PORTAL NIPPO-BRASIL - 19 ANOS ONLINE

Horário de Brasília: Segunda-feira, 24 de julho de 2017 - 21h37
Seções

Entre em contato
com a redação:
campo@nippo.com.br

Campo NippoBrasil - 27/08/2013
 
Alimento Saudável é tema do
4º Bunkyo Rural em Mogi das Cruzes

(Texto: Francisco Sato)

O alimento produzido de maneira saudável leva saúde aos consumidores e pode ser uma fonte de riqueza para os produtores. Essa ideia será apresentada e discutida por especialistas no 4º Encontro Bunkyo Rural, a ser realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013, na sede da Associação dos Agricultores de Cocuera, na Estrada Mogi-Salesópolis, km 9,5, em Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo.

Além do manejo do solo e nutrição, com o engenheiro Kunio Nagai; o preparo do "bokashi" adubo orgânico, com o professor Shiro Miyasaka; e a agricultura de precisão, o evento tratará de temas mais específicos como a criação intensiva de organismos aquáticos, o novo código florestal e o associativismo, todos eles assuntos de relevância na atualidade.

Como o agricultor, além de produzir, precisa vender seus produtos, a comercialização de produtos será o tema enfocado pelo agrônomo Hélio Nishimura, consultor técnico do Grupo Pão de Açúcar, na área de frutas, legumes e verduras.

O último dia do 4º Encontro foi reservado para visitas técnicas, podendo o participante optar entre três grupos: Hortaliças, Frutas e Cogumelos. Destacados agricultores da Região de Mogi abrirão suas portas para mostrar as soluções encontradas no cultivo desses produtos.

Esse evento é destinado aos técnicos, agricultores, agentes da saúde, produtores, dirigentes empresariais, entidades de classe, universitários, nutricionistas e pesquisadores das áreas afins. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de ideias e conhecimentos, bem como debates sobre os possíveis caminhos para o desenvolvimento e o futuro dessas atividades.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00, incluindo refeições e transporte para as visitas técnicas, e os detalhes do evento estão no site www.bunkyorural.com.br, ou pelo telefone (11) 3208-1755 (Bunkyo)

A realização é da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Associação Cultural de Mogi das Cruzes e da Associação dos Bolsistas da JICA - ABJICA, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes.


Serviço:
IV ENCONTRO BUNKYO RURAL
Data: 13, 14 e 15 de setembro de 2013
Local: Associação dos Agricultores de Cocuera
Estrada Mogi-Salesópolis, Km 9,5 - Bairro Cocuera - Mogi das Cruzes - SP
Inscrições e informações: www.bunkyorural.com.br


Programação

DIA 13/09 - (sexta-feira)
17h às 19h Recepção, Credenciamento e Novas Inscrições.
19h às 21h30 CERIMÔNIA DE ABERTURA

• Conferência sobre o tema: Alimento Saudável, Lucro para Todos
Conferencista: Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, foi Secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no Governo Alckmin e é conselheiro da SRB - Sociedade Rural Brasileira

• Homenagem a Hiroshi Ikuta, Engenheiro Agrônomo formado na ESALQ, doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Kyoto (Japão).

• Coquetel

DIA 14/09 - Sábado
8h30 Recepção
Local: Associação dos Agricultores de Cocuera -Estrada Mogi-Salesópolis, Km 9,5 - Bairro Cocuera - Mogi das Cruzes-SP

9h às 10h ASSOCIATIVISMO
• Palestrante: Isidoro Yamanaka, Engenheiro agrônomo que atuou no Ministério da Agricultura coordenando o Programa "Grande Carajás Agrícola" e PRODECER. Também foi assessor especial junto ao Ministério da Fazenda e atualmente dedica-se ao agribusiness.

10h às 10h15 - COFFEE BREAK

10h15 às 11h15 COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS
• Palestrante: Hélio Nishimura, Engenheiro Agrônomo formado na ESALQ. Desde 2001 é Consultor Técnico de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Grupo Pão de Açúcar, onde também atua no Programa Qualidade desde a Origem (QDO), que monitora os fornecedores de FLV nos quesitos técnicos (Auditoria, Análises de Resíduos, Análises Microbiológicas, Inspeções de Qualidade e Rastreamento dos produtos).

11h15 às 12h Agricultura de Precisão: Nova Visão em Gestão Agrícola
• Palestrante: Carlos Henrique Augusto, Atual professor da Fatec Shunji Nishimura. Foi professor da Universidade Estadual de Oklahoma.

12h às 13h - ALMOÇO

13h às 13h30 Apresentação da criação intensiva de organismos aquáticos
• Sr. Marcelo Castagnolli, Engenheiro Agrônomo formado pela Unesp e mestre em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura Unesp. Atualmente é Sócio Gerente da Castagnolli Consultoria S S Ltda e Gerente Comercial - Aquanegócio da Sansuy S. A. Indústria de Plásticos. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura.

13h30 às 15h O Novo Código Florestal - APP, Reserva Legal e Cadastramento Ambiental Rural
Palestrantes:
• Renato Nunes, Diretor do Núcleo de Projetos da Região Metropolitana - Coordenadoria da Biodiversidade e Recursos Naturais - CETESB
• Junji Abe, Membro Titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - CAPADR na Câmara dos Deputados

15h às 15h15 - COFFEE BREAK

15h15 às 16h15 Microbiologia do Solo: Preparo do bokashi, um adubo orgânico
• Palestrante: Prof. Shiro Miyasaka, Especialista em Agricultura Natural formado em Agronomia na ESALQ-USP-Piracicaba. Chefe da Seção de Leguminosa do Instituto Agronômico de Campinas-IAC. Foi o primeiro pesquisador da cultura de soja no Brasil. Introdutor da Agricultura Orgânica no Brasil. Professor de Agricultura Natural, no Colégio Agrícola Cooper Rural, em Jacareí, da OISCA.

16h15 às 17h Manejo do Solo e Nutrição: Vamos lucrar produzindo alimentos saudáveis
• Palestrante: Kunio Nagai, Engenheiro Agrônomo formado na ESALQ-USP-Piracicaba e em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie. Iniciou suas atividades profissionais na Cooperativa Agrícola de Cotia-CAC, onde ajudou a criar a empresa de sementes de hortaliças Agroflora. Criou também a empresa de sementes de hortaliças Tanebras. Professor de Agricultura Natural no Colégio Agrícola Cooper Rural, em Jacareí, da OISCA. Atualmente é consultor em Agricultura Sustentável.

DIA 15/09 - Domingo
8h às 11h30 VISITAS TÉCNICAS

• Recepção e deslocamento para as visitas:
Local: Associação dos Agricultores de Cocuera
Estrada Mogi-Salesópolis, Km 9,5 - Bairro Cocuera - Mogi das Cruzes-SP

GRUPO HORTALIÇAS (Acompanhado por Toshio Gunji)

• Visita ao Sítio Kanomata, em Biritiba-Mirim
Localização: Estrada do Sogo, 100 - Biritiba- Mirim - SP (Estrada Mogi-Salesópolis, entrada no Km 16). Jorge Kanomata produz mais de 20 tipos de hortaliças (folhosas, raízes, aromáticas entre outras), com venda direta aos clientes e feirantes que se dirigem à propriedade, onde os produtos são minimamente processados. Na visita haverá explanação sobre a tecnologia aplicada e atividades desenvolvidas.

• Visita à propriedade de Mauro Massato Takagaki, no bairro Remédios
Localização: Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura, Km 80 (próx. à entrada da Barragem Ponte Nova - Bairro dos Remédios - Município de Salesópolis-SP). Mauro Takagaki produz mais de 30 tipos de hortaliças no sistema protegido e a campo, com comercialização e entrega aos supermercados. Os produtos são embalados em bandejas ou sacos plásticos após a higienização. A recepção e explanação serão realizadas pelo consultor técnico Felício Suzuki.

GRUPO FRUTAS (Acompanhado por Takanoli Tokunaga)

Visita ao Sítio Ogawa, em Taiaçupeba
Localização: Estrada da Estiva, s/n (acesso no Km 11 da Rodovia Mogi-Bertioga)
A propriedade de Fernando Ogawa possui diversas espécies frutíferas como: Caqui rama forte (1200 plantas), Caqui Guimbo (1000 plantas), Caqui Fuyu (600 plantas), Nêspera Fukuhara (700 plantas) e Atemoia cultivar Thompson (300 plantas).

• Recepção e explanação sobre a propriedade e tecnologias empregadas, com Fernando Ogawa.

• Explanação sobre o manejo da atemoia, com Takanoli Tokunaga

GRUPO COGUMELOS

Visita ao fungicultor Eduardo Urakami, que produz as variedades Shimeji, Eryngui, Shiitake, Portobello, Champignon, Nemko e Enoki.
O Grupo URAKAMI - é o maior produtor de cogumelos Shimeji do Continente Americano, além de fornecer mais outras 6 (seis) espécies de cogumelos comestíveis ao mercado brasileiro. O grupo produz cerca de 55 toneladas/mês do alimento.

12h às 13h30 SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Almoço de Confraternização
Entrega de certificados e despedidas
Local: Associação dos Agricultores de Cocuera
Estrada Mogi-Salesópolis, Km 9,5 - Bairro Cocuera
Mogi das Cruzes - SP

Arquivo