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Caderno Saúde

Alimentação x TPM
Verduras, frutas e cereais combatem os sintomas da tensão pré-menstrual
 

(Reportagem: Suzana Sakai | Fotos: Divulgação)

Não é de hoje que os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) atormentam as mulheres. São dores, inchaços e um tremendo mal humor. A TPM pode aparecer de diversas formas e atacar tanto a parte física como a emocional. O alívio para esses sintomas parece estar muito distante, mas, na verdade, está mais próximo do que se imagina. Uma das possíveis soluções para esse problema está em uma atitude diária do ser humano: na alimentação.

A reeducação alimentar, que inclui verduras e frutas no cardápio, proporciona mais que a boa forma. Ela contribui para uma vida mais saudável, o que vale também para o combate aos sintomas da TPM. “Vegetais verde-escuros, como a couve e o espinafre, ricos em magnésio, diminuem a irritabilidade e a vontade de comer doces. Já as frutas, como acerola e laranja, ricas em vitamina C, aumentam a absorção de ferro durante o período da menstruação”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Bye-bye, dor
Cólicas, dores de cabeça, sensibilidade mamária. Os sintomas físicos da TPM incomodam muito e chegam a interferir nas atividades diárias de muitas mulheres. Para esses casos, a soja, um produto muito presente na culinária japonesa, pode contribuir para o alívio das dores. A soja possui cálcio, uma substância recomendada para o tratamento contra TPM, e isoflavonas, que agem no organismo diminuindo significantemente quadros como enxaqueca, cólicas e inchaço. “As carnes magras, de preferência frango e peixes, como atum e salmão, ricos em vitamina E, ajudam nas mastalgias [mamas doloridas e inchadas], além de aliviar o estresse” complementa Daniela.

Outra recomendação muito importante para quem quer ficar livre dos sintomas da TPM é evitar os refrigerantes e bebidas alcoólicas durante o período. “Os refrigerantes têm cafeína, uma substância que aumenta a ansiedade, a irritabilidade e a instabilidade emocional e o álcool diminui a disponibilidade de glicose [açúcar], aumentando a vontade de comer doces, além de provocar dores de cabeça, fadiga e depressão”, afirma a nutricionista.

Contornando o mau humor
A dica para quem sofre de oscilações de humor durante o período é incluir doses a mais de carboidratos na alimentação, o que contribui para o bom humor. Pequenas refeições em curto espaço de tempo, ricas em carboidratos integrais, melhoram sintomas como a tensão e a depressão. “O ideal é comer de três em três horas. Frutas como mamão, rico em vitamina A, também ajudam a reduzir as tensões”, orienta Daniela.

 
Chocolate
Queridinho entre as mulheres com sintomas da TPM, o chocolate pode tanto agravar a ansiedade e a instabilidade emocional, como diminuir a irritabilidade. A dica é consumir o chocolate meio amargo. “O chocolate deve ser consumido de forma moderada, pois possui cafeína em sua composição, porém é rico em magnésio, que diminui a irritabilidade, assim como aumenta a serotonina [neurotransmissor responsável pelo prazer]”, afirma.
 
Serviço: Dra. Daniela Jobst
Site: www.nutrijobst.com
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