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Orientações para uma dieta saudável
 

A pirâmide nutricional é um esboço do que deve ser consumido diariamente em uma dieta normal. Não é uma prescrição rígida, mas um guia geral da dieta saudável. Ela indica a variedade e a quantidade de alimentos necessários para se obter os nutrientes e o número ideal de calorias para a manutenção de um peso saudável.

Desenvolvida para indivíduos sem problemas de saúde, ela pode ser adotada para a alimentação diária a partir dos 2 anos de idade. Um dos pontos positivos é que não existe a obrigatoriedade de ingestão de nenhum produto específico e sim dicas para aproveitar a grande variedade de alimentos disponíveis no mercado atualmente. É acima de tudo, um instrumento de auxílio na educação ou reeducação alimentar.

A base da pirâmide é composta de alimentos energéticos, fontes de carboidratos. Entre eles está presente o macarrão, que se consumido freqüentemente, representa 55% das necessidades diárias nutritivas de um indivíduo. Abaixo algumas dicas para uma boa utilização da pirâmide dos alimentos para consumo de todos os nutrientes:

• Escolha diferentes alimentos de cada grupo. Mesmo produtos parecidos (feijão e lentilha, por exemplo) diferem em sua composição geral;

• Coma pelo menos o número de porções de cada grupo de alimentos indicados ao dia;

• Aprenda a fazer escolhas mais saudáveis para toda a vida construindo uma pirâmide de acordo com suas necessidades individuais. Comece com uma mudança gradual, alterando uma única refeição ou alimento de cada vez faz, o que deixa a reeducação muito mais fácil;

• Tente incluir todos os grupos de alimentos no seu dia. Adicione devagar porções para atingir suas necessidades nutricionais. Aumente proporcionalmente a ingestão de carboidratos: macarrão, pães, farináceos, tubérculos e mantenha em todas refeições pelo menos uma fonte de vegetais ou frutas;

• A presença de proteína de origem animal ou vegetal é importante, mas nunca compondo o maior volume da refeição;

• Faça várias refeições ao longo do dia, em volumes menores. Eliminar totalmente certos alimentos da dieta leva à frustração e ao fracasso das mudanças;

• Experimente diferentes alimentos, como frutas, vegetais e tipos de macarrão que você não costuma comer. Aproveite a variedade da pirâmide e ajuste isto ao seu paladar e às suas necessidades.

 

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