Insight,
da Honda chegou para brigar no mercado japonês dos hibridos
|
Os
dez carros mais vendidos
no Japão em 2009
Prius (Toyota)
WagonR (Suzuki)
Move (Daihatsu)
Fit (Honda)
Tanto (Daihatsu)
Vitz (Toyota)
Passo (Toyota)
Insight (Honda)
Corolla (Toyota)
Alto (Suzuki)
|
As indústrias
automobilísticas japonesas já elegeram o tipo de carro que
vai acelerar novamente a produção do setor. Em 2010, o foco
das montadoras estará voltado para os veículos híbridos
como o Prius, da Toyota. Esse modelo tornou-se o primeiro híbrido
a liderar as vendas de veículos em um país, com 209 mil
unidades, o que abre as portas para a expansão mundial desta tecnologia.
O segundo híbrido
mais vendido no Japão, o Insight da Honda, teve 93.283 unidades
vendidas e ficou em quinto lugar no ranking geral.
Esses veículos,
que combinam um motor de explosão com outro elétrico, são
considerados menos poluentes por reduzir o consumo de combustível
e as emissões de CO2. Além da ajuda governamental para incentivar
as compras de carros novos, outro fator importante para o sucesso dos
híbridos foram os preços acessíveis.
O Insight,
que custa a partir de ¥ 1,89 milhão (R$ 38.800), foi lançado
em fevereiro como o primeiro modelo do gênero por menos de ¥
2 milhões (R$ 41 mil). A Toyota, que espera lançar a nova
geração do Prius em maio, viu-se obrigada a adotar um preço
mais baixo do que planejava, ¥ 2,05 milhões. Com as isenções
de impostos e os descontos, as vendas de híbridos dispararam. Um
comprador japonês pode economizar até ¥ 394,5 mil (R$
8.100) na compra de um híbrido.
No ano passado,
os números mostraram que os consumidores optaram pelos veículos
ecológicos e mostraram que vão continuar comprando, se o
governo continuar com os estímulos. Essa sinalização
levou outros fabricantes japoneses a apostar também nos carros
verdes. A Nissan planeja colocar no mercado o modelo elétrico Leaf
no outono. Além disso, a montadora lançará na mesma
época uma versão do carro de luxo Fuga equipada com a tecnologia
híbrida.
A Honda tem
pelos menos dois novos modelos com essa tecnologia a serem lançados
este ano. O primeiro híbrido esportivo CR-Z chegará às
lojas já no mês que vem. Em outubro, a empresa planeja lançar
a versão verde do compacto Fit.
O plano da
Toyota é atingir a 1 milhão de híbridos vendidos
já em 2010. No final deste ano, a montadora pretende lançar
o primeiro modelo plug-in, cuja bateria pode ser carregada diretamente
por meio de uma tomada doméstica.
|