PORTAL NIPPO-BRASIL - 19 ANOS ONLINE

Horário de Brasília: Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 20h44
Seções

Entre em contato
com a redação:
editor@nippo.com.br

História
 
Cooperativa Agrícola Sul Brasil de São Miguel Arcanjo

(Reportagem: Susy Murakami/NB)

São Miguel Arcanjo, a 180 km ao sul de São Paulo, é uma cidade de cerca de 30 mil habitantes, com uma economia baseada na agricultura. É também conhecida como capital da uva itália.

Na região rural do município, fica a Colônia Pinhal, fundada por agricultores japoneses onde hoje vivem cerca de 50 famílias nikkeis. Um de seus fundadores é Osamu Yamashita, japonês que veio ao Brasil há 49 anos. É também um dos criadores da Cooperativa Agrícola Sul Brasil de São Miguel Arcanjo, da qual foi presidente durante 18 anos.

Quando chegou ao país, Osamu morou por quatro anos nas regiões de Jundiaí (SP) e Poços de Caldas (MG), onde trabalhava como empregado nas lavouras. Depois de se mudar para São Miguel Arcanjo é que pôde comprar a primeira propriedade.

A Cooperativa tem sua fundação datada de 28 de fevereiro de 1969. Ela surgiu com ajuda da Cooperativa Central Sul Brasil. Na época, cerca de 60 agricultores participaram da criação. Quando a cooperativa foi fundada, os cooperados eram principalmente produtores de uva e tomate. O objetivo era unir agricultores para compra de insumos agrícolas.

Atualmente, a cooperativa conta com 268 cooperados que são produtores principalmente de uva, mas também há agricultores que cultivam nêspera, caqui, decopom e outras frutas. O atual presidente é Francisco Takahiro Yamashita, filho de Osamu Yamashita, que está no cargo há dois anos.

A sede da cooperativa foi comprada em 1988, da Cooperativa Central Sul Brasil, após sua dissolução. Osamu conta que a cooperativa passou por um certo período de dificuldade com o fim da cooperativa central, mas, hoje, depois de muito trabalho, anda tranqüilamente com as próprias pernas.

 
Arquivo