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Arquivo NippoBrasil - Edição 111 - 5 a 18 de julho de 2001
 
Origami: dobradura de papel

ARTE - Exposição de Origami “Imigração Japonesa”
 

A professora Mari Kanegae, do Grupo de Estudos de Origami(Geo), coordenou com sucesso a Exposição de Origami “Imigração Japonesa”, realizada na cidade de Tóquios e Hamamatsu. Segundo a professora, os visitantes puderam não só conhecer a história dos imigrantes mas também apreciar e admirar as obras dessa arte clássica japonesa que expressa tudo nos mínimos detalhes.

O evento foi amplamente divulgado nos jornais regionais e nacionais, na Internet e na televisão e mais de mil pessoas visitaram a exposição. Adultos e crianças, alunos de escolas brasileiras participaram da oficina de origami. Mas o que mais impressionou a professora foi uma senhora japonesa de cadeira de rodas que prestava tanta atenção que a impressão que se tinha era a de que se levantaria a qualquer instante. Para a professora, a exposição no Japão foi um sonho realizado que trouxe-lhe muitas alegrias. Conhecer a grande perseverança dos imigrantes foi de grande valia e incentivo aos trabalhadores brasileiros que encontram-se no Japão.

A integração humana através do origami é o maior desejo. Deixar as obras no país da cerejeira foi um fato árduo para a professora, quase como ter abandonado um filho. Mas um alívio ao saber que o acervo será guardado e protegido pela JICA.

O ambiente das exposições não se restringia somente às dobraduras de papel, mas a representação de um pequeno universo. O tema imigração, o uso de uma técnica relacionada à terra natal de nossos ancestrais trouxe à tona uma diversidade expressiva que toca fundo no coração. Os sentimentos contidos, mesmo na dobradura mais simples, trazem à tona um sentimento quase esquecido. Esperamos com ansiedade a reprodução através de dobraduras do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” de Monteiro Lobato. Obras capazes de despertar o interesse pelo Brasil, que permitam a compreensão do cotidiano do país, que incitem o desejo de visitar a nossa terra.

Arte criativa

O origami não é só uma tradição, diz a professora. Mas sim algo muito mais profundo. Hoje é usado em terapias hospitalares e no ensino e compreensão da Matemática. No campo artístico, o origami está sendo revisto como uma arte criativa. Todos os anos são realizados concursos de origami nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Itália entre outros países, e a arte continua a florescer. Dobraduras mais criativas surgem no mundo muito mais que no Japão do origami tradicional. E é importante que os direitos intelectuais do criador de uma nova dobradura sejam preservados tal como na música ou na pintura. Copiar uma dobradura é muito fácil.

Como todos sabem, o papel era um artigo precioso no passado remoto, tanto no Ocidente quanto no Oriente. A técnica de produção do papel veio da China. No início era mais utilizado em cerimônias de cunho religoso, como do shintoísmo e do budismo. Por exemplo, no Yorishiro, ainda usado nos dias de hoje, um símbolo utilizado para marcar os locais onde Deus surgiu em terra. Também era usado para exorcizar os maus espíritos.

Origem

O origami como fins de lazer só surgiu no séc. 18. O livro “Senba Tsuru Orikata” (Como dobrar as mil cegonhas) foi publicado em 1797. A origem etimológica da palavra é interessante. Inicialmente servia para designar um papel dobrado ao meio onde eram preservados papéis oficiais, listas de presentes e certificados de autenticidade (de espadas e antigüidades entre outros). A palavra origami, com o significado atual, surgiu pela primeira vez no livro “Kan no Mado”, publicado em 1845.

Desde tempos remotos a dobradura da cegonha tem o significado de longevidade, felicidade e paz. Em especial, o “Senba Tsuru” (mil cegonhas), que é dobrado com o desejo de recuperação de um doente ou de um desejo especial.

 
Kanji

*Esta página foi elaborada pelos professores da Aliança Cultural Brasil-Japão,
especialmente para o NIPPO-BRASIL.
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