Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Domingo, 16 de dezembro de 2018 - 14h25
  Empregos no Japão

  Busca
 
  Seções NippoBrasil
   Comunidade
   Opinião
   Circuito
   Notícias
   Agenda
   Dekassegui
   Entrevistas
   Especial
-
  Variedades
   Aula de Japonês
   Automóveis
   Artesanato
   Beleza
   Bichos
   Budô
   Comidas do Japão
   Cultura-Tradicional
   Culinária
   Haicai
   História do Japão
   Horóscopo
   Lendas do Japão
   Mangá
   Pesca
   Saúde
   Turismo-Brasil
   Turismo-Japão
-
  Esportes
   Copa do Mundo 2014
   Copa das
 Confederações 2013
-
  Especiais
   Imigração Japonesa
   120 anos de Amizade  Japão-Brasil
   Bomba de Hiroshima
   Japan House
   Festival do Japão 2018
-
 Colunas
   Conversando de RH
   Mensagens
     Roberto Shinyashiki
-
 Veja mais  Classificados
   Econômico
   Empregos no Brasil
   Guia Profissionais
   Imóveis
   Oportunidades
   Ponto de Encontro
-
  Interatividade
   Fale com a Redação
-
  Institucional
   Quem somos


 

Hospital Santa Cruz e Universidade de Tsukuba promovem III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em São Paulo

Especialistas da Instituição japonesa trarão novidades científicas sobre as áreas da Oftalmologia e Gastroenterologia

Dr Luis Maruta e Dra Tatiana Tanaka coordenadores do evento

(Divulgação HSC)

O Hospital Santa Cruz (HSC) e o Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT) realizam no próximo dia 11 de janeiro, em São Paulo, o III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão, que acontece no auditório do Hospital Santa Cruz, das 8h às 18h. Nesta edição, o evento abordará duas especialidades centrais: Gastroenterologia e Oftalmologia.

Em 2016, o Hospital Santa Cruz realizou o I Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em parceria com a Universidade de Osaka. No início de 2017, a segunda edição foi em conjunto com a Universidade de Tsukuba e a Faculdade de Medicina da USP – FMUSP, e esta terceira edição reforça o compromisso que o Hospital Santa Cruz tem em promover a disseminação de conhecimento e contribuir com o desenvolvimento do serviço de saúde no país. Além dos simpósios, o HSC também firmou um acordo com a Universidade de Tsukuba e realizam intercâmbios médicos de diversas áreas, trazendo avanços significativos para a medicina e melhorando a qualidade de atendimento à população.

“A Universidade de Tsukuba é um dos principais centros de referência nos campos da medicina e pesquisa científica no mundo, e termos a possibilidade de compartilhar essas informações é de suma importância para os médicos brasileiros, que podem ter acesso às técnicas diferenciadas, enriquecendo os diagnósticos e tratamentos em diferentes instâncias. Estamos honrados em receber mais uma vez especialistas renomados, que além de participarem do simpósio também estarão presentes durante uma semana em atividades junto a nossa equipe, trocando experiências”, declara Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

O Prof. Dr. PhD. Minoru Akiyama, Chefe do Centro Médico Internacional do HUT, fará a abertura do simpósio e abordará a importância da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Na área de Oftalmologia, estarão presentes no evento, médicos especialistas do Japão – Dr. Fumiki Okamoto, Chefe do Setor de Retina do HUT, e Dr. PhD. Sujin Hoshi – que abordarão a temática ‘Panorama de atuação no Japão em Oftalmologia nas áreas de plástica ocular e retina cirúrgica’.

O Dr. Sujin Hoshi apresentará o uso do endoscópio do ducto nasolacrimal, aparelho ainda não disponível no Brasil, mas largamente utilizado no Japão. O médico-especialista explicará como o endoscópio serve para o diagnóstico e até tratamento em casos específicos de obstrução das vias lacrimais. Já o Dr. Fumiki Okamoto, apresentará o panorama das cirurgias vitreorretinianas realizadas no Japão e mostrará as inovações relacionadas ao desenvolvimento de componentes de vítreo artificial.

Segundo a Dra. Tatiana Tanaka, coordenadora do simpósio da área de oftalmologia e diretora do Santa Cruz Eye Institute – Oftalmologia do Hospital Santa Cruz, essa interação abre novos horizontes, uma vez que os especialistas japoneses estão trazendo novas técnicas de cirurgia da mácula e de desobstrução do ducto nasolacrimal. “Sem dúvida as novidades são de grande relevância para a classe médica, pois a interação poderá inovar e ampliar as técnicas para o tratamento de oftalmologia em todo o país”, afirma.

Nas palestras sobre Gastroenterologia, os médicos Prof. Dr. PhD. Yuji Mizokami, Diretor da Divisão do Centro Endoscópico do HUT, e o Dr. PhD. Toshiaki Narasaka, Vice-diretor da Divisão do Centro Endoscópico do HUT, abordarão o tema ‘Estado atual do diagnóstico e tratamento do câncer gastrointestinal no Japão’. O Prof. Mizokami falará sobre o diagnóstico e tratamento dos cânceres precoces colorretal e de esôfago, enquanto o Dr. Narasaka abordará o diagnóstico e o tratamento do câncer gastrointestinal precoce e a endoscopia transnasal, exame via nasal sem anestesia.

