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07/11/2013 - Política - NippoBrasil
 
Projeto de Atendimento Pedagógico Hospitalar
do vereador Nomura torna-se lei municipal
O programa possibilitará que crianças e adolescentes
em tratamento prolongado continuem seus estudos
 

O projeto de Lei 363/2012 do vereador Aurélio Nomura (PSDB-SP), que cria o programa “Atendimento Pedagógico Hospitalar para Crianças e Adolescentes Hospitalizados”, foi sancionado pelo Prefeito Fernando Haddad tornando-se Lei Municipal nº 15.886 em 4 de novembro de 2013. O texto estabelece as diretrizes para o programa que possibilitará aos estudantes da rede pública de ensino, em tratamento por longo período, continuarem seus estudos, em casa ou no hospital.

Os principais objetivos do programa são a continuidade do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, quando estiverem temporariamente impedidos de comparecer à escola, em razão de tratamento de saúde; o fortalecimento de vínculos com a escola para propiciar o retorno da criança ou adolescente aos estudos; a busca de alternativas para desenvolver as habilidades do aluno hospitalizado ou enfermo; e a motivação para o processo de cura.

Com a lei aprovada, por exemplo, a relação entre o GRAAC, que já tem implantado o atendimento pedagógico, e escola que o aluno estuda será menos burocrática. “A lei vai ajudar muito, pois facilitará essa relação. Vamos viver outro momento, como a colocação de professores atuando nos hospitais. Esta lei é o primeiro passo para se chegar a algo maior, que é o Ministério da Educação possibilitar que todo hospital e escola tenham um residente multiprofissional”, afirma a Dra. Amália Covic, responsável pelo Projeto de Atendimento Pedagógico do GRAAC.

Além de permitir que o aluno não perca o ano letivo, Dra. Amália ressalta que um dos grandes diferenciais do tratamento aliado ao atendimento pedagógico é a motivação no processo de cura do paciente, bem como o fortalecimento de vínculos com a escola, propiciando o retorno do aluno aos estudos. “A criança aprende muito com os adultos que estão em contato, e as atividades contribuem com esse processo. Há um retorno por parte dela, pois sente que a escola, a família e os médicos estão ao seu lado. Ela percebe essa relação, e isso é muito importante para a condução da nova vida dela, pois sua rotina não será a mesma ainda que toda a equipe de atendimento esteja preparada”, conta.

O desenvolvimento do Programa “Atendimento Pedagógico Hospitalar para Crianças e Adolescentes Hospitalizados” se dará por meio de duas alternativas – o atendimento domiciliar (em casa) ou o atendimento pedagógico hospitalar (em ambiente de tratamento).

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