Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 21h58
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 

Hospital Santa Cruz recebe médicos de Hiroshima e Nagasaki para atendimento às vitimas da Bomba Atômica

A Instituição oferece check-up todos os anos aos Hibakushas, sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki, em parceria com a Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil, supervisionada e financiada pelo Governo Japonês
 

Fonte e imagem: Divulgação/Fundação Japão

Na segunda-feira, dia 08 de outubro, o Hospital Santa Cruz (HSC) recebe a visita de três médicos e dois representantes do Governo das províncias de Hiroshima e Nagasaki, que supervisionarão os procedimentos de check-up aos 32 sobreviventes das bombas atômicas, os chamados Hibakushas em japonês, juntamente com os profissionais da Instituição.

Após mais de dez anos do término da segunda guerra mundial, o governo japonês iniciou o levantamento dos sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, pois havia o reconhecimento das consequências maléficas que a radiação atômica estava provocando para as pessoas expostas. Iniciou-se, portanto, o acompanhamento médico em centros especiais no Japão. Porém, quem não morava lá, não podia ter acesso.

No Brasil, o Hospital Santa Cruz realiza desde 2004, em parceria com a Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil e com o governo japonês, o check-up aos sobreviventes da catástrofe que vivem no Brasil, com o objetivo de prevenção e cuidado com a saúde. O check-up, que acontece todos os anos, inclui exames laboratoriais, ginecológicos, raios-X, ultrassons de abdômen e endoscopia.

Juntamente com esta parceria, o Governo Japonês convida anualmente dois profissionais da área médica do Hospital Santa Cruz a participarem de um programa de treinamento em Instituições localizadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki sobre novas técnicas de atendimento a vítimas de catástrofes. Esse intercâmbio já proporcionou o treinamento de 25 médicos do HSC que viajaram ao Japão com o objetivo de obter aprendizado e disseminar conhecimento aos profissionais da Instituição que atendem às vítimas residentes no país.

De acordo com Yuli Fujimura, coordenadora do projeto de check-up aos sobreviventes da bomba atômica no HSC, esta é uma ação de extrema importância não só para os pacientes como também para o governo japonês, que pode estender seus cuidados aos que vivem no Brasil e, para o Hospital Santa Cruz, que pode oferecer este atendimento diferenciado, totalmente dedicado a essas pessoas. "Sinto-me muito feliz com os resultados que temos realizado ao longo desses anos. No início eram 130 sobreviventes. Infelizmente, devido à idade, muitos já se foram, mas temos a certeza de ter contribuído para que todos tivessem amparo médico e hospitalar. É muito gratificante ver a felicidade e satisfação dos pacientes e seus familiares no dia da consulta médica, com a presença de especialistas japoneses. Eles se sentem muito reverenciados", explica.

No mesmo dia 08 de outubro, os 25 médicos que receberam a bolsa de estudos do Governo Japonês, oferecerão um jantar aos médicos e representantes japoneses de Hiroshima e Nagasaki, com a presença da diretoria do Hospital Santa Cruz e do Cônsul Geral do Japão em São Paulo.

 

08 de outubro de 2018 - Notícia - Portal NippoBrasil
 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados