Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 9h49
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 

Entrega de Condecoração à
Sra. Miyoko Saito e ao Sr. Nobutero Matsuda


Sra. Miyoko Saito, no centro com diploma, Cônsul Geral Hajime Kimura e esposa, atrás no centro, e família da condecorada
 

Sr. Nobutero Matsuda, no centro com diploma, Cônsul Geral Hajime Kimura e esposa, atrás no centro, família e amigos do condecorado
 

Foi realizada, no dia 23 de outubro, a cerimônia de “Condecoração de Primavera de 2018”, com a entrega da Comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata” à Sra. Miyoko Saito, e a Comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata” ao Sr. Nobutero Matsuda, ambos residentes na Cidade de Curitiba. Os honoráveis foram reconhecidos pelas realizações e contribuições, de longa data, por promoverem o status social dos descendentes japoneses, bem como, por ampliarem o entendimento mútuo e a relação de amizade entre o Japão e o Brasil, sendo assim agraciados com a condecoração máxima do Governo Japonês.

A cerimônia contou com a participação de autoridades, familiares e amigos dos dois homenageados. O Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, os parabenizou e enalteceu as contribuições de ambos para com a sociedade local, e no fortalecimento dos laços de amizade e intercâmbio entre o Japão e o Brasil. Os condecorados também receberam felicitações de seus convidados, o Professor Luis Gardenal, Diretor do CELIN – UFPR, que contou sobre sua relação com a Professora Miyoko Saito, e como os alunos respeitam e apreciam a experiência de participar de suas aulas, além de ressaltar o quanto a professora é incansável e está sempre em busca de novos conhecimentos. O Dr. Rui Hara, médico e Presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, também falou sobre as grandes contribuições do Sr. Nobutero Matsuda para a sociedade nikkei de Curitiba, como foi importante a eleição dele como primeiro nikkei vereador da cidade, e lembrou saudosamente sobre a participação dele na fusão das associações nikkeis da época, que resultou na atual Associação Nikkei Curitiba.

O brinde da noite ficou por cargo do Ex-Prefeito de Curitiba e Deputado Federal Eleito, Gustavo Fruet, que relembrou de toda a contribuição da comunidade nikkei para a cidade, assim como a importância das ações de ambos condecorados e desejou saúde e prosperidade para todos, encerrando com um tradicional banzai para os condecorados.

1 Resumo das Contribuições da Sra. Miyoko Saito
Mestre em Linguística, a Profa. Saito, atua há mais de 40 anos como professora de língua japonesa. De 1976 a 1996 foi coordenadora pedagógica e professora no Curso de Extensão de Língua Japonesa da Universidade Federal do Paraná – UFPR, de 96 até atualmente leciona o idioma no Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (CELIN-UFPR). Foi também uma das responsáveis pela criação do Centro de Estudos da Língua Japonesa do Sul do Paraná, em 1999, assumindo a presidência da instituição em 2009, cargo que ocupa até hoje. Foi intercambista no Japão pela Fundação Japão em 1985, e após seu retorno se filiou à Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil Japão, onde atua, desde 2012, como Diretora Cultural. Suas atividades contribuíram para a difusão da língua japonesa e no treinamento e intercâmbio de professores da língua no sul do Estado.

2 Resumo das Contribuições do Sr. Nobutero Matsuda
Engenheiro Civil formado pela UTFPR, foi Presidente da União Nacional dos Estudantes onde promoveu o desenvolvimento das regiões mais carentes e foi um dos fundadores da União dos Gakusseis de Curitiba. Como primeiro vereador nikkei de Curitiba, envolveu-se em diversos campos, contribuindo também para a construção da Praça do Japão. Sua participação foi importante na fusão das associações nikkeis da época, resultando na atual Associação Cultural e Beneficente Nipobrasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, contribuiu também na fundação da Associação de Okinawa de Curitiba, dedicando-se em preservar as atividades culturais da Ilha. Como ex-bolsista do Governo Japonês, participou da criação da Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil Japão, associação esta que presidiu entre 1992 a 1994.

 

25 de outubro de 2018 - Notícia - Portal NippoBrasil
 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados