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Soramame

(Fotos: Divulgação / Arquivo Nippo)

A primavera é a estação ideal para quem gosta de leguminosas. Além de ervilha e vagem, está começando a circular no mercado japonês o sora-mame, uma espécie de fava com grãos verdes grandes. Não se sabe ao certo sobre a proveniência desta planta, mas ela é cultivada desde a antiguidade no norte da África e no oeste da Ásia.

O soramame é muito rico em vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e vitamina B2, que é importante para evitar a queda de cabelos. Contém também quantidade razoável de ferro que é essencial para combater a anemia.

Como outras leguminosas, o soramame não se conserva em bom estado por muito tempo após a colheita. Para melhor degustar, procure comprar os que vêm em vagem que estão mais frescas. No supermercado, encontram-se também pacotes de soramame em grão.

 

Soramame no Shioyude

O primeiro passo para começar a preparar qualquer prato com fava é cozinhar os grãos em água fervente. E o soramame cozido simplesmente com sal já é um bom petisco para acompanhar cerveja. Quando for deixar este legume na geladeira por mais de um dia, convém cozinhá-lo antes para manter a qualidade.

 
Ingredientes

• Quantidade desejada de soramame
• Sal a gosto

 

Modo de fazer
1 - Tire o soramame da vagem e lave.
2 - Risque a linha preta de cada grão com a ponta da faca para encurtar o tempo de cozimento.
3 - Ferva a água numa panela, e coloque sal e soramame.
4 - Deixe cozinhar por 6 a 7 minutos.
5 - Escoe a água e tempere com sal a gosto.

 

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