Fonte e imagem:
Divulgação/Jetro
Depois de sucessivas
participações na Gift Fair e na Paralela Design, principais
feiras de decoração, papelaria, presentes e utensílios
domésticos realizadas em São Paulo, as empresas japonesas
desses segmentos, além de moda e beleza, desembarcam no país
para participar da Japan Kodawari Design, exposição
que ocorre entre os dias 3 e 5 de outubro na Japan House, na capital
paulista. Além de apresentarem seus produtos, nos três
dias as companhias estarão abertas a troca de opiniões
em uma rodada de negócios com importadores e distribuidores
brasileiros. As feiras foram ótimos termômetros
que nos permitiram conhecer públicos distintos. Definimos
agora pela Japan House por ser uma referência de modernidade
japonesa, o que a coloca em perfeita sintonia com os produtos que
as empresas daquele país querem promover seus negócios
ou conhecer parceiros no Brasil, diz Atsushi Okubo, presidente
da Japan External Trade Organization (JETRO), organização
de fomento de comércio exterior do Japão responsável
por organizar o evento.
No total, 25
empresas japonesas, 15 delas visitando o Brasil pela primeira vez,
participam da Japan Kodawari Japan sob a coordenação
da JETRO. Algumas dessas companhias são amplamente reconhecidas
em feiras internacionais nos Estados Unidos, França e Alemanha.
Procuramos reunir empresas que trazem na bagagem produtos
selecionados, caracterizados pelo design requintado e frutos de
um processo de produção que harmoniza a melhor matéria-prima
com a excelência das técnicas tradicionais que caracterizam
o refinado artesanato japonês, destaca Okubo. Muitas
peças são inéditas no Brasil e poderão
ser apreciadas inclusive por visitantes que terão vagas limitadas
das 10 às 19 horas. O mercado aqui é receptivo
a novos produtos, sobretudo funcionais e com tecnologia agregada
e que tenham design sofisticado. Por isso as companhias estão
muito otimistas com as reuniões que promoveremos em São
Paulo, completa o executivo.
As empresas
japonesas buscam companhias parceiras no Brasil que apostem em seus
produtos para comercialização no país. Inovação
e tecnologia são dois pilares em que os japoneses investem
para conquistar o mercado brasileiro. A AG Limited, de Tóquio,
por exemplo, apresentará o Shibaful, um produto desenvolvido
como capa de iPhone com textura de gramado, inspirado no Parque
Yoyogi e produzido por artesãos com a tecnologia de flocagem
eletrostática. Além de capa para celular, o material
está presente em jogo de toalha americana, porta-copos para
mesa e vaso para flores.
A Akashiya,
de Nara, traz para o Brasil produtos que empregam 380 anos de tradição
na confecção de pincéis que, mesmo à
base de água, não deixam a tinta vazar para o verso
do papel. Na mesma linha de produtos será apresentada pela
primeira vez no mercado brasileiro as canetas-tinteiro da Platinum
Pen, de Tóquio, fabricadas com mecanismo slip and seal, que
não permite que elas sequem mesmo que fiquem sem uso durante
dois anos.
Moda,
beleza, cozinha e construção
Dois setores que caminham bem no país, moda e beleza devem
ser as áreas de maior destaque entre as empresas japonesas
que participam da Japan Kodawari. A Motif, de Chiba, busca parceiros
interessados em distribuir suas roupas e quimonos com estampas baseadas
em pinturas feitas usando pincel de raízes e caules de plantas
e tinta sumi em tela de papel torinoko.
No campo da
beleza, a Kaminomoto, de Kobe, traz o restaurador de cabelo e o
tônico capilar, produzidos com componentes exclusivos CS Base
que já fazem sucesso em mais de 45 países. A toalha
esfoliante Bubbrich Standard e Hard, da Aisen Industrial, de Wakayama,
produzida por um sistema inédito que utiliza três linhas
de trama, também deve fazer sucesso graças aos seus
fios de nylon quatro vezes mais grossos e que proporcionam um estímulo
refrescante à pele.
Entre as demais
novidades, a Yoshikawa, de Niigata, que já participou da
Gift Fair, está trazendo produtos selecionados pelas lojas
MOMA, de Nova Iorque, e Bauhaus Shop, de Berlim, como a faca Nulu
Eatoco, com a curiosa e delicada função de raspar
a manteiga em formato de rolinhos. Há ainda o ralador Eatoco
Oros e a panela inox Yukihira, tradicional desde os anos 700. No
setor de artigos de construção está o inovador
assento para vaso sanitário com bidê embutido apresentado
pela NBD Corporation, de Yokohama.
A Kiyoritsu-Shokai,
de Tóquio, especializada em suplementos alimentares e produtos
para animais para atender pet shops e hospitais veterinários,
aposta nesse crescente mercado, que fechou 2017 com faturamento
de R$ 19,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira
da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
(Abinpet). Ela apresentará na Japan Kodawari o Guzzy Treasure,
brinquedo que estimula a inteligência do cachorro.
De olho em bons
negócios no Brasil Para Okubo, o Brasil é um
oásis de oportunidades para os japoneses, sobretudo pelo
longo histórico da imigração nipônica,
que completa 110 anos em 2018, e proporcionou ao brasileiro ter
contato com a cultura, tecnologia e a inovação dos
produtos desenvolvidos por companhias daquele país. O
Brasil é um mercado importante para nós. Há
o interesse das empresas japonesas em emplacar mais negócios
por aqui, mas sempre com muita análise. Por isso é
fundamental termos parceiros que possam ser desenvolvidos no próprio
país, diz.
O Japão,
segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria,
Comércio (MDIC), foi o quinto parceiro comercial do Brasil
em 2017. No ano passado, as exportações brasileiras
ao mercado japonês somaram R$ 5.263 bilhões. As importações,
por sua vez, fecharam em R$ 3.762 bilhões, com saldo positivo
na balança comercial de R$ 1,5 bilhão. Entre janeiro
e agosto de 2018, porém, o cenário tem sido de equilíbrio.
Os brasileiros exportaram para os japoneses produtos que totalizaram
R$ 2.920 bilhões. As importações, por sua vez,
chegaram a R$ 2.980 bilhões. O que o Brasil mais vendeu para
os nipônicos nos oito primeiros meses deste ano foram minério
de ferro e seus concentrados, frango, soja e café. Comprou,
por sua vez, em grande quantidade produtos manufaturados, peças
e instrumentos automotivos, rolamentos e engrenagens e compostos
heterocíclicos.
Um ponto bastante
positivo para que os negócios entre Brasil-Japão não
esfriem é a confiança das companhias nipônicas
no país. Uma pesquisa da JETRO, efetuada em 2017 com mais
de 400 empresas japonesas que operam na América Latina, apontou
que 23,2% daqueles que estão instaladas no território
brasileiro estão otimistas com melhoras no faturamento em
2018, percentual que foi de 40,6 em 2016 sobre a perspectiva em
2017. Por outro lado, um alerta ao governo: 78,8% das empresas argumentam
que a complexidade do sistema tributário e os trâmites
fiscais inibem possíveis novos investimentos no país.
As empresas
que serão representadas pela JETRO durante a Japan Kodawari
são a AG Limited, Aisen Industrial, Akashiya, Daiwa Trading,
Designphil, Hayashi, Kaminomoto, Kimura Ohshido, Kyoritsu Shokai,
Mac Corporation, Meikodo, Miyake Ceramics, Motif, NBD Corporation,
Nikken Cutlery, Nonoji, PG Design, Platinum Pen, Q-Pot, Sandia,
Shimatani Syouryu-Koubou, Suncraft Company Limited, Takata Lemnos,
Wasara e a Yoshikawa Corporation. As missões comerciais
que temos trazido para o Brasil são uma excelente oportunidade
para que os distribuidores e importadores brasileiros conheçam
os produtos japoneses. Aos poucos eles poderão ganhar espaço
no mercado, pois agregam beleza, qualidade, tecnologia e inovação
aos brasileiros, revela Okubo.
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SERVIÇO:
Japan
Kodawari Design
Data:
3 a 5 de outubro de 2018
Horário: das 10 às 19 horas (vagas para visitantes
são limitadas e somente para profissionais do setor)
Local:
Japan House - Avenida Paulista, 52, São Paulo
Informações:
https://www.jetro.go.jp/brazil/topics/_427746.html
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