(Texto:NippoBrasil)
Na hora da compra, em qualquer lugar, estabelecimento ou dia, especialmente em supermercados e mercearias, é preciso ficar atento. Verificar o preço do produto, da promoção ou se a quantidade registrada no cupom/nota fiscal não está diferente do que foi anunciado. Muitos consumidores, com certeza, já devem ter sentido que, em algum momento, ao pagar a compra no caixa, seu valor estava acima do previsto. Entretanto, nem por isto conferiram a nota.
A seguir, observe algumas ocorrências frequentes em supermercados do bairro da Liberdade, na capital paulista. Ultimamente muitas reclamações de idosos que fazem suas compras nestes estabelecimentos têm sido registradas.
Ocorrências:
1) Perceber no cupom/nota fiscal, um código de um produto que você não comprou. Por exemplo: bem no meio do documento aparece um molho de soja que não consta em sua sacola. Consumidores que vêm do interior, japoneses e retornados ao Brasil recentemente devem redobrar o cuidado com este tipo de caso.
2) Notar que o preço de um produto está diferente. O caixa pode cometer um engano ao procurar o nome do produto em uma lista, ou mesmo ao digitá-lo. Contudo, episódios envolvendo esta escolha “errada” ou “por engano” aconteceram com frequência, principalmente com compradores idosos. Por exemplo: no caso de um produto que é vendido em quantidades diferentes, a cobrança ser feita com base no item de maior quantidade, que é obviamente mais caro, ou ainda selecionar um código do mesmo produto, porém de outro fabricante de preço maior.
3) Encontrar produtos sem data de validade. O consumidor não deve comprá-los, pois fabricantes e importadores têm obrigação de informar a data de validade, mesmo em produtos estrangeiros. Se ela não constar na embalagem, significa que ela pode ter sido apagada. Se ela estiver ilegível, da mesma forma, o mais indicado é optar por não comprar o produto.
Incidentes desse tipo acontecem também em outros estabelecimentos como drogarias, restaurantes e lojas de produtos em geral. Já houve casos em bairros mais nobres da capital paulista, como o Paraíso, onde os clientes não costumam conferir suas notas. Por todas estas razões é preciso que o consumidor confira sua nota/cupom e fique de olho na tela do caixa, não se distraindo neste momento. Normalmente a correção é feita no ato da reclamação. E, se o consumidor se cala, perde seu dinheiro. |