Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 19 de março de 2024 - 7h41
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
Arquivo NippoBrasil - Edição 105 - 22 a 28 de março de 2001
 
Mitologia da Família Imperial

(Por Claudio Seto)

Prólogo:
De Takama no Hara (Alta Planície Celeste), Amaterassu Omikami, a Augusta Deusa Sol, gostava de apreciar as terras de Achi Hara no Mizuho no Kuni (País dos Campos de Junco e Espiga de Arroz), que mais tarde seria conhecido como Japão, e costumava comentar com as ninfas celestes que, um dia, seus descendentes povoariam aquele rincão que tanto admirava.

Certo dia, a Augusta Deusa Sol resolveu enviar seu filho mais velho, Massaka Akatsu Katsu Hayabi Ameno Akishiho no Kami (Divindade Espiga de Arroz Luxuriante do Céu), para civilizar Mizuho no Kuni. Este, porém, sugeriu à mãe que nomeasse seu filho Ninigui no Mikoto, o Augusto Neto Celeste, mais capacitado para exercer tal missão. Concordando com a sugestão do primogênito, a Augusta Deusa Sol chamou seu neto e fez uma profecia: - Esta fértil planície de juncos será a região onde os meus descendentes serão senhores. E tu, Ninigui, vai para lá governá-la .Vai, e talvez a prosperidade favoreça a tua dinastia e faz com que, tal como o Céu e a Terra, ela seja eterna”.

Acompanhado de um grupo de guerreiros, Ninigui, o Augusto Neto Celeste, atravessou Amano Hashi Date (Ponte Lançada do Céu) e desceu sobre o pico do monte Takachiho, na ilha de Kyushu. Com os guerreiros que faziam a guarda de segurança de Ninigui, veio o capitão Katami Musubi, que dominou os habitantes do monte Takachihô, onde inicialmente se estabeleceram. Ninigui trouxe com ele as três insígnias sagradas: o espelho, a espada sagrada e uma jóia (bola de cristal), símbolos de sua autoridade real (hoje tesouro da família imperial).

Consta também que quando a expedição vinda da Alta Planície Celeste chegou a Mizuho, encontrou um forte chefe nativo de nome Saruta Hiko, que seria um grande obstáculo para a conquista da região, pois ele era um homem-macaco da Idade da Pedra, tinha um físico avantajado e era mais forte que um touro. Na luta era invencível, porém foi seduzido pela sensualidade da deusa Ameno Uzume no Mikoto, por quem se apaixonou perdidamente e permitiu à comitiva de Ninigui que se instalasse no monte Takachihô, situado ao norte de Kyushu. Nesta época, na costa oeste da ilha Honshu (principal ilha do arquipélago japonês), em Izumo, moravam os descendentes de Suzano-o no Mikoto (Deus Tempestade), o irmão rebelde da Augusta Deusa Sol.

Ninigui estabeleceu-se em Kyushu, casou-se com a bela princesa Milhares de Tecidos Esplêndidos, filha da Divindade Alta Árvore, e, com o decorrer do tempo, teve três filhos. O sucessor de Ninigui no trono foi seu filho Hassuseiri no Mikoto (Príncipe Espiga Madura), que se casou com Konohana Sakuya Hime (Princesa Floração), a bela donzela que, com seus gestos mágicos, fazia flores surgirem nas árvores. Ela espalhava pétalas no rio e todo o vale ficava florido. Konohana era filha de Ooyama Tsumimi no Kami, o Grande Possessor da Montanha, que tinha também uma filha mais velha, Iwanaga Hime, “princesa Rocha Extensa”.

Os filhos do casal Hassuseiri e Konohana foram Umi no Satihiko no Mikoto ou Hohoderi no Mikoto (Príncipe Jovem do Mar) e Yama no Satihiko no Mikoto ou Hoori no Mikoto (Jovem Príncipe da Montanha), os irmãos que ficaram conhecidos como Príncipe Caçador e Príncipe Pescador. Primeiro Hohoderi reinou Mizuho no Kuni, depois deu lugar ao irmão Hoori. Este se casou com Toyotama Hime (Princesa Alma Luxuriante, filha do Deus do Mar). Shiyozuchi no Kami, Princesa Toyotama, foi flagrada em sua forma de dragão quando dava luz a um bebê. Por isso, envergonhada, voltou ao fundo do mar e enviou sua irmã Alma Possessa para cuidar de Ugaya Fuki Ayasu no Mikoto, seu filho. Este casou com sua tia e tiveram quatro filhos.

 
Jinmu Tenno - O Primeiro Imperador do Japão

Os descendentes da Augusta Deusa Sol (Amaterassu Omikami) que se instalaram ao norte de Kyushu por meio da expedição colonizadora de Ninigui no Mikoto (Augusto Neto Celeste) foi aos poucos expandindo seu território, pof suas vitórias conquistadas em guerra com os nativos locais.

Dos quatro filhos de Ugaya Fuki Ayasu no Mikoto e Alma Possessa, dois, desde cedo, saíram para percorrer o mundo, enquanto Itsusse no Mikoto , o mais velho, e Waka Mikenu, o caçula, planejavam a conquista de um novo território com melhores condições de vida para transferir seu povo e iniciaram a marcha em direção ao sol nascente.

Após cuidadosos preparativos, os dois irmãos atravessaram o Mar de Seto e, com suas tropas, penetraram na zona central da ilha Honshu, com a finalidade de conquistá-la. Ali, encontraram nativos hostis, com quem travaram ferozes lutas. Príncipe Itsusse estava decidido que nada deteria sua marcha em direção ao sol e continuou avançando, vencendo sucessivas batalhas. Num desses combates, o bravo príncipe foi morto, atingido por uma flecha inimiga. A partir daí, o caçula, Waka Mikenu, tomou a liderança e continuou a marcha da expedição conquistadora.

Muitas tribos derrotadas passaram a servir o exército de Waka Mikenu, que foi aumentando à medida que avançava para o centro da ilha de Honshu. Na planície de Takuroku foi travada uma das maiores batalhas comandada pelo príncipe. O exército inimigo era comandado por um mago muito poderoso. Debaixo de um sol forte, a sangrenta batalha durou o dia inteiro com baixas dos dois lados, mas, por fim, o inimigo foi obrigado a retirar-se. O mago usou seus poderes para proteger a retirada fazendo cair sobre o campo de batalha uma densa neblina. O exército de Waka Mikenu ficou completamente perdido. E, assim, o mago Siyu fugiu tranqüilamente, contente por conseguir enganar o adversário.

Continua ...

História do Japão
Arquivo Nippo - Edição 324
Era Meiji (Parte 5) - Gakumon no susume Era Meiji (Convite ao saber)
Arquivo Nippo - Edição 322
Era Meiji (Parte 4) - Trabalho e sociedade
Arquivo Nippo - Edição 320
Era Meiji (Parte 3) - Coréia: muralha de proteção
Arquivo Nippo - Edição 318
Era Meiji (Parte 2) - O despertar da modernidade
Arquivo Nippo - Edição 316
Era Meiji (Parte 1) - O imperador assume o poder
Arquivo Nippo - Edição 314
Era Edo (Parte 7) - Os revolucionários e a queda do xogunato Tokugawa
Arquivo Nippo - Edição 312
Era Edo (Parte 6) - Popularizacao de algumas formas de arte
Arquivo Nippo - Edição 310
Era Edo (Parte 5) - As três fases culturais
Arquivo Nippo - Edição 308
Era Edo (Parte 4) - Os grandes impérios do
Ocidente invadem o Oriente
Arquivo Nippo - Edição 306
Era Edo (Parte 3) - Fome, revoltas e novas políticas
Arquivo Nippo - Edição 304
Era Edo (Parte 2) - Proibição do cristianismo e fechamento dos portos
Arquivo Nippo - Edição 302
Era Edo (Parte 1) - O início do isolamento japonês
Arquivo Nippo - Edição 300
Era Azuchi-Momoyama (Parte 4) - As mulheres que viveram na era das guerras
Arquivo Nippo - Edição 298
Era Azuchi-Momoyama (Parte 3) - Batalha de Sekigahara
Arquivo Nippo - Edição 296
Era Azuchi-Momoyama (Parte 2) - Nanban Bôeki
Arquivo Nippo - Edição 294
Era Azuchi-Momoyama (Parte 1) - O início da unificação japonesa
Arquivo Nippo - Edição 292
Era Muromachi (parte 4) - Tempos de piratas, comércio e expansão
Arquivo Nippo - Edição 290
Era Muromachi (parte 3) - Cultura Kitayama e Higashiyama
Arquivo Nippo - Edição 288
Era Muromachi (parte 2) - A era dos países em guerra
Arquivo Nippo - Edição 286
Era Muromachi (parte 1) - Era de duas cortes e “Restauração Kenmu”
Arquivo Nippo - Edição 284
Era Kamakura (parte 4) - Novo budismo em Kamakura
Arquivo Nippo - Edição 282
Era Kamakura (parte 3) - Habitações da cidade medieval de Kamakura
Arquivo Nippo - Edição 280
Era Kamakura (parte 2) - Yoshitsune, Benkei e Shizuka-gozen
Arquivo Nippo - Edição 278
Era Kamakura (parte 1) - Consolidação da política dos samurais
Arquivo Nippo - Edição 276
Era Heian - Parte 4
Era Heian e o budismo
Arquivo Nippo - Edição 274
Era Heian - Parte 3
Hiragana e a literatura
Arquivo Nippo - Edição 272
Era Heian - Parte 2
O surgimento dos samurais
Arquivo Nippo - Edição 270
Era Heian - Parte 1
Os grandes latifúndios


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados