PORTAL NIPPOBRASIL ONLINE - 19 ANOS
-
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
Quinta-feira, 20 de julho de 2017 - 15h35
DESTAQUES:


Determinação para correr o campo inteiro
Um profissional de sucesso é aquele com visão estratégica, que motiva e é motivado.
 

Infelizmente, muita gente ainda pensa que defesa defende e ataque ataca. Você já viu o que acontece a um time de futebol quando os atacantes se concentram somente no gol, os zagueiros mantêm os olhos na defesa e os armadores ficam esperando a bola chegar no pé? Esse time, inevitavelmente, é derrotado. Ou seja, a vitória só vem quando todos estão integrados: os 11 jogadores procuram marcar gol e, ao mesmo tempo, evitam o gol do time adversário, sem descuidar de sua posição.

Um time estruturado apenas em cima de talentos não garante o campeonato. É preciso ter preparação. No último jogo da Copa de 1998, por exemplo, o Brasil perdeu para a França, apesar de ter melhores jogadores em campo. A França, mesmo sendo inferior no quesito talentos individuais, soube construir suas vitórias. Tinha uma equipe com visão estratégica e todos lutavam por um só objetivo. A mesma situação pode se repetir agora, no suntuoso Campeonato Espanhol. Há grandes chances de a equipe do Real Madri, com os “galáticos”, não levar a taça.

O problema é que há muitos jogadores que ainda imaginam que os atacantes atacam, os zagueiros defendem, o meio de campo coordena as jogadas e o técnico comanda o time, estabelecendo a melhor estratégia para vencer o jogo. Todos têm de participar em todas as posições. Até o goleiro está colaborando para marcar gols quando lança a bola rapidamente para o atacante.

Do mesmo modo ocorre com a defesa ou quando o zagueiro sobe para fazer um gol de cabeça nos escanteios. Outro exemplo é o vôlei. Antigamente, havia a defesa, o ataque e os levantadores. Agora, todo mundo ajuda no bloqueio, na recepção e no ataque. Todos têm um objetivo comum.

Na empresa, a situação não muda. Todos participam em todos os setores, com o mesmo objetivo: pontuar. Ou seja, vencer a concorrência. Na posição de ataque, estão os setores de venda e marketing. São os responsáveis por trazer dinheiro para a empresa. Mas de quem é a responsabilidade de fazer gols? De todos!

A produção e o setor financeiro trabalham na defesa do time: controlam o fluxo de caixa, mostram o lucro, fabricam o produto, etc., respondendo pela saúde física da organização. Só que, na verdade, criar lucros é trabalho de todos.

Já o meio de campo é composto por gerentes. São eles que integram todos os setores e visualizam o momento de recuar ou de seguir em frente. A hora exata de criar ou esperar. E, finalmente, chegamos ao técnico: os empresários e a diretoria, que planejam, estabelecem prioridade e organizam a estratégia do jogo.

Um profissional de sucesso é aquele com visão estratégica, que motiva e é motivado, que é líder e cria. Está totalmente sintonizado com as metas e os princípios da empresa. E assim deve ser, do presidente ao faxineiro, todos absolutamente comprometidos.

A frase “Cumpri minha Parte”, tão inofensiva em outros tempos, não funciona mais. Precisamos driblar o adversário. Não podemos perder a bola do pé. Você sabe, bola na trave não vale nada. O que conta é aquela que passa no cantinho do gol: veloz e certeira. Aquela que deixa o goleiro desconcertado e faz a torcida vibrar. Depois, é só correr para o abraço.


Roberto Shinyashiki
É psiquiatra e autor de diversos best-sellers, como O sucesso é ser feliz.
Artigos: www.shinyashiki.com.br

 Arquivo - Roberto Shinyashiki
• Confiança e inspiração para virar o jogo
• Assuma o que é importante para você
• Será que você é mesmo uma pessoa substituível?
• As cinco características de um campeão
• Afinal, o que é competência?
• Você e suas escolhas
• Perdeu o emprego? Não se entregue
• Em vez de reclamar, batalhe!
• O medo não pode ser um estilo de vida
• Qual é a sua forma de ver a vida?
Construa sua própria estrada
Você tem medo de quê?
Determinação para correr o campo inteiro
Viva para o aprendizado
Seja especial na competência
Descubra a sua vocação
Seja amigo de você mesmo
Transforme o drama em um trampolim
Busque suporte para as suas dificuldades
A solução está dentro de você!

© Copyright 1992 - 2016 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante.
Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

Sobre o Portal NippoBrasil | Fale com o Nippo