporcionado momentos inesquecíveis”, completa a jornalista Rita Yoshimine, da TV Globo de Brasília.

Próximos passos

O programa visa criar novos caminhos para o intercâmbio entre os nikkeis no Brasil e na América Latina, promovendo a cultura japonesa. Novos projetos estão surgindo, como a realização de eventos em escolas públicas, além da divulgação em blogs e mídias sociais, como no caso da “Jornada Kamoi”, blog de turismo da bolsista Priscila Kamoi, de Curitiba (www.jornadakamoi.com), e no Facebook da jornalista Rita Yoshimine (www.facebook.com/rita.yoshimine).

Os bolsistas brasileiros que participaram do programa mantém uma página no Facebook (www.facebook.com/nikkeybr), com informações sobre o intercâmbio e sobre a comunidade nikkei. “Acabamos de retornar e aos poucos, estamos processando tantas informações, aprendizados e sentimentos. Foi uma viagem muito emocionante, que mexeu com as nossas memórias e possibilitou a redescoberta de nossas raízes. Agora vamos trabalhar em conjunto, para divulgar ainda mais a cultura japonesa. Certamente, levaremos para sempre esses momentos especiais em nossos corações, e os laços de amizade criados durante o programa permanecerão!”, finaliza Erika Yamauti.

 
 Comunidade NippoBrasil
19/08/2021
Bunkyo SP promove live do Fórum Nacional dos Jovens Líderes de Entidades
17/05/2021
"Tradições e os jovens na comunidade nikkei" é tema de novo episódio do Japão sem Escalas
25/03/2021
Bunkyo SP recebe indicações de candidatos ao 50º Prêmio Kiyoshi Yamamoto até maio
13/02/2020
Cerimónia de Posse JCI Brasil Japão Gestão 2020
08/02/2020
Bunkyo SP realizará painel sobre a empresa japonesa Softbank e Inteligência Artificial
24/01/2020
Comitiva da JICA visita Hospital Santa Cruz em SP
08/01/2020
Abertas inscrições para Bolsa de Estudo MEXT 2020 nas modalidades “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”
06/12/2019
1º Encontro de professores de Japonês para crianças no dia 15/12
25/11/2019
Programa de convite aos descendentes de japoneses de visita ao Japão 2019
29/10/2019
Mostra de Filmes Japoneses em Curitiba/PR
14/10/2019
Imigração Japonesa é tema de livro que será lançado na Japan House
19/09/2019
'Kenjinkais' dividem-se em grupos que mantêm e não bolsa de estudo a provincianos
04/09/2019
Fundação Japão promove 2º Concurso de Vídeo em Língua Japonesa
01/08/2019
Programa japonês de Formação de Jovens Líderes Globais 2020 estão com inscrições abertas a partir do dia 1º
19/12/2018
Bolsas de estudo no Japão: inscrições começam em janeiro de 2019
14/12/2018
Condecorados de Outono, a homenagem das entidades nipo-brasileiras
06/12/2018
Hospital Santa Cruz promoveu intercâmbio durante o Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão
05/12/2018
30º Aniversário da Rio Bikoo-Ten
21/11/2018
Concerto comemora os 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba
08/11/2018
Daniele Kaori conquista a prata no Campeonato Sul Americano Open de Jiu Jitsu
26/09/2018
Invicta, Mariana Kikuchi de Registro é Campeã no Brasileiro de Xadrez Escolar em MG


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2021 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados