PORTAL NIPPOBRASIL ONLINE - 19 ANOS
-
Fale conosco: adm@nippo.com.br   
Segunda-feira, 20 de novembro de 2017 - 23h05
DESTAQUES:
  Empregos no Japão

  Busca
 
  Seções NippoBrasil
   Comunidade
   Opinião
   Circuito
   Notícias
   Agenda
   Dekassegui
   Entrevistas
   Especial
-
  Variedades
   Aula de Japonês
   Automóveis
   Artesanato
   Beleza
   Bichos
   Budô
   Comidas do Japão
   Cultura-Tradicional
   Culinária
   Haicai
   História do Japão
   Horóscopo
   Lendas do Japão
   Mangá
   Pesca
   Saúde
   Turismo-Brasil
   Turismo-Japão
-
  Esportes
   Copa do Mundo 2014
   Copa das
 Confederações 2013
-
  Especiais
   Imigração Japonesa
   120 anos de Amizade  Japão-Brasil
   Bomba de Hiroshima
   Japan House
   Festival do Japão 2016
-
 Colunas
   Conversando de RH
   Mensagens
     Roberto Shinyashiki
-
 Veja mais  Classificados
   Econômico
   Empregos no Brasil
   Guia Profissionais
   Imóveis
   Oportunidades
   Ponto de Encontro
-
  Interatividade
   Fale com a Redação
-
  Institucional
   Quem somos



Fique bem com seu organismo
Frutas, vegetais e muita água ajudam a limpar o corpo após as festividades
 

Uma boa alimentação, com a ingestão de frutas, auxilia na obtenção de energia para o corpo

(Reportagem: Suzana Sakai | Foto: Divulgação)

Festas e confraternizações diversas regadas com muitas guloseimas e bebidas. Os excessos do fim de ano acabam prejudicando o organismo, tanto pelos quilos a mais, como pelo mal-estar ocasionado pelos exageros. Para começar 2009 com fôlego total, alguns cuidados são necessários.

Sem exageros

Segundo a nutricionista do Instituto Saúde Plena, Daniela Cyrulin, o que prejudica o organismo não são os pratos típicos da época, mas sim os exageros. “Acabamos ingerindo duas ou mais variedades de carboidratos, duas ou mais variedades de proteína e gordura em excesso. O ideal é que se escolha somente uma proteína (escolha entre o peru, o bacalhau ou o chester), somente um carboidrato (escolha entre a rabanada, a farofa ou o arroz com frutas secas) e não cometa exageros nas quantidades.”

Outro ponto importante é não estender a ceia e voltar para uma dieta equilibrada no dia seguinte. Essa dieta não deve ser destinada à perda de peso, muito menos a restringir os alimentos, mas sim para regularizar o organismo. “O ideal é a ingestão de uma quantidade maior de água para combater a desidratação, causada pela ingestão de bebidas alcoólicas. E também o consumo de vegetais e frutas, que são ricos em água e fibras, ajudando, assim, a limpar o organismo.”

Ressaca


Um dos principais problemas
das festas de fim de ano é o exagero nas bebidas alcoólicas

Um dos principais problemas das festas de fim de ano é a ressaca. Em meio aos brindes, algumas pessoas exageram na dose e terminam com um tremendo mal-estar no dia seguinte. No entanto, nem sempre é preciso beber em excesso para sentir os efeitos dela, como explica o presidente do Conselho Científico do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) e gastroenterologista, Wilson Catapani. “Não é necessário beber muito para ter ressaca, algumas pessoas mais sensíveis têm grande vasodilatação, mesmo bebendo pouco”, alerta Wilson.

Ele dá as dicas para manter-se longe do mal-estar. “O que pode ser feito é manter-se hidratado, embora isto não seja uma garantia de que a ressaca não virá. Pode ser útil também beber devagar, em pequenos goles, intercalando com água. A ingestão de um alimento gorduroso antes de beber também pode ajudar a evitá-la.”

Se, mesmo assim, a ressaca chegar, Wilson ensina que a melhor forma de curá-la é com medicamentos sintomáticos, ou seja, medicamentos para tratar os sintomas que estiverem presentes, repouso, além da hidratação, citada acima.

A alimentação também pode auxiliar na recuperação da ressaca, como explica Daniela. “Recomendo a ingestão de frutas e vegetais, para reidratar e repor as vitaminas e carboidratos [pão, batata e massa], para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.”

 
Cardápio desintoxicante
A pedido da equipe do Nippo, a nutricionista Daniela Bluvol Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, preparou um cardápio desintoxicante para aqueles que desejam limpar o organismo após as festividades. A dieta é rica em alimentos crus e frescos, ricos em água e fibras naturais, além de iogurtes, carnes magras e grãos integrais. Ela deve ser seguida durante três dias. Após esse período, deve-se voltar à dieta do dia-a-dia.

DIA 1

Café-da-manhã
1 copo de suco de abacaxi, maçã, couve-manteiga, laranja e sementes de linhaça; e 1 pote com 1 banana média picada, 4 morangos picados, 1 colher de sopa de aveia em flocos finos e 1 colher de sobremesa de mel

Lanche da manhã
1 iogurte natural desnatado com 1 colher de sobremesa rasa de musli

Almoço
Salada de alface crespa, agrião e beterraba ralada; 1 prato de sobremesa de legumes refogados; 1 filé de pescada temperado com alho e limão e depois assado com alho poró e alecrim; 1 fatia de melancia; e 1 copo de suco de maracujá natural com pêra

Lanche da tarde
1 xícara de chá vermelho; 1 fatia de pão integral 7 grãos; e 1 colher de sopa de queijo cottage temperado com salsinha picada

Jantar
1 prato de Sopa Desintoxicante (Receita 1); 1 copo de suco de melão; e 1 taça de creme de papaia batido com iogurte natural desnatado

Lanche da noite
2 torradas integrais; 1 colher de sobremesa de geléia sem açúcar e sem adoçante; e 1 xícara de chá verde


Dia 2

Café-da-manhã
1 xícara de chá de erva-doce; 1 fatia de pão de linhaça; 2 fatias de queijo branco e 1 maçã

Lanche da manhã
Salada de frutas com uvas verdes, manga e banana, suco de laranja com 1 colher de sopa de granola; e 1 copo de suco de abacaxi com raspas de gengibre e hortelã

Almoço
Salada de rúcula e agrião com tomate-cereja fatiado ao meio; 2 colheres de sopa de arroz 7 cereais refogado com tomate e cebola; 3 colheres de sopa de cenoura e vagem no vapor com azeite; 1 filé de peito de frango grelhado com suco de laranja e cheiro verde picado; 1 pêra; e 1 copo de suco de laranja com acerola em polpa com adoçante de frutose

Lanche da tarde
1 taça de gelatina diet com pedaços de maçã

Jantar
1 prato de sopa de espinafre, mandioquinha, cenoura, bardana e aveia em flocos; 1 copo de suco de morango com laranja; e 1 espetinho de papaia com banana

Lanche da noite
2 biscoitos integrais; 1 colher de chá de geléia sem açúcar e sem adoçante; e 1 xícara de chá de erva-cidreira


DIA 3

Café-da-manhã
1 copo de suco de cenoura, laranja e beterraba; 1 torrada de pão de centeio; e 1 colher de sopa de ricota misturada com queijo cottage

Lanche da manhã
1 água de coco e
1 fatia de melão

Almoço
Salada de folhas de alface americana, pepino sem casca em palitos, kani-kama desfiado, nacos de manga e gergelim torrado; 2 colheres de sopa de purê de mandioquinha sem leite; 1 filé de salmão grelhado com suco de limão, alho e 1 colher de chá de mel; alcachofra cozida; 1 copo de suco de manga com laranja; e 1 kiwi

Lanche da tarde
Frutas ao Vapor (Receita 2) e 1 copo de suco de melancia com limão

Jantar
1 prato de sopa de abóbora, abobrinha, inhame, beterraba e aveia em flocos; 1 copo de suco de goiaba com clorofila e aveia em flocos finos; e 1 banana assada com suco de laranja e canela em pó

Lanche da noite
1 xícara de chá de camomila e 1 torrada integral com 1 fatia de queijo branco

 
 Coluna
 Arquivo - Saúde
• Qual é o seu tipo físico?
• Cuidado com a micose
• Obesidade x estilo de vida
• Detecção de deficiências auditivas na infância
• Cuide de sua voz
• 10 mandamentos do coração saudável
• Infertilidade: a solução simples graças à restauração da fertilidade
• Faça do auto-exame das mamas um hábito!
• Infecção Hospitalar
• Câncer no estômago na população nikkei
• Cirurgia de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
• Reduzindo o risco de infarto - Parte 2
• Reduzindo o risco de infarto - Parte 1
• Aids na Terceira Idade... é melhor prevenir!
• Asma
• Hipertensão arterial afeta homens e mulheres
• Reposição Hormonal e Soja
• Dor de cabeça e qualidade de vida
• Endometriose: Uma doença enigmática
• Catarata
• Herpes simples
• Fique de Olho
• Higiene bucal como prevenção
• Câncer de Próstata
• Gastrite, é o meu estômago doendo!
• Cuidado com a pneumonia
• Entendendo o que é Diabetes Mellitus
• Mantenha a mente ativa
• Acupuntura: agulhas do bem-estar
• Acupuntura: Uma forte aliada contra o fumo
• O poderoso chá vermelho
• Fique bem com seu organismo
• Sorriso belo e saudável
• Remédios em excesso: um risco para a audição
• Shiatsu: equilíbrio na ponta dos dedos
• Chi kung
• Sorria!

© Copyright 1992 - 2016 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante.
Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

Sobre o Portal NippoBrasil | Fale com o Nippo