Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - 12h21
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
20 de outubro de 2020 - Política - NippoBrasil
 

8º Simpósio do Movimento Político Nikkei realizado virtualmente em outubro

O oitavo simpósio do Movimento Político Nikkei, previamente agendado para o dia 15 de outubro, foi realizado através de vídeos enviados pelos palestrantes devido a pandemia do Covid-19. O foco desta edição se concentrou na escolha consciente de bons candidatos nipo-brasileiros nas eleições de 15 de novembro próximo, para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Segundo o coordenador desse movimento, Hatiro Shimomoto, somente na capital paulista há cerca de 20 candidatos a vereador descendentes de japoneses, de forma que, o voto deve ser bem analisado e pesquisado, ou seja, o eleitor deve conhecer o passado e os trabalhos do candidato antes de votar.

Dentre esse grande número de candidatos da comunidade, quatro deles concorrem à reeleição (veja a lista abaixo). "O quer seria preferível reelegê-los, pois contam com maior probabilidade de serem eleitos", opinou Shimomoto. "Eu vejo com bons olhos que os nikkeis tentem se eleger para os cargos públicos, e devem ser pessoas dignas de nos representar e fazer boas leis, para cada vez mais, melhorar a qualidade de vida de nossa sociedade. Mas a pulverização, com grande número de candidatos, atrapalha os que têm maior chance de serem eleitos." Alertou Hashimoto.

Palestrantes

Junji Abe, ex-deputado federal de São Paulo
Em sua apresentação, o ex-deputado Junji Abe citou a relevância da origem nipônica, "nós que somos da velha guarda, nisseis, geração de já 70 ou 80 anos, cujos pais vieram antes da 2ª guerra mundial, deixamos um grande legado muito precioso: algumas palavras fundamentais da gramática japonesa como cidadãos do Japão, como, gaman - resiliência, shinboutsuyoi - persistente, pessoa resistente, kansha - gratidão, kenson - humildade, kyouryoku - solidariedade, shinyou - credibilidade, shoujiki - honestidade, doryokuka - trabalhador, e ainda, aijoo, oyakooko, gambarê...." Palavras que, segundo Abe, moldaram, através da cultura, o povo japonês, e que reflete nas atitudes, "daí a razão de que a ética, a moral e a responsabilidade estão em todos os atos que praticamos", disse.

Junji Abe lamenta, porém, que, com justa influência do ambiente e da integração total, já não se tem, muitas vezes, a valorização aos princípios acima nas novas gerações, e acredita que essas palavras e a cultura recebida pelos antepassados são importantes para impulsionar este movimento. "Os políticos nikkeis são diferentes e amam esta Pátria", disse ele, e recomendou aos eleitores, "vamos valorizar os sanseis, os yonseis, que estão como candidatos porque são pessoas que darão credibilidade e dignidade nesta função importante na representatividade político-partidária que a nação precisa, os estados precisam, e os municípios precisam".

Em sua experiência como presidente do grupo parlamentar Brasil-Japão, grupo composto por deputados federais, Junji destacou a importância de eleger mais nikkeis que possam contribuir para manter os laços estreitos entre o Brasil e o Japão. "Ame o Brasil e faça tudo por este país, pois o Japão precisa desse apoio para fortalecer o intercâmbio entre Brasil-Japão e vice-versa", recomendação do então Primeiro Ministro Shinzo Abe em visita ao Brasil, em 2014.

Junji Abe também frisou a importância de valorizar as entidades nipo-brasileiras, que representam a base de nossa comunidade. "Vamos somar esforços com o coordenador Hatiro Shimomoto que coordena esse movimento para o bem do Brasil", finalizou.


Hélio Nishimoto, ex-deputado estadual

Apesar de não ser candidato nestas eleições, Hélio Nishimoto trabalha ativamente na coordenação do partido, o MDB. Para Nishimoto, o estado de São Paulo precisa ter bons representantes, e a comunidade nikkei pode contribuir com isso, colocando pessoas nos cargos eletivos. "Essa relação da nossa comunidade com o poder público pode multiplicar este poder de ajuda à nossa sociedade. Não só às entidades nikkeis, mas às entidades sociais, como o hospital Nipo-Brasileiro, hospital Santa Cruz e Enkyo. Nós podemos, nesta parceria, fazer frutificar bastante todo esse trabalho para que a sociedade colha esses frutos", disse.

Nishimoto destacou também a importância de continuar com os trabalhos do MPN. "É importante continuarmos com esse Movimento Político Nikkei, e que a gente possa colaborar para que a formação de bons políticos continue. Vamos juntos, participar e apoiar aqueles bons nomes para que nos representem", disse. E continuou, "e nessa hora, principalmente aqueles que estão pleiteando uma vaga na câmara municipal de sua cidade como vereador, que saibam apresentar propostas boas e, também através de toda a sua história de participação no meio da sociedade, que venha agora a colher os frutos desse trabalho".

Nishimoto concluiu a apresentação com a observação que o eleitor saberá diferenciar quem fez o melhor para contribuir com a sociedade e aqueles que estão como aventureiros.


Akeo Yogui, presidente da do Enkyo - Beneficência Nipo-brasileira de São Paulo

Akeo Yogui comentou a dificuldade de falar sobre políticos, haja a vista os diversos casos policiais que envolvem os mesmos em todas as esferas do poder. "É necessário enfatizar que temos muitos políticos honestos, visando construir um Brasil melhor. Acredito que para combater os maus políticos é prestigiar e apoiar os bons, dando respaldo e incentivo para que continuem nesta luta.", disse.

Yogui mencionou também o legado dos imigrantes japoneses deixado no Brasil. "Ao longo dos 112 anos de imigração, os japoneses e seus descendentes conquistaram respeito e admiração do povo brasileiro, e são conhecidos como pessoas honestas, trabalhadoras, e contribuíram positivamente em diversos setores. Mas do que nunca precisamos eleger candidatos comprometidos com as boas práticas que defendem o interesse público acima dos interesses pessoais."

Como presidente de entidade, Yogui explicou as dificuldades que passam as entidades e destaca a importância de termos representantes que as auxiliem. "A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo trabalha em duas áreas sensíveis e carente de serviço público, na área de saúde e de assistência social. Os usuários dos nossos serviços são predominantemente não descendentes, pois nosso foco desde o início foi de prestar serviço à população brasileira, sem nenhuma distinção. Infelizmente o serviço público brasileiro fica muito aquém das necessidades da população, principalmente das camadas mais necessitadas. Para minimizar esta necessidade, o Enkyo tenta manter convênio e prestação de serviço com órgãos públicos, mesmo arcando com grande déficit. A manutenção deste trabalho só é possível graças a sensibilidade dos parlamentares federais, como Victor Lippi, Kim Kataguiri e Keiko Ota; os deputados estaduais, coronel Ishikawa e Helio Nishimoto, que destinaram importantes verbas de emenda parlamentares para cobrir parte desse déficit. Tenho certeza que, com maior número de parlamentares nikkeis que conhecem o trabalho das entidades nikkeis, e contando com o apoio de outros, poderemos ampliar e levar o serviço ao maior número de pessoas", disse. E ele finaliza, "a todos os candidatos que irão concorrer no próximo dia 15 de novembro, desejo muito sucesso e faço apelo a comunidade nikkei para apoiar os bons políticos que possam honrar as tradições dos imigrantes japoneses."

Candidatos da cidade de São Paulo concorrendo à reeleição

1) Vereador Aurélio Nomura (PSDB)
Autor de 293 leis aprovadas que beneficiam a cidade e a comunidade. Para a comunidade, como exemplo, a preservação e manutenção do Pavilhão Japonês e do Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos do Parque Ibirapuera. Veja seus trabalhos em http://www.saopaulo.sp.leg.br/vereador/aurelio-nomura/

2) Vereador Rodrigo Hayashi Goulart (PSD)
Tem realizado também, entre outros, um trabalho junto ao Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera. Veja seus trabalhos em http://www.saopaulo.sp.leg.br/vereador/rodrigo-goulart/

3) Vereador George Hato (MDB)
T em realizado um bom trabalho na área da Saúde com o projeto "mais esporte menos remédio"; é autor da lei que obriga as locadoras a disponibilizarem veículos adaptados para pessoas com deficiência; entre outras leis de sua autoria. Veja seus trabalhos em http://www.saopaulo.sp.leg.br/vereador/george-hato/

4) Vereador Massataka Ota (PSB)
Entre seus diversos projetos, prioriza a luta contra a violência, criou o Dia Nacional do Perdão, em 30 de agosto (lei sancionada). Veja mais em http://www.saopaulo.sp.leg.br/vereador/masataka-ota/

 Política
20/10/2020
8º Simpósio do Movimento Político Nikkei realizado virtualmente em outubro
13/03/2020
Realizado 5º Simpósio do Movimento Político Nikkei no bairro da Liberdade, em São Paulo
18/12/2019
São Paulo ganha Frente Parlamentar Brasil-China
11/12/2019
"A valorização dos políticos nikkeis" foi o tema do 4º Simpósio do Movimento Político Nikkei
21/08/2019
Movimento Político Nikkei realizou terceiro simpósio
06/12/2018
Realização do 1º Encontro de Políticos Nikkeis em São Paulo
12/07/2018
Junji homenageia 1º deputado federal nikkei no mundo
24/05/2018
Deputado federal Junji Abe propõe “Lei do Jaleco” no País
27/03/2018
Junji garante R$ 3 milhões para a saúde
27/02/2018
Junji Abe volta a integrar Frente Parlamentar da Agropecuária
29/06/2017
Parceria com Japão é destacada em audiência pública
12/06/2017
Em reunião no Consulado, Ihoshi e ABGJ buscam certificação para culinária japonesa no Brasil
27/04/2017
Deputado Walter Ihoshi leva reivindicações de comunidade brasileira no Japão ao ministro das Relações Exteriores
12/04/2017
Projeto que cria Unidade Móvel de Atendimento Médico Veterinário é aprovado em primeira votação
11/04/2017
Atendendo o pedido do deputado Walter Ihoshi, Ministro da Saúde libera recurso para o Hospital do Câncer de Ourinhos
14/03/2017
Cônsul Geral do Japão visita Prefeitura de Andradina
20/12/2016
Cerimônia de diplomação do prefeito, vice e vereadores eleitos em São Paulo
11/06/2016
Nota Fiscal Paulistana pode beneficiar ações sociais
24/03/2016
Aurélio Nomura assume a liderança do PSDB na Câmara de São Paulo
18/12/2015
Vereador Aurélio Nomura deixa 1ª Secretaria e faz balanço positivo
10/12/2015
Deputada Keiko Ota destina emenda para hospital do Enkyo
03/12/2015
Deputada Keiko Ota propõe Ronda Maria da Penha em município mais violento de São Paulo
25/08/2015
Associação Chinesa do Brasil é homenageada na Câmara Municipal
19/06/2015
Emenda de Junji Abe beneficia Mogi das Cruzes
14/01/2015
Projeto de Lei do vereador Aurélio Nomura prevê indenização para vítimas de quedas de árvores em São Paulo
19/12/2014
Vereador Aurélio Nomura é eleito 1º Secretário da Câmara Municipal de SP
12/11/2014
Deputado Nishimoto recebeu comitiva da Província de Nagano
27/08/2014
Prefeito agradece representantes de Toyama por parceria na coleta seletiva
08/04/2014
Junji Abe recebe visita do novo embaixador
03/04/2014
Deputado Federal Junji Abe assume presidência da Subcomissão do Leite da Câmara
12/03/2014
Professor brasileiro no Japão é pré-candidato a deputado federal no Brasil
18/11/2013
Governo de Mie convida políticos nikkeis
07/11/2013
Projeto de Atendimento Pedagógico Hospitalar do vereador Nomura torna-se lei municipal
21/10/2013
Câmara aprova projeto de atendimento pedagógico para crianças hospitalizadas
03/09/2013
Ministro Japonês Fumio Kishida visita o Brasil nesta semana
28/08/2013
Comitiva da província japonesa de Mie visita autoridades em São Paulo
20/08/2013
Projeto de lei sobre divórcio de brasileiros no exterior segue para sanção presidencial
03/07/2013
Junji Abe festeja rejeição da PEC 37
24/05/2013
Vagas para gestantes e mamães agora é lei


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2020 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados