Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sábado, 22 de junho de 2024 - 15h17
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 

Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp

O evento foi solicitado pelo deputado Paulo Fiorilo, em homenagem e agradecimento pela contribuição dos imigrantes para o Brasil

Divulgação/Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou sessão solene, na manhã desta segunda-feira (26), para comemorar os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento destacou a importância da contribuição dos imigrantes para a cultura, a gastronomia e o desenvolvimento econômico nacional e local.

A Mesa da cerimônia foi presidida pelo solicitante da solenidade, o deputado Paulo Fiorilo (PT), e composta pelo representante do Escritório das Relações Exteriores em São Paulo (Eresp), o embaixador Alfredo Camargo; cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke; presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e da Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa; e pelo deputado estadual Felipe Franco (União). O deputado Eduardo Suplicy (PT) também marcou presença no evento.

Segundo Fiorilo, esta celebração é um momento importante para refletir sobre a história e as contribuições que a comunidade japonesa fez para o Estado de São Paulo e para o País, como um todo. O parlamentar disse acreditar que esses imigrantes são parte integrante da cultura e da história paulista.

A partir disso, o deputado destacou a importância de aproximar os Parlamentos Brasileiro e Japonês. "Queria sugerir que esta Casa crie um grupo Brasil-Japão, para que possamos estreitar essa relação nos próximos anos no Estado de São Paulo", acrescentou.

Legado da Imigração Japonesa

Em 18 de junho de 1908, chegaram 781 japoneses no Porto de Santos. Os primeiros imigrantes vieram para o Brasil com o objetivo de trabalhar nas plantações de café do Estado de São Paulo, atraídos pelas oportunidades econômicas oferecidas.

Com o tempo, muitos desses imigrantes se estabeleceram permanentemente em solo paulista, trazendo consigo suas culturas e habilidades.

"A história da imigração japonesa é marcada por uma jornada de determinação e perseverança. Os imigrantes deixaram sua terra natal para construir uma vida melhor, trazendo sua herança mais valiosa: suas tradições e valores herdados de seus ancestrais", disse o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e da Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa, os imigrantes japoneses enfrentaram, no início, vários tipos de dificuldades. Dentre os obstáculos, estão os costumes, a comunicação, as comidas nunca experimentadas, as doenças tropicais e os desafios do trabalho, que era quase escravo.

"Muitos se mudaram para a periferia de cidades grandes, especialmente em São Paulo, construindo o Cinturão Verde, responsável pela produção de legumes, verduras e frutas, que vieram a mudar os hábitos alimentares dos brasileiros [...] A presença desses descendentes impulsionou o agronegócio, como, por exemplo, a fruticultura irrigada no semiárido do Rio São Francisco, no Nordeste, cuja qualidade de produção conquistou o mercado externo", frisou Ishikawa.

De acordo com o embaixador Alfredo Camargo, o Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do Japão. Atualmente, são mais de 2 milhões de nipo-brasileiros.

Além disso, a diáspora japonesa em outros países, como os Estados Unidos, não manifestou sua cultura de forma tão plena e expressiva, como ocorreu em solo brasileiro. "Isso representa uma contribuição importante para o Brasil, pela qual somos muito gratos", disse Camargo.

"A vinda dos japoneses para o Estado de São Paulo teve um impacto significativo na cultura brasileira, especialmente na gastronomia e nas artes, tais como as práticas do origami e a cerimônia do chá. Além disso, a imigração japonesa teve um grande impacto no desenvolvimento econômico local e nacional. Muitos deles tornaram-se empresários bem-sucedidos, se destacando nos setores de tecnologia, automotivo e eletrônico", declarou o deputado Paulo Fiorilo.


18 de maio de 2023 - Notícia - Portal NippoBrasil

 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados