Entre os dias
11 a 14 de outubro, a terceira edição do Indaiatuba
Matsuri Japan Festival movimentou o feriado prolongado em Indaiatuba
e região, reunindo cerca de 12 mil pessoas em quatro dias
de intensa programação. Apresentações
culturais, workshops, exposições, uma extensa área
gastronômica, expositores dos mais diversos segmentos e a
realização do Miss Nikkey Indaiatuba Matsuri 2018
movimentaram o público. A organização é
da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de
Indaiatuba (Acenbi) e Tasa Eventos.
"Foi um
sucesso. Acredito que o Indaiatuba Matsuri Japan Festival 2018 foi
bem melhor que nos anos anteriores, uma vez que público e
parceiros elogiaram a estrutura e a programação do
evento", conta Anésio Tadatsugo Kimura, presidente da
Acenbi. "Dizem que demora cinco anos para um evento decolar
e desde então estamos buscando novidades e cultivando, sei
que vamos chegar à época da safra. Mas sinto que,
em 2018, esse avião já levantou o bico e em 2019,
vamos decolar", ressalta.
"Estou
bastante otimista e sei que este evento vai se tornar referência
em Indaiatuba e região. Temos o apoio do Ministério
da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e em 2019 devemos ganhar ainda
mais força e recursos para melhorar a estrutura do evento",
afirma Kimura. "Gostaria de agradecer toda diretoria e associados
da Acenbi. Nossa equipe trabalhou seis meses, com reuniões
semanais, para criar um grande evento".
O presidente
da Acenbi ressalta o esforço da comissão organizadora
e dos voluntários do Indaiatuba Matsuri. "Todo esforço
valeu a pena. Este ano, tivemos um público bem maior, principalmente
na sexta e sábado", destaca. "Para 2019, queremos
utilizar mais a área externa da Viber e oferecer novas atrações
ao público".
Consolidado
"Foi um
sucesso total. Indaiatuba Matsuri surgiu em 2016 e em parceria com
a Acenbi, tenho certeza que vai crescer a cada ano. Em 2018, já
se consolidou", ressalta Takao Sato, diretor da Tasa Eventos.
"Entre as novidades apresentadas nesta edição,
tivemos a parte externa da Viber que, depois de pavimentada, nos
possibilitou levar algumas atividades, como o Bon Odori. Em 2019,
estamos planejando levar um palco para aquele espaço, ampliando
ainda mais as atividades culturais do evento".
"Tivemos
um público maior que nos últimos anos e nossos expositores
saíram satisfeitos. Tivemos espaços reservados para
bonsai, pixel art e o estande da Comix Book Shop, uma novidade em
Indaiatuba, que trouxe publicações que não
são encontradas na cidade", ressalta Takao. "A
praça da alimentação também teve maior
movimento. Estou muito satisfeito com a receptividade da população
de Indaiatuba e região, que prestigiou estes quatro dias
de programação".
Entre as atrações,
o Indaiatuba Matsuri recebeu Fabia & Norton Miasake e o Grupo
Todos Nós, além dos cantores Karen Ito e Joe Hirata,
referências da cultura japonesa entre a comunidade brasileira.
Diversos grupos de taiko marcaram presença, como o Ryuu Taiko,
da Acenbi, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Shinkyo Daiko e Kiendaiko.
Destaque ainda para os mágicos Edson e Kevin Iwassaki, que
encantaram o público com números surpreendentes.
O Miss Nikkey
Indaiatuba Matsuri 2018 foi realizado na noite de sábado
(13) e contou, em seu corpo de jurados, com a presença de
patrocinadores e da apresentadora Cris Ikeda, do programa Mais Caminhos,
da EPTV, além da Miss Indaiatuba 2019, Aline Takenaka, que
veio com os pais do Japão aos dois anos de idade. A apresentação
foi de Kendi Yamai, que comandou também o desfile de cosplay,
realizado no domingo (14), último dia de evento, e que contou
com um grande público.
Disputado por
belíssimas candidatas, o concurso de beleza elegeu Denise
Midori Nagaoka de Morais como 2ª Princesa e Fernanda Toyomoto
como 1ª Princesa. Juliana Mayumi Yokoi ficou com o título
de Miss Nikkey Indaiatuba e Região 2018. "Nem tenho
palavras, apenas gratidão no coração. Estou
muito feliz e espero representar bem a nossa região nos próximos
concursos", destaca.
Indaiatuba Matsuri
Japan Festival 2018 contou com o patrocínio de Toyota, GoodBom
Hipermercado, Yanmar, Reduzino Exaustores e Climatizadores, Spartan,
A Nova Loja Noivas e Festas, Kanjiko, DataConsult Contabilidade,
Royal Palm Tower Indaiatuba, Sakura, Quickly Travel, Itiban Empregos
no Japão, Naturalle IceUp, Maior Seguros, Mercado Pet, Honma
Tokyo e Chopp Brahma Express, além do apoio da Prefeitura
Municipal de Indaiatuba e da Associação Comercial,
Industrial de Agrícola de Indaiatuba. Media partner do evento
foram Made in Japan, Tribuna de Indaiá e JBC.
|