PORTAL NIPPO-BRASIL - 19 ANOS ONLINE

Horário de Brasília: Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 19h09
Seções

Entre em contato
com a redação:
editor@nippo.com.br

Especial
 
Especialistas defendem
crescimento do cultivo sustentável
 

Para apli terra para cultivo

(Reportagem: Susy Murakami / Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, a utilização dos Sistemas Agroflorestais tem aumentado no Brasil, ainda que de forma lenta, se comparada à expansão agrícola convencional. Para especialistas, há um grande potencial de crescimento desse sistema no País. A produção de cacau, por exemplo, poderia dobrar com o plantio consorciado. “O Brasil importa um terço do consumo nacional de cacau, implicando evasão de divisas de mais 120 milhões de dólares anuais”, diz Alfredo Kingo Oyama Homma, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental em Belém. “Temos 110 mil hectares de cacaueiros na Amazônia e podemos dobrar essa área”.

Para o belga Jean Dubois, um dos pioneiros e mais ativos na divulgação dos SAFs no País, o cultivo de árvores integrado com a criação de animais é pouco aproveitado no Brasil. Ele acredita no crescimento desse sistema, principalmente se sua aplicação ocorrer em média e grande escala. “Não são apenas os pequenos agricultores e os membros de comunidades tradicionais [índios, ribeirinhos, caiçaras-da-mata] que podem adotar SAFs”, diz.

Não há dados precisos, mas Dubois acredita que a área ocupada por sistema agroflorestal por agricultores familiares é de cerca 44 mil hectares no total. “O aumento deve-se principalmente à crescente conversão de monocultura de café e de cacau em cafezais e cacauais sombreados”, diz.

Dubois veio ao Brasil em 1962 trabalhar como perito florestal da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) na Amazônia. Atualmente, é conselheiro da Rede Brasileira Agroflorestal (Rrebraf) e trabalha na divulgação dos SAFs no Brasil desde o início dos anos 80..

 
Pesquisador da Embrapa Floresta
explica distribuição dos sistemas no País

Os cultivos integrados diferenciam de acordo com cada região. No Sul, por exemplo, o sistema silvipastoril vem apresentando crescimento significativo. No Paraná, cerca de 10 mil hectares são dedicados a essa prática. “Hoje, os sistemas silvipastoris e agrossilvipastoris constituem-se em uma das principais ferramentas da nova estratégia de como fazer agricultura sustentável: a Estratégia Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”, afirma Moacir José Sales Medrado, pesquisador da Embrapa Floresta em Colombo, PR. Em entrevista, Medrado deu um panorama do uso dos SAFs em território nacional.

Quais regiões no Brasil estão conseguindo implantar o SAF de forma bem-sucedida?
Se considerarmos experiências individuais de agricultores familiares ou mesmo de empresas, podemos afirmar com segurança que hoje, os sistemas agroflorestais estão sendo implantados em todos os estados do Brasil. Por outro lado, quando tratamos das experiências de SAFs sendo utilizados como ferramenta de desenvolvimento de grupos de agricultores, comunidades, territórios ou municípios a situação é diferente. Neste caso, existem, algumas regiões onde o uso é mais antigo e as experiências têm maior veiculação nos instrumentos de divulgação.

Qualquer produtor, proprietário de uma área rural pode adotar o sistema? O que impediria sua implantação?

Qualquer produtor pode implantar o sistema agroflorestal. O que ocorre é que a maioria tem optado por sistemas agroflorestais de baixa a média complexidade (até três componentes interagindo na mesma área). Quando muito, os agricultores têm utilizado sistemas de alta complexidade biológica para recuperar sua Área de Reserva Legal. Os sistemas de alta complexidade têm sido ultilizados por agricultores familiares ligados a algum movimento social que tenha base na agroecologia. Portanto, não há impedimento e sim estratégias de utilização diferenciada.

 
Arquivo
26/03/2020
• Perdas levam produtores de flores e plantas a estimular consumo individual durante crise
12/09/2017
• Produção Orgânica - Oportunidades e Desafios para Pequenos Negócios
28/07/2017
• Curso de “Manipulação de Alimentos” orienta feirantes de São Paulo
04/05/2017
• Prefeita de Andradina visita criação de pirarucu e aplicação de bokashi
02/05/2017
• APTA orienta agricultores para produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na Agrishow 2017
11/11/2016
• Sebrae/RJ lança o movimento Consuma Orgânicos do Rio, um conceito que estimula o consumo local
04/07/2016
• Abertas inscrições para o IrrigaWeb 2º semestre/2016 da Embrapa
19/10/2015
• I Seminário de Agricultura Sustentável
21/08/2015
• Plano Safra libera R$ 1,2 bilhão para agricultura familiar em São Paulo
13/08/2015
• IrrigaWeb 2015: curso on-line da Embrapa para o uso racional de água na agricultura
21/07/2014
• Estudo comprova atividades antioxidante e antimicrobiana da própolis orgânica brasileira
02/12/2013
• Brasil e Coreia do Sul discutem projetos em benefício da agricultura familiar
05/11/2013
• Anvisa quer rastrear distribuição de frutas, legumes e verduras para fiscalizar uso de agrotóxicos
09/10/2013
• Estudo mostra quantidade de vitamina K contida em 22 hortaliças brasileiras
27/08/2013
• Alimento Saudável é tema do 4º Bunkyo Rural em Mogi das Cruzes
17/05/2013
• Parceria promove capacitação de jovens para atuarem no setor de pesca e aquicultura
22/04/2013
• IEA publica artigo sobre agricultores nikkeis de São Paulo
17/04/2013
• Projeto Poupatempo do Produtor Rural em São Paulo