Fonte:
Divulgação
A Toyota
do Brasil anuncia a produção do primeiro veículo
híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel
do mundo, capaz de rodar com gasolina ou etanol brasileiro ou apenas
eletricidade.
O trabalho
colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation,
no Japão, e da Toyota do Brasil, e foi direcionado no sentido
de extrair o potencial máximo de cada solução:
alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões
e capacidade de reabsorção dos impactos de gás
carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.
A
história da Toyota é caracterizada por grande coragem
frente aos novos desafios e em sua busca incessante por soluções
inovadoras e tecnológicas. Foi assim com o lançamento
do Prius em 1997, e é assim agora com a confirmação
da produção deste que será o híbrido
mais limpo do mundo. Este é um marco, não só
para a Toyota do Brasil, mas para toda a indústria nacional
e estou muito orgulhoso dos nossos engenheiros, que trabalharam
em conjunto com a equipe de nossa matriz para oferecer esta solução
híbrida a etanol aos clientes brasileiros, diz Steve
St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman
da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.
A produção
do modelo, prevista para o fim de 2019, é mais uma prova
do comprometimento da Toyota com o desenvolvimento do Brasil e está
em linha com o recém-aprovado Programa Rota 2030, que oferece
previsibilidade para as empresas investirem no longo prazo no País
e estabelece, dentre outras medidas, novas políticas de estímulo
a veículos mais eficientes.
Estudos
realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex
possui um dos mais altos potenciais de compensação
e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde
o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar,
passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua
queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos
apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais
promissores.
Testes
com protótipo híbrido flex
Desde
março deste ano, a Toyota realizou diversos testes de rodagem
com um protótipo híbrido flex no Brasil construído
sobre a plataforma de um modelo Prius, atualmente o único
representante híbrido da Toyota vendido no Brasil.
A ideia
foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos
de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando
abastecido com etanol.
Durante
esses meses, uma série de dados relacionados à performance
e comportamento do carro foram coletados, que contribuíram
na busca pelo balanço ideal de todo o conjunto.
Este
é um trabalho que envolveu diversos agentes, como governo,
entidades, fornecedores, concessionários e, claro, nossos
colaboradores, que trabalham incessantemente sob a filosofia da
melhoria contínua. Além disso, destaca o Brasil no
cenário mundial das alternativas para a eletro mobilidade,
como produtor de um dos automóveis mais limpos do mundo,
em consonância com o Programa Rota 2030, afirma Rafael
Chang, presidente da Toyota do Brasil.
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