Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 8h41
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
02 de março de 2016 - Notícia - Portal NippoBrasil
 
Brasil e Rússia firmam termo de cooperação
científica para resgatar navio Kasato Maru
Navio trouxe primeiros imigrantes japoneses ao Brasil em 1908 e naufragou em
águas russas em 1945. A expedição exploratória começa em maio deste ano

Acef Said, presidente do Itapar (Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná)
 

(Foto: Bebel Ritzmann/Divulgação)

Um projeto de resgate de peças do navio Kasato Maru vai fortalecer as relações entre o Paraná e a Rússia. O primeiro secretário da Embaixada da Federação da Rússia no Brasil, Yuriy Mozgovoy, ressaltou a importância do intercâmbio científico entre as nações na assinatura do termo de cooperação científica para o resgate das peças do navio em 16 de fevereiro, em Curitiba, entre representantes do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná (Itapar) e da Sociedade Geográfica da Rússia (SGR).

O Kasato Maru trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil em 1908 e afundou em águas russas em agosto de 1945, após ser bombardeado por aviões daquele país.

A expedição exploratória vai iniciar em maio deste ano na Península de Kamchatka, onde o navio afundou, e envolverá universidades russas e brasileiras. Estudantes e professores de universidades brasileiras serão convidados pelo Itapar para integrar o projeto. Várias entidades e órgãos governamentais da Rússia - como especialistas em objetos de São Petersburgo, especialistas em hidrologia, e da universidade estatal de Moscou e universidade de Kamchatka, além da Federação de Mergulho da Rússia - participam da empreitada.

O resgate das peças do navio está previsto para começar entre julho e agosto deste ano. Depois de resgatadas, as peças serão tratadas, catalogadas e certificadas pelo Ministério da Cultura da Rússia. Antes da chegada prevista a Curitiba, em 2017, as peças serão expostas em museu na Rússia. Os estudantes e professores russos e brasileiros vão também fazer pesquisas na área ambiental e posteriormente publicar artigos em conceituadas revistas científicas. “Uma das peças poderá ser enviada para Kobe, pois foi do porto daquela cidade que partiram os imigrantes japoneses para o Brasil”, informou o presidente do Itapar, Acef Said, que tem origem japonesa (a mãe nasceu em Osaka) e que desde 2011 vem trabalhando para concretizar o projeto do Kasato Maru.

Segundo Said, o projeto de resgate das peças do Kasato Maru é um grande anseio da comunidade nipo-brasileira e representa todo o sonho, esperança e dedicação dos japoneses que vieram ao Brasil. Ele ressaltou ainda o caráter científico do projeto e afirmou que foi fundamental o apoio da Embaixada da Rússia ao Brasil para se chegar à assinatura do termo de cooperação.

Para o vice-presidente da Sociedade Geográfica Russa, Sergey M. Fazlullin, a expedição vai abrir uma nova página na história e nas relações entre o Brasil e a Rússia. “Eu considero uma chance feliz o projeto que começamos a implementar”, disse Fazlullin, que informou ainda a participação de colegas da Rússia e da Grã-Bretanha antes da assinatura do termo de cooperação científica com o Brasil. O projeto envolve também a Grã-Bretanha, pois o Kasato Maru é um navio construído na Inglaterra e comprado pela Rússia em 1900.

Segundo o diretor executivo da Sociedade Geográfica da Rússia, Dimitri Aleksandrov, a execução dos trabalhos que envolvem o projeto do Kasato Maru vão permitir a abertura de novas páginas na história e na memória das novas gerações, o que servirá para um bom pretexto para o desenvolvimento das relações da Rússia e do Brasil.

O termo foi assinado via skype pelo presidente do Itapar, Acef Said, e pelo diretor executivo da SGR, Dimitri Aleksandrov e o vice-presidente da entidade russa, Sergey M. Fazlullin, além da participação de Yuriy Mozgovoy, que representou o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov. O termo de cooperação teve a autorização do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e do Ministério da Cultura da Rússia. O projeto tem apoio de diversas entidades representativas, dentre elas, a Câmara de Comércio Brasil-Japão. O Itapar é a única entidade credenciada e autorizada pelo governo da Rússia a participar e coordenar a expedição científica de resgate das peças do Kasato Maru.

 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados