Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sábado, 20 de abril de 2024 - 9h47
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-

18 de junho de 1908 ~ 18 de junho de 2020

A VIAGEM: Véspera da partida

Para transportar todos os 800 emigrantes, do cais ao navio,
em alto mar, foram oito viagens


Japoneses acenam no Porto de Kobe: ansiedade e insegurança
marcaram embarque dos emigrantes ao navio Kasato Maru
 

(Fotos: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil)

O primeiro navio de imigrantes japoneses ao Brasil, Kasato Maru, partiu de Kobe no dia 28 de abril de 1908, às 17h55, com 802 pessoas. Desde o dia anterior, os imigrantes haviam embarcado no navio atracado em alto-mar. Sentiram um misto de ansiedade e insegurança com o balançar das ondas da última noite no Japão. A vida estava em jogo ao trocar de uma embarcação para outra no mar.

Aqui vem a pergunta: por que o Kasato Maru não ficou atracado no cais para o embarque com segurança? A explicação: na época, o Porto de Kobe não tinha capacidade para receber um navio de grande porte como aquele. A segunda questão: por que os emigrantes, ao invés de embarcarem no dia da viagem, tiveram que subir no navio com um dia de antecedência? Para embarcar 800 passageiros em um navio em alto-mar perderia-se muito tempo.

Os imigrantes que se dividiram e pousaram nas hospedarias deixaram as casas na manhã do dia da partida e foram a pé até o Meriken Hatoba. Lá, pegaram uma barcaça que os levou até o Kasato Maru.

Normalmente, a barcaça era utilizada no transporte de cargas e os passageiros eram levados em balsa até alto-mar. No caso dos passageiros do Kasato Maru, eles eram levados de barcaça ao invés da balsa, pois, para transportar 800 imigrantes, com certeza não daria tempo.

Uma barcaça de 100 toneladas normalmente suporta cerca de 100 pessoas. O tempo utilizado por cada uma para transportar os emigrantes do Meriken Hatoba até o Kasato Maru, para depois fazer o caminho inverso, levava cerca de 60 minutos. Ou seja, 10 minutos para os passageiros se locomoverem do cais até à barcaça e 15 minutos de ida do Meriken Hatoba até onde o Kasato Maru estava atracado, 20 minutos para os passageiros trocarem de embarcações e 15 minutos de volta.

Para transportar todos os 800 emigrantes, foram necessárias oito viagens. No momento que embarcaram no navio, ainda enxergavam a cidade de Kobe.

 

Centro oferecia exame de saúde
Centro é criado em 1928
O Centro de Emigrantes foi inaugurado no dia 10 de março de 1928. O interior do centro imitava o de uma embarcação e o corrimão das escadarias era igual ao dos passageiros. Os quartos estavam em ambos os lados dos corredores, conforme a cabine do interior do navio, e a tubulação estava exposta no teto do corredor. Isso tudo foi feito para que os emigrantes se adaptassem logo, pois teriam que dividir os quartos com estranhos.


A VIAGEM:
Véspera da partida



A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados