PORTAL NIPPO-BRASIL - 19 ANOS ONLINE

Horário de Brasília: Segunda-feira, 24 de abril de 2017 - 0h27
Seções

Entre em contato
com a redação:
campo@nippo.com.br

Campo NippoBrasil - 22/04/2013
 
IEA publica artigo sobre
agricultores nikkeis de São Paulo
 

(Fonte: Assessoria IEA/Nara Guimarães | Foto: NippoBrasil/arquivo)

Presença japonesa na agricultura de São Paulo é um dos temas de recentes artigos publicados na 43ª edição da Revista Informações Econômicas, do Instituto de Economia Agrícola - IEA, edição de janeiro/fevereiro de 2013.

No artigo, "Agricultores Nikkeis no Estado de São Paulo", os pesquisadores Alfredo Tsunechiro e Francisco Pino do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), apresentam o perfil dos proprietários nikkeis de imóveis rurais paulistas no final do século XX, comparando-os com os demais proprietários. De acordo com os autores, "o ineditismo do trabalho consiste na quantificação da contribuição dos imigrantes japoneses para a agricultura paulista".

Utilizando como fonte o Lupa (Levantamento das Unidades de Produção Agropecuária), censo realizado pelo IEA em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), em 1995 e 1996, os pesquisadores identificaram os produtores de origem japonesa num cadastro de mais de 277 mil propriedades rurais no Estado de São Paulo e descobriram que eles estão presentes em 84% dos municípios paulistas. Em 13 municípios as propriedades de nikkeis representam metade ou mais em número do total de imóveis rurais paulistas.

Segundo os autores, além de influenciar nossos hábitos alimentares, introduzindo no país novos produtos agrícolas, especialmente frutas, flores e plantas ornamentais e os chás, os nikkeis também trouxeram para o Brasil as primeiras noções de cooperativismo e associativismo.

Veja o documento (PDF). Clique Aqui!

Arquivo