Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quinta-feira, 28 de maio de 2020 - 4h48
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 

Palestra, neste dia 20, sobre coexistência
multicultural na sociedade japonesa atual

 

Fonte e imagem: Divulgação Fundação Japão

A Fundação Japão promove a palestra A sociedade japonesa atual e a coexistência multicultural - experiências da comunidade brasileira no Japão no próximo dia 20 de fevereiro, às 19h, sobre a sociedade multicultural no Japão de hoje, especialmente a de brasileiros.

Com colaboração da JAPAN HOUSE São Paulo, que sedia o evento, a Fundação Japão convida para uma palestra o pesquisador japonês Shigehiro Ikegami, um especialista em assuntos relacionados à comunidade de brasileiros que vive no Japão, destacando questões sobre educação e abordando o resultado de estudos e também de um levantamento sobre instituições que oferecem auxílio às famílias de estrangeiros.

Na palestra, além de apresentar dados numéricos sobre a situação dos brasileiros no Japão, o palestrante mostrará as ações de algumas NPO (Organização sem Fins Lucrativos, do inglês Non-Profit Organization) e universidades na assistência educacional na região oeste da província de Shizuoka, com enfoque especial às atividades exercidas por universitários brasileiros no Japão.

O evento também contará com a participação de Marlucia Silva Vieira, representante do Coletivo Si, Yo Puedo, que presta assistência a imigrantes na cidade de São Paulo. Marlucia participará da palestra do Prof. Ikegami relacionando as atividades e ações promovidas pelo Coletivo às informações apresentadas pelo pesquisador, promovendo uma troca entre as ações de diferentes grupos que têm, em comum, questões multicultural e imigratória.

O evento é gratuito, acontecerá em japonês, com tradução consecutiva para o português, com vagas limitadas. Interessados deverão retirar senhas uma hora antes do evento, no local.

Como vivem os brasileiros no Japão

A região oeste da Província de Shizuoka é conhecida no Japão como uma região de grande concentração de trabalhadores brasileiros e suas famílias. Desde o início de sua chegada ao Japão, em 1990, passaram-se quase 30 anos. Desde então, o desejo pela residência permanente com seus familiares vem aumentando.

"Há casos de filhos de brasileiros que ingressam em universidades japonesas e participam ativamente da sociedade japonesa, bem como existem jovens que se afastam da educação nas escolas, vivendo situação semelhante à geração de seus pais, submetendo-se ao emprego incerto em fábricas, sem domínio da língua portuguesa ou japonesa", revela o pesquisador.

Ele explica que ainda que as ações das comissões educacionais e das escolas tenham avançado nesses 30 anos, ainda não se pode dizer que são suficientes.

"A realidade é dura para atingir o sucesso na educação dos filhos de brasileiros, especialmente sem o auxílio de uma NPO, que oferece aulas de japonês e acompanhamento dos estudos."

O pesquisador

O pesquisador Shigehiro Ikegami, natural da província japonesa de Hokkaido, graduou-se em 1985 na Faculdade de Letras da Universidade de Hokkaido e, em 1991, na Universidade da Indonésia, como estudante estrangeiro integrante do Programa de Estudos Ultramarinos do Ministério da Educação nos países asiáticos.

Concluiu o curso de pós-graduação na Universidade de Hokkaido, foi professor efetivo na Universidade de Shizuoka - Junior College, na Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka, onde assumiu o posto de vice-reitor em 2017. Especializado em Antropologia Cultural e Teoria da Coexistência Multicultural, foi membro de comissões de coexistência multicultural nas províncias de Aichi e Shizuoka, e nas cidades de Hamamatsu e Iwata, além de participar de congressos do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

Sua pesquisa está predominantemente centrada na sociedade japonesa multicultural e multiétnica. Dentre suas publicações em japonês, constam os livros "Sociedade regional que se internacionaliza com os brasileiros - habitação, educação, assistência médica" e "Fronteiras das políticas de imigração", ambos publicados pela Editora Akashishoten.

Projeto - Coletivo Si, Yo Puedo

O coletivo Sí, Yo Puedo! promove a integração de migrantes em São Paulo a partir de projetos nas áreas de saúde, educação, profissionalização, cultura, reinserção escolar e encaminhamento para a busca do trabalho formal.

Formado por voluntários e voluntárias de várias nacionalidades, o coletivo realiza atividades como aulas de português, cursos de empreendedorismo, mesas de conversa, oficinas de dança e rodas de leitura.

O coletivo luta pelo pleno direito à migração e acredita na educação como principal ferramenta para a construção de uma sociedade efetivamente inclusiva e multicultural.

Serviço
Data: 20 de fevereiro de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: JAPAN HOUSE São Paulo
Av. Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo
Ingressos: Gratuitos (as senhas devem ser retiradas na recepção, uma hora antes)
A palestra será proferida em japonês, com tradução consecutiva para o português.
Realização: Fundação Japão em São Paulo
Colaboração: JAPAN HOUSE São Paulo

 

18 de fevereiro de 2019 - Notícia - Portal NippoBrasil




 Notícias
26/05/2020
Museu da Imigração e Pavilhão Japonês lançam campanha
19/05/2020
Bunka Matsuri online neste fim de semana
11/05/2020
Sebrae: transmissões ao vivo com conteúdos voltados ao pequeno negócio
11/05/2020
Faça Mágicas em Casa com o ilusionista Mario Kamia
05/05/2020
Fundação Japão promove concurso de fotografia para relembrar eventos que mais marcaram o público
27/04/2020
Fundação Japão promove festival de filmes japoneses online
16/04/2020
Fundação Japão promove curso on-line de língua japonesa para fãs de animês e mangás
16/04/2020
Fundação Japão comunica o fechamento da biblioteca
07/04/2020
Especialistas da UFSC ensinam a fabricar máscaras caseiras seguras - Passo a passo
07/04/2020
Os tipos de máscaras e o quanto são eficazes
06/04/2020
Ikoi-no-Sono promove campanha de arrecadação de valores e equipamentos para suprir a falta de realização de eventos
25/03/2020
Consulado Geral do Japão em São Paulo adota novos procedimentos a partir de 26/03 em virtude do Novo Coronavírus
25/03/2020
23º Festival do Japão de São Paulo adiado para 2021
25/03/2020
Atendimento de Emergência para o COVID-19 em japonês no Hospital Santa Cruz
25/03/2020
Kibô-no-iê suspende temporariamente retirada de doações e realização de bazares
17/03/2020
Showtime, o novo single da cantora Enju
03/03/2020
Fundação Japão promove evento de projeção mapeada no Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera
02/03/2020
Prof. Dr. Ryuta Imafuku, antropólogo e crítico cultural, em São Paulo
10/02/2020
Karina Shiray vence seletiva e garante vaga no Sul-Americano de Tênis de Mesa na categoria mirim
28/01/2020
Fundação Japão em SP recebe eventos culturais sobre Jogos Olímpicos
14/01/2020
Sexta-feira é dia de comer lagosta à vontade na Ceagesp SP


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2020 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados