Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quarta-feira, 14 de abril de 2021 - 10h42
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
01 de novembro de 2021 - Política - NippoBrasil
 

9º Simpósio do Movimento Político Nikkei
realizado virtualmente em março


Cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana

O Movimento Político Nikkei, idealizado por Hatiro Shimomoto, ex-deputado estadual, realizou o seu nono simpósio, neste dia 26 de março, de forma virtual devido a pandemia.

Nesta edição, o evento abordou sobre a história da atual política japonesa, a necessidade de modernização das ações das entidades nipo-brasileiras em relação aos projetos e temas políticos e, apresentou as recentes inovações da Jucesp, na gestão do ex-deputado federal Walter Ihoshi. Os palestrantes desta edição foram: o Cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; o presidente do Bunkyo de São Paulo, Renato Ishikawa e, o atual presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e ex-deputado federal, Walter Ihoshi.

Um pouco sobre a política atual japonesa e a relação Japão-Brasil

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, que foi muito atuante nos países da América Latina, como Bolívia, Chile e México, além dos E.U.A, e agora no Brasil, explicou um pouco sobre a política moderna japonesa em sua apresentação.

O Japão, assim como o Reino Unido, a Alemanha e alguns outros países, possui o sistema de governo parlamentar. O parlamento (Dieta) possui duas câmaras: a Câmara dos Representantes, com mandato de 4 anos, similar a nossa Câmara dos Deputados; e a Câmara dos Conselheiros, com mandato de 6 anos, equivalente ao nosso Senado. Os membros do parlamento são escolhidos diretamente pelo povo, porém o primeiro-ministro é eleito pelo parlamento, e a maioria dos ministros são membros do parlamento.

O atual primeiro-ministro Yoshihide Suga, foi eleito oito vezes como membro da Câmara dos representantes e antes foi vereador da cidade de Yokohama. O vice-ministro e ministro das finanças Taro Aso, foi eleito 13 vezes.

Após a Segunda Guerra Mundial, e com o início da Guerra Fria, o governo japonês iniciou um esquema político chamado de sistema do ano de 1955, que continuou por muito tempo. O Partido Liberal Democrata ficou no poder e os partidos considerados de esquerda, como o socialista, ficaram na oposição. Os temas principais da época eram muito relacionados à segurança nacional, como a criação de forças de autodefesa ou o rearmamento. O esquema durou cerca de 40 anos, e o período, além da Guerra Fria, coincidiu com a Guerra da Coreia, da década de 1950, e a Guerra do Vietnã, que se estendeu até a década de 1970. Esse era o contexto geopolítico na Ásia da época. Com o fim dos conflitos, já na década de 1990, o sistema de 55 também sofreu mudanças.

Em 1993, o Partido Liberal Democrata (PLD), perdeu a maioria na Câmara dos Representantes, e nasceu um novo governo com a coalisão de oito partidos da oposição, contudo permaneceu por pouco tempo. O Partido Liberal Democrata fez coalisão com o Partido Socialista e voltou ao poder entre 1996 e 2009. Em 2009, o Partido Liberal Democrata perdeu para o Partido Democrático do Japão, um evento que foi muito marcante, mas que durou somente três anos, ocorrendo em sua gestão, o grande terremoto do leste de 2011. Em 2012, já com Shinzo Abe, o Partido Liberal Democrata voltou ao poder. Hoje, o PLD é considerado o partido que permanece por mais tempo na política moderna do Japão. Recentemente Shinzo Abe renunciou por motivo de saúde, e segue Yoshihide Suga, seu companheiro de partido.

"No Japão pós-guerra, as transições entre os governos ocorreram de forma pacífica, embora não com muita frequência, e a política doméstica está muito relacionada à política internacional", explicou o Cônsul-Geral Kuwana.

Em janeiro deste ano, o ministro de Relações Exteriores do Japão, Motegi, esteve no Brasil e se reuniu com o presidente Bolsonaro e o ministro Ernesto Araújo, para compartilhar, não apenas os laços de amizade entre os dois países e com a comunidade nipo-brasileira, mas também, os valores básicos da democracia, liberdade e do Estado de direito, assim como, concordaram em trabalhar juntos como parceiros globais estratégicos. "Em um mundo globalizado, tudo está relacionado, nenhum país pode vive sozinho" disse o Cônsul-Geral, e finalizou, "junto com a comunidade nikkei, nós nos empenharemos para um maior desenvolvimento da comunidade, para o maior fortalecimento das relações entre o Japão e o Brasil e para a paz e prosperidade da comunidade internacional".

Necessidade de modernização das entidades
em relação a projetos e questões políticas

Para o palestrante Renato Ishikawa, atual presidente da Sociedade brasileira de Cultura japonesa (Bunkyo), que já participou de simpósios anteriores, apresentou sugestões para modernizar as atuações das entidades e consequentemente melhorar a representatividade dos nipo-brasileiros na política.

"A comunidade, que goza dos melhores conceitos junto a nossa sociedade, por que tem poucos representantes junto ao poder político? Historicamente, temos a tradição de trabalho coletivo, de união, que foi uma das condições essenciais para adaptar-nos às condições da nova terra, e esse legado dos nossos pioneiros até hoje persiste na maioria das entidades nipo-brasileiras......Por que esse coletivismo não se traduz em votos para os candidatos descendentes de japoneses?", questionou Ishikawa, de início.

Para Ishikawa, a comunidade teve três grandes nomes na Câmara dos Deputados com longos períodos de atividade. O primeiro deputado federal nipo-brasileiro eleito, Yukishigue Tamura (SP); Diogo Nomura (SP); e Antônio Ueno (PR). A nível estadual, o próprio ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto, que permaneceu por seis legislaturas, de 1971 a 1999, e continua ativamente liderando iniciativas como este simpósio.

Por questões históricas, as entidades nipo-brasileiras sempre mantiveram posturas neutras em assuntos político-partidários. No passado, devido a participação do Japão no Eixo, na Segunda Guerra Mundial, e em seguida, com a chegada da ditadura, o estatuto das associações proibiu manifestações de natureza política em suas dependências.

Contudo, para Ishikawa, os tempos e as gerações mudaram, e hoje, ele apoia as discussões sobre política nas entidades, porém de forma organizada e bem conduzida. "Está na hora de deixar a antiga ideia de que não podemos manifestar nosso apoio político. Precisamos sim, manifestar nosso apoio e tentar eleger bons políticos nikkeis", disse, frisando ser uma opinião pessoal. Concordando com Shimomoto, o idealizador do Movimento Político Nikkei, Ishikawa acredita que as entidades devam orientar, criar oportunidades e/ou incentivar os associados a participarem de assuntos políticos em todos os níveis, isto porque as leis são feitas por políticos, e a sociedade brasileira precisa de bons políticos para melhorar como país. A política faz parte do cotidiano.

Ishikawa sugeriu modernizar as entidades, promovendo e difundindo mais os valores da comunidade, e realizar ações em projetos variados, não apenas culturais ou da comunidade, com ampla participação de nipo-brasileiros. Alguns exemplos foram citados, como organizar-se para a limpeza de ruas ou de bairros, visando o bem estar na região; promover projetos voltados a comunidades carentes, como o fornecimento de alimentos durante a pandemia; promover a preservação do meio ambiente; ou até promover algum outro projeto de abrangência a nível nacional.

"O projeto Geração, do bunkyo, levantou oito valores da comunidade como legado de nossos ancestrais que persistem em nossa comunidade: perseverança, integridade, gratidão, coletividade, respeito, responsabilidade, gentileza e educação, e acredito que estimular e difundir sua prática junto à sociedade por meio de diferentes projetos, seria de grande valia para os dias atuais. A iniciativa de desenvolvimento desses projetos, carregam consigo a possibilidade de valorização dos políticos nikkeis, como também traz à tona o sentimento de pertencimento dos descendentes de várias gerações, sentimentos esses profundamente comprometidos com o destino desta nação" explicou Ishikawa.

Primeiro presidente nikkei a assumir a Junta Comercial de São Paulo

Wlater Ihoshi, ex-deputado federal e atual presidente da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), que completou 130 anos de existência, promove intenso trabalho de desburocratizar, simplificar e facilitar a vida dos empreendedores de São Paulo. O objetivo da gestão é de acompanhar a modernidade. Dentre a 27 juntas do País, os registros da Junta Comercial de São Paulo representam quase 41% do total. Em sua apresentação, Ihoshi explicou um pouco sobre esses trabalhos.

Agora, a abertura, baixa, ou mudança societária de uma empresa podem ser realizados por via digital. Este ano foi criado o sistema de balcão único, simplificando cinco etapas de abertura de empresa em apenas uma, com a criação de redes de integração de informações entre os órgãos governamentais. Diversos outros procedimentos como entrega de livros mercantis, traduções, também passaram a ser via online, agilizando processos e economizando tempo.

Abrir mais empresas significa geração de renda ao país. Essas mudanças permitirão ao Brasil subir de ranking no Banco Mundial em torno de 40 a 60 posições, tornando o país mais atrativo para os estrangeiros e brasileiros. "Hoje é possível abrir uma empresa pequena em apenas 30 minutos. Tudo isso vai ajudar os empresários brasileiros a captar mais recursos para o nosso país", explicou Ihoshi.

Veja vídeo de seu trabalho

 
 Política
01/04/2021
9º Simpósio do Movimento Político Nikkei realizado virtualmente em março
20/10/2020
8º Simpósio do Movimento Político Nikkei realizado virtualmente em outubro
13/03/2020
Realizado 5º Simpósio do Movimento Político Nikkei no bairro da Liberdade, em São Paulo
18/12/2019
São Paulo ganha Frente Parlamentar Brasil-China
11/12/2019
"A valorização dos políticos nikkeis" foi o tema do 4º Simpósio do Movimento Político Nikkei
21/08/2019
Movimento Político Nikkei realizou terceiro simpósio
06/12/2018
Realização do 1º Encontro de Políticos Nikkeis em São Paulo
12/07/2018
Junji homenageia 1º deputado federal nikkei no mundo
24/05/2018
Deputado federal Junji Abe propõe “Lei do Jaleco” no País
27/03/2018
Junji garante R$ 3 milhões para a saúde
27/02/2018
Junji Abe volta a integrar Frente Parlamentar da Agropecuária
29/06/2017
Parceria com Japão é destacada em audiência pública
12/06/2017
Em reunião no Consulado, Ihoshi e ABGJ buscam certificação para culinária japonesa no Brasil
27/04/2017
Deputado Walter Ihoshi leva reivindicações de comunidade brasileira no Japão ao ministro das Relações Exteriores
12/04/2017
Projeto que cria Unidade Móvel de Atendimento Médico Veterinário é aprovado em primeira votação
11/04/2017
Atendendo o pedido do deputado Walter Ihoshi, Ministro da Saúde libera recurso para o Hospital do Câncer de Ourinhos
14/03/2017
Cônsul Geral do Japão visita Prefeitura de Andradina
20/12/2016
Cerimônia de diplomação do prefeito, vice e vereadores eleitos em São Paulo
11/06/2016
Nota Fiscal Paulistana pode beneficiar ações sociais
24/03/2016
Aurélio Nomura assume a liderança do PSDB na Câmara de São Paulo
18/12/2015
Vereador Aurélio Nomura deixa 1ª Secretaria e faz balanço positivo
10/12/2015
Deputada Keiko Ota destina emenda para hospital do Enkyo
03/12/2015
Deputada Keiko Ota propõe Ronda Maria da Penha em município mais violento de São Paulo


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2021 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados