PORTAL NIPPOBRASIL ONLINE - 13 ANOS
-
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
Sexta-feira, 18 de maio de 2012 - 2h49
DESTAQUES:
-
  Empregos no Japão

  Busca
 
  NippoBrasil
   Opinião
   Circuito
   Notícias
-
  Variedades
   Agenda
   Aula de Japonês
   Automóveis
   Artesanato
   Beleza
   Bichos
   Cultura-Tradicional
   Culinária
   Dekassegui
   Dinheiro
   Ensaio NB
   Entrevistas
   Especial
   Haicai
   Horóscopo
   Mangá
   Pesca
   Saúde
   TV NHK (Japão)
   Turismo-Brasil
   Turismo-Japão
-
  Esportes
   J.League 2010
   Copa do Mundo 2010
-
  Especiais
   Salão do Automóvel
   Bomba de Hiroshima
   Festival do Japão
-
Colunas
   Conversando de RH
   Vida com Deus
     Roberto Shinyashiki
-
  Classificados
   Econômicos
   Empregos no Brasil
   Guia Profissionais
   Imóveis
   Oportunidades
   Ponto de Encontro
-
  Interatividade
   Fale com a Redação
-
  Institucional
   Quem somos

Acupuntura: Uma forte aliada contra o fumo
Tratamento ajuda a passar pelo período de abstinência e vencer o vício do cigarro
 

O tabaco causa doenças vasculares, respiratórias e cânceres, entre outros malefícios

(Reportagem: Suzana Sakai | Foto: Divulgação)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem, por ano, mais de 10 milhões de mortes no mundo em decorrência do cigarro. O tabaco acarreta doenças vasculares, respiratórias, cânceres, entre outros tipos de problemas. Apesar de terem consciência dos males ocasionados pela nicotina, a maioria dos fumantes não consegue deixar o vício de lado, principalmente por conta dos efeitos da abstinência. E é exatamente nesse ponto que a acupuntura pode fazer toda a diferença na luta contra o tabagismo. “No tratamento, a acupuntura atua com o objetivo de acalmar o paciente, auxiliando-o a passar pelo período de abstinência, a diminuir os efeitos da falta de nicotina e, por fim, a tonificar o pulmão diminuindo os efeitos prejudiciais do fumo e restabelecendo a saúde desse órgão vital”, explica o especialista em terapias orientais e doutor em acupuntura pela Federação Mundial de Acupuntura e Moxabustão (WFAS), Edgar Cantelli Gaspar.

Tratamento

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o cigarro desgasta o pulmão, que é a fonte do nosso vigor. “É ele quem faz a união da energia captada pelo ar que respiramos, com a energia extraída da nossa alimentação, transformando-as em energia aproveitável pelo corpo todo”, esclarece Edgar.

Apesar de tratar o paciente de forma global e de ser uma terapia personalizada, a acupuntura costuma utilizar pontos em comum no tratamento antifumo. “Na Medicina Chinesa, para nenhum tratamento existem pontos padronizados que seriam utilizados em todas as sessões. Mas alguns pontos são usados largamente nesse tipo de atendimento, como Shenmen (Coração 7) e Sanyinjiao (Baço-Prâncreas 6) para acalmar a mente, Taiyuan (Pulmão 9) e Chize (Pulmão 5) para recuperar o pulmão e combater os efeitos do cigarro e Qiuxu (Vesícula-Biliar 40) para o paciente superar os períodos de abstinência. Obviamente esses são só alguns exemplos gerais, pois também são utilizados vários outros pontos, além de outras ferramentas, como a auriculoterapia”, comenta Edgar.

Segundo a especialista em terapias alternativas, Silvia Ciola, a auriculoterapia é um dos métodos mais procurados para o tratamento contra vícios. “Mais recentemente ficou popularizada a aurículoacupuntura, aplicação de agulhas na orelha, no tratamento de variados ‘vícios’, graças à propaganda espontânea de ex-dependentes que afirmam que nunca conseguiriam deixá-los se não fosse a acupuntura”, relata.

O grande trunfo da acupuntura no tratamento contra o tabaco é que ela consegue fazer com que o corpo e a mente se reorganizem naturalmente, ajudando o corpo a retornar ao seu estado saudável. No entanto, antes de mais nada, é preciso da força de vontade do paciente. “Apesar de todas as possibilidades terapêuticas, é fundamental que o paciente tenha criado consciência da necessidade de parar de fumar e esteja munido de toda a sua força de vontade, pois qualquer tratamento antitabagismo é um auxiliar a essa decisão, à força de vontade e à iniciativa

 

O tabaco e seus números

10 milhões de mortes ocorrem por ano em todo mundo, por causa do cigarro

30% das mortes por câncer são em decorrência do fumo

25% das mortes por doenças vasculares são ocasionadas pelo tabaco

 Coluna
 Arquivo - Saúde
• Mantenha a mente ativa
• Acupuntura: Uma forte aliada contra o fumo
• O poderoso chá vermelho
• Fique bem com seu organismo
• Sorriso belo e saudável
• Remédios em excesso: um risco para a audição
• Shiatsu: equilíbrio na ponta dos dedos
• Chi kung
• Sorria!
• “Sai pra lá, chulé!”
• Cuidados de inverno
• O sapato nosso de cada dia
• Congelados: prático e saudável
• Trabalho sem dor
• De bem com a vida
• A eficácia do chá branco
• Sua coluna de bem com o carnaval
• Seu sangue está carente?
• De bem com o sol
• Olhar desalinhado
• Desmistifique a osteoporose
• Alimentação x TPM
• TOP 5 de uma alimentação saudável
• Alimente-se bem e emagreça!
• Unhas: Quebrou de novo!
• Síndrome da bexiga hiperativa
• Frio: Perigo no ar
• Drenagem Linfática: Além da estética
• Sem fome
• Respiração x Resistência
• Tratamentos com florais de Bach
• Cuidados íntimos
• Vitaminas: Essenciais ao organismo
• “Ai, meu dedinho do pé...”
• Açúcar x adoçante
• Cuide bem de sua memória
• Excesso de pêlos pode ser sinal de problema
• De olho na maquiagem!
• Preserve a natureza e a fertilidade
• Lesão bucal
• Um novo olhar
• De bem com o corpo e a saúde
• “Câimbras pra que te quero”
• Margarina x Manteiga (Parte Final)
• Margarina x Manteiga (Parte 1)
• Cheirinho de problema...
• Medo fora do comum?
• Obesidade infantil
• Saúde bucal
• Saúde dos cabelos
• Cobre na alimentação
  © Copyright 1992 - 2011 - Jornal NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br