Os
Pioneiros
Prática
do haicai foi constante entre os imigrantes japoneses
desde a chegada ao porto de Santos
(Por
Edson Kenji Iura*)
Shûhei
Uetsuka, o pai da imigração
japonesa ao Brasil
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Kasato
Maru é o nome do vapor que trouxe a primeira leva
de imigrantes japoneses ao Brasil em 1908. Shûhei
Uetsuka (18761935), funcionário da companhia
de imigração, encarregado de conduzir os
viajantes ao novo país, é hoje lembrado
como o pai da imigração japonesa.
Ao lado disso, também foi haicaísta, ligado
à escola Hototogisu, liderada pelo famoso poeta
Kyoshi Takahama (1874-1959) e sendo conhecido pelo nome
literário de Hyôkotsu. Consta que, durante
os 52 dias de viagem do Japão ao Brasil, reuniu
em torno de si um grupo de quatro ou cinco pessoas, junto
às quais praticava o haicai. Quando o navio adentrou
o Porto de Santos, a 18 de junho, Uetsuka escreveu o seguinte
poema, referindo-se à visão das escarpas
da Serra do Mar durante o inverno:
karetaki
o miagete tsukinu iminsen
A nau imigrante
chegando: vê-se lá no
alto a cascata seca.
Era
época de festas juninas, com balões e fogos
de artifício iluminando os céus. Conforme
um observador da época, talvez os imigrantes imaginassem
que o povo brasileiro lhes dava as boas-vindas. Na noite
do dia 19, após subir de trem a Serra do Mar, Uetsuka
já se encontrava alojado com os demais na Hospedaria
dos Imigrantes, atual Memorial do Imigrante, no bairro
do Brás, em São Paulo. Observando as festividades,
escreveu mais um haicai:
burajiru
no shoya naru takibi matsuri kana
A primeira noite
passada no Brasil
Festival de fogueiras.
Esses são os primeiros haicais de que se tem registro
escritos no Brasil. Mas ainda que a história dos
imigrantes tenha sido inaugurada sob os auspícios
de um haicaísta, pelos dezoito anos seguintes não
se tem muitas notícias de atividades poéticas.
A verdade é que os primeiros anos da imigração
foram marcados por grandes dificuldades e sacrifícios.
Em meio à luta pela sobrevivência, é
compreensível que o haicai não fosse um
item de primeira necessidade. Tal situação
só mudaria com a chegada dos mestres Keiseki Kimura
(18671938), em 1926, e Nempuku Sato (18981979),
em 1927.
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