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Câmara Municipal de São Paulo aprovou na quarta-feira
(17/10) o projeto de Lei do vereador Aurélio Nomura (PL
363/2012) que cria o programa "Atendimento Pedagógico
Hospitalar para Crianças e Adolescentes Hospitalizados",
com o objetivo de oferecer condições aos estudantes
da rede pública de ensino em tratamento por longo período,
para que possam continuar seus estudos, em casa ou no hospital.
Além de permitir que o aluno não perca o ano letivo,
o texto estabelece, ainda, que os jovens recebam estímulos
de maneira que consigam vencer esta situação fragilizada
o mais rápido possível.
O projeto
de Lei segue agora para sanção do Prefeito. Em junho,
o vereador Aurélio Nomura esteve no Graacc (na foto, com
a Dra. Amália Covic, responsável pelo Projeto de
Atendimento Pedagógico e o Dr. Antonio Sérgio Petrilli,
superintendente médico e diretor técnico, ambos
do Graacc) para conhecer o trabalho da instituição
que há anos trabalha com esse modelo e pôde constatar
os grandes benefícios aos internos, tanto na recuperação,
quanto na disposição em enfrentar o difícil
tratamento.
"Muitas
crianças que necessitam de atendimento médico-hospitalar
por longo período são obrigados deixar seus estudos
e acabam se distanciando da escola e de suas rotinas educacionais",
observa o vereador Aurélio Nomura. "O projeto está
de acordo com as modernas técnicas de educação
especial, na qual a pedagogia hospitalar integra o educador no
contexto tratamento-terapia", completa o vereador, que cita
o trabalho do Graacc como o melhor exemplo dessa interação
e dos benefícios proporcionados.
De
acordo com o vereador, é necessário que o Poder
Público adote essas novas metodologias e desenvolva políticas
de ação em relação às crianças
e adolescentes hospitalizados que precisam prosseguir seus estudos.
"O objetivo do projeto é permitir a continuidade da
educação das crianças e adolescentes, seja
por meio de atendimento domiciliar, que leva o educador até
a casa do paciente, ou hospitalar, no qual o educador vai ao hospital
ministrar aulas e demais atividades pedagógicas aos alunos
internados", explica Aurélio Nomura.
"O
fato de a criança ou adolescente poder continuar seus estudos
e manter parte de sua rotina vai contribuir com o tratamento desses
pacientes, além de elevar a autoestima e a confiança,
que vão contribuir para a melhora de sua saúde",
conclui o vereador.
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