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Prof. Dr. Ryuta Imafuku, antropólogo
e crítico cultural, em São Paulo

Divulgação: Fundação Japão - fjsp.org.br

O crítico cultural e professor de Antropologia e Estudos Culturais da Universidade de Tóquio, Dr Ryuta Imafuku, é um importante pensador do Japão contemporâneo, que estimula o pensamento por meio da reflexão antropológico-cultural sobre literatura, arte, fotografia, futebol, etc. Em São Paulo Imafuku abordará três temas entre os dias 4 e 5 de março.

Palestras

Quando: 4 de março de 2020 (quarta-feira), às 19h
Onde: Pontifícia Universidade Católica - Campus Perdizes - Sala 333 - Prédio novo
Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes- SP-SP

Evento: Capacidade: 200 lugares. Entrada livre e gratuita.

Título português: A escrita como mimese: o vento, o falcão e o urso na literatura-caligrafia de Kenji Miyazawa e Yuichi Inoue

Título japonês: 「書くことのミメーシス──宮沢賢治と井上有一における風、鷹、熊」

Hoje, parece que nos esquecemos que o mimetismo é um aspecto profundo e ricamente significativo do comportamento humano. Nesse contexto, deparar-nos com as obras caligráficas de Yuichi Inoue (1916-1985) é como uma lufada de ar fresco, juntamente com o manuscrito de Kenji Miyazawa (1896-1933), do qual ele obteve inspiração decisiva. A devoção de Inoue à autêntica mimese física é avassaladora. Referindo-nos à teoria da faculdade mimética de Walter Benjamin, examinaremos a relação de simpatia, correspondência e unidade entre humanos e animais na literatura e na caligrafia, com o intuito de recuperar nosso relacionamento físico e tátil com o próprio ato de "escrever".

Quando: 5 de março de 2020 (quinta-feira), das 9h às 11h30

Onde: Casa de Cultura Japonesa - USP - Auditório Kensuke Tamai - à Avenida Prof. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária - São Paulo/SP

Evento: Capacidade: 130 lugares. Inscrições até 2 de março com srta. Yuna, no e-mail: cejap@usp.br

Título português: Somos os náufragos: do pensamento genealógico à imaginação arquipelágica em nosso "eco-mundo" trêmulo.

Título 「私たちは難破者である──震える反響-世界、系譜的思考から群島的想像力へ」

Se vermos o mundo inteiro não como um aglomerado de continentes, mas como uma cadeia contingente de ilhas, os seres humanos finalmente passam a deter o mesmo pertencimento arquipelágico, independentemente de onde tenham nascido. A afiliação inata à própria terra natal foi substituída em algum momento por um senso de afiliação cultural mais abrangente e mais conectado à todo o arquipélago, seja no Leste Asiático, no Pacífico ou no Caribe. Então, seus lares se estendem por todo o arquipélago e eles se identificam como um novo naufrágio. Já nascemos como descendentes de nômades transoceânicos, que depois se dispersaram num processo de falta de raízes e diáspora; seu regresso ao lar apenas ocorre como uma experiência contínua e eterna do naufrágio em si.

Quando: 5 de março de 2020 (quinta-feira), das 19h às 20h30

Onde: Instituto Moreira Salles - IMS Paulista - Sala de aula - 2º andar - à Avenida Paulista, 2424 - Consolação - São Paulo/SP

Evento: Capacidade: 35 lugares. Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço. Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.

Título português: Ruínas do tempo, arquipélagos do tempo: Nagasaki, Okinawa, Ásia e EUA na fotografia do pós-guerra japonês de Shomei Tomatsu

Título japonês: 「時の瓦礫、時の群島:東松照明の戦後写真における長崎、沖縄、アジア、そしてアメリカ」

Shomei Tomatsu (1930-2012) é um dos fotógrafos mais importantes do Japão moderno, que iniciou sua carreira logo após o final da Segunda Guerra Mundial. No meio dos destroços de bombardeios, Tomatsu refletiu, por meio de seus trabalhos ambíguos, o significado da ocupação física/simbólica americana no país, que cobre as bases militares e o território marginal de Nagasaki e Okinawa, e finalmente tentou transcender a fronteira nacional para unificar sua visão de mundo com os arquipélagos do Sudeste Asiático. Pode a "imagem-linguagem" abolir nossa obsessão pela territorialização nacionalista?

Mais informações: https://fjsp.org.br/agenda/ryuta-imafuku-agenda-saopaulo/
Conheça os trabalhos do professor no link abaixo:
https://fjsp.org.br/ryuta-imafuku/

 

02 de março de 2020 - Notícia - Portal NippoBrasil





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