Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Quarta-feira, 17 de julho de 2019 - 6h39
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPORTES
Copa 2014
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 

Movimento Político Nikkei realizou
seu segundo simpósio em São Paulo

 

Texto e imagem: NippoBrasil

O 2º Simpósio do Movimento Político Nikkei (MPN), aconteceu nesta sexta-feira, dia 14/06, na Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), no bairro da Liberdade, em São Paulo. As palestras tiveram como foco principal a importância da união das entidades nipo-brasileiras com os candidatos políticos nikkeis. No final, houve um debate sobre algumas sugestões de temas para projetos de lei.

Para quem acompanha há tempos os acontecimentos de nossa comunidade, sabe que sempre houve um embate entre as entidades e os candidatos políticos nikkeis. E a consequência, outrora prevista, tornou-se uma dura realidade: a diminuição, a cada eleição, de políticos descendentes de japoneses em todos os níveis de governo do País.

Na tentativa de reverter essa tendência, o ex-deputado Hatiro Shimomoto criou o Movimento Político Nikkei, neste ano, e busca meios para fortalecer a presença de representantes da comunidade no meio político brasileiro. Candidatos nunca faltaram, ao contrário, justamente o "excesso de candidatos", que causa a dispersão dos votos, é citado pelo movimento como um dos problemas; assim como a falta de apoio, coesão e incentivo das entidades nipo-brasileiras durante a campanha eleitoral, seja em eventos ou em reuniões.

Em virtude da paralisação do metrô e dos transtornos do trânsito ocorrido no dia do encontro, estiveram presentes no 2º simpósio, cinco membros do MPN, além dos palestrantes e convidados especiais: o cônsul-geral do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi; o presidente do Kenren, Yasuo Yamada; e o atual presidente do Bunkyo de São Paulo, Renato Ishikawa. Entre os políticos compareceram, o vereador de São Paulo, Aurélio Nomura; o ex-deputado estadual, Hélio Nishimoto; o atual deputado estadual, coronel Nishikawa; o assessor do vereador George Hato, Olímpio Kosonoe; e o ex-deputado Hatiro Shimomoto, dirigente do evento. O Movimento Político Nikkei conta com 15 membros, entre políticos e ex-políticos.

Importância da união e apoio da
comunidade aos candidatos políticos

"Apreciamos esses esforços de unir os políticos nikkeis em São Paulo e a comunidade japonesa. A comunidade japonesa precisa do apoio dos políticos nikkeis, e os políticos precisam da comunidade." Discursou o cônsul-geral do Japão Noguchi na abertura, e a favor da união, e acrescenta "a presença dos políticos nikkeis fortalece os laços do Brasil e Japão e contribui para a promoção da cultura japonesa e dos negócios com o Japão."

Para Renato Ishikawa, atual presidente do Bunkyo de São Paulo, a iniciativa também é positiva. "Esse tipo de evento é importante, pois devemos valorizar os nossos políticos, falta essa união e apoio. O Brasil tem dois milhões de nikkeis. Cadê, onde estão os nossos representantes?" indagou. E continuou "não adianta ficar com essa falsa moralidade de que não se pode unir a políticos. As entidades têm que ajudar a eleger os políticos, no sentido político positivo, não de politicagem. A entidade precisa deles".

"O estatuto do Bunkyo não permite, a entidade não pode lançar um candidato, mas pode apoiar". Complementou Hatiro Shimomoto.

O deputado estadual coronel Nishikawa, oficial dos bombeiros, que se elegeu através de campanhas em mídias sociais, comentou, "quando nós (como candidato) procuramos as entidades nikkeis, ninguém deu nenhuma resposta" e continuou, "hoje quem não participa da política, está fora. A polícia militar, depois que começou a participar da política, começou a melhorar um pouco com as condições de trabalho de lá. Acho que toda entidade tem que ser apartidária, mas tem que ser político no sentido de participar das decisões políticas. A PM hoje tem 5 deputados estaduais, de um efetivo de 85 mil homens. O estado de São Paulo tem 1,2 milhões de nikkeis, e tem dois deputados estaduais e um federal que não foram eleitos pela comunidade." Apesar de tudo, o deputado Nishikawa se prontificou em ajudar a comunidade.

O ex-deputado estadual Hélio Nishimoto também acredita na importância dessa integração. "É necessário termos bons político em todas as esferas que nos representam de forma positiva. Que as pessoas viam a política como algo que as instituições não poderiam se envolver, acho que foi em um tempo, no período pós-guerra. Elas tinham receio de se envolver na política, mas hoje, se afastar desse movimento, é uma das piores coisas, um pecado de omissão não querer se envolver em uma coisa que é fundamental para o bem do País e para o bem da sociedade, que é o trabalho político" afirmou.

Temas e debates

Após as palestras, o simpósio apresentou alguns temas para debate: como uma sugestão de lei que farmácias que funcionam 24h disponham de sanitários para usuários (esfera municipal), que o uso de uniforme escolar seja obrigatório (esfera estadual ou federal) e que a redução da maioridade penal passe para 15 anos (esfera federal). Propostas de projetos contra a corrupção forma apresentadas também.

A sugestão da obrigatoriedade do uniforme seria para distinguir quem é estudante e quem não é dentro das escolas, no sentido de inibir a entrada de pessoas estranhas, como jovens traficantes de drogas, por exemplo, ou como os rapazes que promoveram o massacre na escola em Suzano. O uniforme também serviria para não incentivar a discriminação através do vestuário devido a condição econômica da família.

Uma outra sugestão discutida foi a possível diminuição do número de municípios. "Hoje, há uma lei que permite a um município, a partir de 2,5 mil habitantes, a ter uma sede de prefeitura, eleger um prefeito, um vice-prefeito, e ter mínimo de 9 vereadores, gerando gastos de dinheiro público federal, pois, tem prefeituras que não conseguem nem pagar os salários do prefeito e de seus funcionários." explicou Shimomoto.

 
 

Idealizador do Movimento Político Nikkei

O Movimento Político Nikkei foi idealizado pelo ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto, advogado e empresário, que atuou na Assembleia Legislativa de São Paulo por mais de 30 anos, entre os anos 1971 a 1999 e presidiu a SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo) entre 1975 a 1978. Em 2015 foi agraciado com o título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo. Apesar de sua idade, 84 anos, nunca deixou de incentivar a comunidade nikkei e as tradições e costumes japoneses. Além de seus projetos de lei direcionados a todos os brasileiros no setor de segurança, saúde, cultura e educação; colaborou com a inclusão de festividades japonesas conhecidas pela comunidade no calendário turístico do Estado de São Paulo, como o festival das Estrelas Tanabata Matsuri e a Festa da Cerejeira, realizada no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo.

Os 15 membros do MPN são:

1) Ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto
2) Deputado federal Kim Kitaguiri (DEM)
3) Deputado estadual-SP Coronel Nishikawa (PSL)
4) Deputado estadual Marcio Nakashima (PDT)
5) Vereador Aurélio Nomura (PSDB)
6) Vereador Ota (PSB)
7) Vereador George Hato (MDB)
8) Vereador de Mogi das Cruzes/SP Claudio Miyake (MDB)
9) Vice-prefeito de Guaratinguetá/SP Regis Yasumura (PSB)
10) Vice-prefeito de Mogi das Cruzes/SP - Juliano Abe (MDB)
11) Ex-deputado federal Walter Ihoshi (PSD)
12) Ex-deputado federal Junji Abe (MDB)
13) Ex-deputada federal Keiko Ota (PSB)
14) Ex-deputado estadual Helio Nishimoto (PSDB)
15) Ex-prefeito de Andradina/SP Jamil Ono


18 de junho de 2019 - Notícia - Portal NippoBrasil





 Notícias
16/07/2019
Bon Odori celebra cultura japonesa e confraternização entre os povos em Andradina
11/07/2019
MIC brilhando no Festival do Japão 2019
05/07/2019
36º Festival Kodomo no Sono
04/07/2019
Sociedade Cultural ABC promove a XV Festa Tanabata Matsuri, em julho
01/07/2019
Entrega Solene de dossiê do Tratado de Irmandade entre o estado de São Paulo e Mie-ken ao Museu da Imigração
28/06/2019
Espaço Azuma Kirin Garden no Festival do Japão 2019
24/06/2019
Fundação Japão promove encontro de shakuhachi
19/06/2019
24ª Festa do Sushi de Registro
19/06/2019
Festa do Sushi de Registro terá demonstração de Shodô
18/06/2019
Movimento Político Nikkei realizou seu segundo simpósio em São Paulo
05/06/2019
Dia Internacional do Nikkei é comemorado pela primeira vez no Brasil
30/05/2019
Hospital Santa Cruz promove Imagawa Seminar na Japan House
29/05/2019
Em comemoração aos seus 60 anos no Brasil, a JICA promoveu campeonato amistoso de beisebol
28/05/2019
Cantor Miyama Hiroshi prepara shows especiais para fãs brasileiros nos dias 16 e 19 de junho
27/05/2019
Festival do Japão Sul de Minas reúne o melhor da cultura japonesa
21/05/2019
Toyota e Panasonic e anunciam joint venture no setor de desenvolvimento urbano
14/05/2019
JICA Yokohama e Universidade de Kyushu promovem treinamento de Nutricionistas
08/05/2019
Definido o Cronograma do Processo Seletivo 2020 das Bolsas de Estudo MEXT
07/05/2019
O Centro Cultural BB e Fundação Japão realizam Mostra de Cinema japonês
29/04/2019
Reinauguração do Museu da Imigração Japonesa em SP neste dia 30/04
26/04/2019
Escolhidos os finalistas do Concurso de Vídeo em Língua Japonesa da Fundação Japão

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2019 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados

113 usuários online