Gengibre
ganhou espaço na produção
de doces e até em sucos e cervejas
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(Kyodo News
| Foto: Divulgação)
Utilizado
há muito tempo na cozinha japonesa para apimentar os
pratos salgados, o gengibre, agora, ganha nova versão: nos doces
e até em sucos e cervejas. Tudo em nome de uma alimentação
mais saudável.
A Kuracie Foods,
por exemplo, fabricante de doces e sorvetes, acaba de lançar no
mercado o seu caramelo de gengibre. Cada pacote vem com 8 balas de extrato
de gengibre concentrado, totalizando 15 gramas do produto. O sabor
adocicado do caramelo aliado ao gosto apimentado do gengibre agrada até
aqueles que não apreciam doces, já que eles são menos
enjoativos, diz Minori Tsuda, responsável pelo desenvolvimento
do produto.
A maior fabricante
de cerveja do Japão, a Asahi, lançou a bebida com gengibre.
Segundo a companhia, a cerveja faz sucesso porque alia o seu sabor amargo
ao toque refrescante do gengibre, mantendo uma sensação
quente e apimentada na boca após a ingestão do produto.
A Asahi ainda pretende conquistar o público jovem, misturando o
gengibre a outras bebidas da marca.
No mercado
também está o Shoga Cocoa, produzido pela Bourbon, em Niigata,
e o Hachimitsu Shoga Aojiru (um tipo de suco verde de mel de gengibre)
feito pela Kirin Yakult, com sede em Tóquio. O aumento no número
de pessoas adeptas do gengibre, que são chamadas de gingerer,
ou amantes do gengibre, ajuda na conscientização da importância
de uma vida mais saudável. Em alguns casos, o gengibre é
usado como uma alternativa de tratamento.
Esse é
o caso da funcionária Misa Tanaki, que experimentou gengibre com
chá preto pela primeira vez por causa de problemas de saúde,
quando ela ainda era uma estudante. Na ocasião, ela sofria de problemas
circulatórios. Eu gostava do sabor picante do gengibre e
resolvi misturar com o chá, disse Tanaki. Depois de
experimentar o gengibre com o chá, comecei a utilizá-lo
em todo o tipo de alimento, conta. Tanaki garante que, após
adotar a nova dieta, não teve mais problemas circulatórios.
De olho nesse
público que consome gengibre em tudo, a Nagatanien, uma fabricante
de alimentos com sede em Tóquio, começou a produzir até
sopa instantânea com a iguaria. Lançada no ano passado, a
sopa tem nas mulheres mais jovens o seu grande público consumidor.
As vendas do produto somaram ¥ 400 milhões até o início
do ano.
Por conta do
sucesso, a companhia tem até um setor de pesquisa sobre o gengibre
e seus efeitos para a saúde. Estamos dando atenção
especial às propriedades do gengibre, focando nos benefícios
à saúde, para que seu consumo não seja apenas um
modismo, diz Koichi Yajima.
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