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Hábitos alimentares influenciam
no desenvolvimento de doenças

Bicho de fruta, frutinha é... Já dizia o ditado popular que tudo o que se come influencia diretamente no funcionamento do organismo. Um corpo mal nutrido não desempenha bem suas funções básicas e se os hábitos ruins se prolongam por muito tempo, desenvolvem-se diversas doenças que são manifestadas primeiro nos órgãos do aparelho digestivo (estômago, intestino, pâncreas, fígado e vesícula) e podem causar males maiores como úlceras e tumores.

Um dos primeiros resultados visíveis destes hábitos é a obesidade. Mais de 10% das crianças e dos jovens brasileiros já são considerados obesos, um dos principais motivos para as 80 mil mortes por ano no país.

A nutricionista da Onco­camp, uma clínica especializada em tratamento de câncer de Campinas, Daniela Mônaco, alerta que além de causar problemas cardíacos, respiratórios, de hipertensão e diabetes, o sobrepeso pode facilitar o desenvolvimento de tumores localizados.

As mulheres que estão acima do peso possuem 55% mais chances de desenvolver tumores de vesícula, mama, colo do útero, endométrio e ovário em relação a mulheres saudáveis. Nos homens, esse risco aumenta 40% em comparação a homens magros.

Ela ainda reforça que o controle do peso com alimentação balanceada e com a realização periódica de exercícios pode evitar, além do câncer, outros problemas de saúde.

Acredita-se também que substâncias antioxidantes presentes nas frutas, verduras e legumes tenham efeitos celulares protetores. A vitamina “C”, encontrada laranja, kiwi, acerola, couve-flor, caju, milho-verde, morango, tomate, pimentão, cenoura, alho e maçã, entre outros alimentos, fortalecem o sistema imunológico. “Todas essas substâncias podem retardar, evitar ou reverter o processo cancerígeno neutralizando ou desintoxicando agentes causadores de tumor, evitando alterações pré-cancerosas no material genético celular e reduzindo a ação hormonal que pode estimular o crescimento de tumores”, finaliza.

 

Diretrizes da Sociedade Americana do Câncer na prevenção da doença

• comer cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia

• comer outros alimentos de fonte vegetal, como pães, cereais, grãos, arroz, massas ou feijões todos os dias

• escolher alimentos com baixa gordura, limitando a ingestão de alimentos de fontes animais, como as carnes

• ser fisicamente ativo, praticando atividades físicas por no mínimo 30 minutos ou mais na semana

• ficar com seu peso na faixa ideal


Arquivo NippoBrasil - Edição 201 - 9 a 15 de abril de 2003
 Coluna
 Arquivo - Saúde
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