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Especial
 
Gengibre vira moda entre adeptos da boa saúde
 

Gengibre ganhou espaço na produção
de doces e até em sucos e cervejas

(Kyodo News | Foto: Divulgação)

Utilizado há muito tempo na cozinha japonesa para “apimentar” os pratos salgados, o gengibre, agora, ganha nova versão: nos doces e até em sucos e cervejas. Tudo em nome de uma alimentação mais saudável.

A Kuracie Foods, por exemplo, fabricante de doces e sorvetes, acaba de lançar no mercado o seu caramelo de gengibre. Cada pacote vem com 8 balas de extrato de gengibre concentrado, totalizando 15 gramas do produto. “O sabor adocicado do caramelo aliado ao gosto apimentado do gengibre agrada até aqueles que não apreciam doces, já que eles são menos enjoativos”, diz Minori Tsuda, responsável pelo desenvolvimento do produto.

A maior fabricante de cerveja do Japão, a Asahi, lançou a bebida com gengibre. Segundo a companhia, a cerveja faz sucesso porque alia o seu sabor amargo ao toque refrescante do gengibre, mantendo uma sensação quente e apimentada na boca após a ingestão do produto. A Asahi ainda pretende conquistar o público jovem, misturando o gengibre a outras bebidas da marca.

No mercado também está o Shoga Cocoa, produzido pela Bourbon, em Niigata, e o Hachimitsu Shoga Aojiru (um tipo de suco verde de mel de gengibre) feito pela Kirin Yakult, com sede em Tóquio. O aumento no número de pessoas adeptas do gengibre, que são chamadas de “gingerer”, ou amantes do gengibre, ajuda na conscientização da importância de uma vida mais saudável. Em alguns casos, o gengibre é usado como uma alternativa de tratamento.

Esse é o caso da funcionária Misa Tanaki, que experimentou gengibre com chá preto pela primeira vez por causa de problemas de saúde, quando ela ainda era uma estudante. Na ocasião, ela sofria de problemas circulatórios. “Eu gostava do sabor picante do gengibre e resolvi misturar com o chá”, disse Tanaki. “Depois de experimentar o gengibre com o chá, comecei a utilizá-lo em todo o tipo de alimento”, conta. Tanaki garante que, após adotar a nova dieta, não teve mais problemas circulatórios.

De olho nesse público que consome gengibre em tudo, a Nagatanien, uma fabricante de alimentos com sede em Tóquio, começou a produzir até sopa instantânea com a iguaria. Lançada no ano passado, a sopa tem nas mulheres mais jovens o seu grande público consumidor. As vendas do produto somaram ¥ 400 milhões até o início do ano.

Por conta do sucesso, a companhia tem até um setor de pesquisa sobre o gengibre e seus efeitos para a saúde. “Estamos dando atenção especial às propriedades do gengibre, focando nos benefícios à saúde, para que seu consumo não seja apenas um modismo”, diz Koichi Yajima.

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