Dr. Luis Maruta, coordenador do simpósio da área de gastroenterologia e Chefe de Endoscopia do Hospital Santa Cruz, explica que os especialistas do Hospital da Universidade de Tsukuba transmitirão aos médicos presentes novos procedimentos de endoscopia e colonoscopia, com o objetivo da prevenção dos cânceres de estômago, esôfago e colorretal. No Japão, 50% dos casos de câncer de estômago são tratados por endoscopia, sem a necessidade de cirurgia, pois há uma prevenção maior por meio de exames regulares a partir dos 50 anos de idade. Já no Brasil, somente é diagnosticado 25% dos casos na fase inicial. “Tenho certeza que o simpósio trará aos médicos brasileiros relevantes informações técnicas de como rastrear e identificar o câncer precocemente, para tratarmos de forma menos invasiva nossos pacientes, assim como é realizado no Japão”, complementa.

Serviço:
Evento: III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão
Hospital Santa Cruz e Hospital da Universidade de Tsukuba

Data: 11 de janeiro de 2018
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Hospital Santa Cruz
Endereço: Rua Santa Cruz, 255 – Vila Mariana, São Paulo - SP
Idioma oficial do evento: inglês
Vagas limitadas e inscrições gratuitas: (11) 5080-2062 | cam@hospitalsantacruz.com.br


Programação

Das 8h às 13h

PANORAMA DE ATUAÇÃO NO JAPÃO EM OFTALMOLOGIA NAS ÁREAS DE PLÁSTICA OCULAR E RETINA CIRÚRGICA

Introdução à técnica endoscópica do ducto nasolacrimal inédita no Brasil e atualização do cenário das cirurgias vitreorretinianas.

8h às 8h20 – Recepção

8h20 às 9h – Discursos de abertura

9h às 9h30 – A experiência da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA – Japan International Cooperation Agency | Minoru Akiyama M.D. PhD – HUT

9h30 às 10h – Desenvolvimento de componente vítreo artificial | Fumiki Okamoto M.D. – HUT

10h às 10h45 – Membrana epirretiniana com buraco lamelar: quando operar? | Fumiki Okamoto M.D. – HUT

10h45 às 11h – Coffee Break

11h às 13h – Endoscopia de ducto nasolacrimal | Sujin Hoshi M.D PhD – HUT

Coordenadora: Dra. Tatiana Tanaka – Diretora do Santa Cruz Eye Institute – Oftalmologia do HSC

Das 14h às 18h

ESTADO ATUAL DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER GASTROINTESTINAL NO JAPÃO

Transmissão de conhecimento na área de Endoscopia e Colonoscopia objetivando a prevenção do câncer gastrointestinal.

14h às 14h15 – Recepção

14h15 às 14h30 – Discursos de abertura

14h30 às 15h – A experiência da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA – Japan International Cooperation Agency | Minoru Akiyama M.D. PhD – HUT

15h às 15h30 – Endoscopia transnasal | Yuji Mizokami M.D. PhD – HUT

15h30 às 16h – Coffee Break

16h às 16h30 – Diagnóstico do câncer colorretal precoce | Toshiaki Narasaka M.D. PhD - HUT

16h30 às 17h – Diagnóstico do câncer gástrico e esofágico precoce | Yuji Mizokami M.D. PhD – HUT

17h às 17h30 – Dissecção submucosa endoscópica (ESD) para câncer gastrointestinal precoce | Toshiaki Narasaka M.D. PhD - HUT

17h30 às 18h – Encerramento | Dr. Luis Maruta

Coordenador: Dr. Luis Maruta – Chefe do setor de Endoscopia do HSC.


Sobre o Hospital da Universidade de Tsukuba

O Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT), fundada em 1973, é um dos hospitais-universidade mais tradicionais do Japão. Está localizado na cidade homônima, na província de Ibaraki. Aberta à comunidade, a Instituição fornece atendimento médico de alto padrão e sua missão está voltada à educação e pesquisa de técnicas inovadoras de diagnóstico, tratamento de doenças e terapias de câncer. O objetivo é oferecer o que há de mais moderno e inovador na área da saúde.

Entre os departamentos do HUT, destacam-se o de Gastroenterologia, que atende pacientes com doenças do trato gastrointestinal e oferece uma terapia inovadora para o tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas em órgãos digestivos associados a anormalidades imunes, tumores malignos, incluindo câncer, e o de Oftalmologia, capacitado com equipamentos de alta tecnologia, responsáveis pelo trato ocular em todas as instâncias. Desde 2015, a Universidade de Tsukuba estabeleceu seu escritório na Universidade de São Paulo (USP), visando o encorajamento da cooperação entre Japão e os países da América do Sul e Central como parte de sua estratégia global.


18 de dezembro de 2017 - Notícia - Portal NippoBrasil




 Notícias
12/12/2018
Brasil vence 38º Campeonato Mundial Militar de Judô
10/12/2018
Subprefeitura da Sé - SP abre chamamento público para instalação de banheiro no bairro da Liberdade
29/11/2018
Exposição interativa da NEC em São Paulo aborda a evolução da tecnologia e os 50 anos de atuação da empresa no Brasil
22/11/2018
Universo da Aquarela faz homenagem ao dia Mundial da Aquarela, dia 23/11, e aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil unindo aquarela e origami
21/11/2018
Monge tailandês vem ao Brasil ensinar meditação
07/11/2018
Sesc Bom Retiro Recebe o Espetáculo Japonês Cinco Dias em Março
01/11/2018
Festival da Cultura Japonesa acontece neste domingo em Santos
31/10/2018
Concerto do pianista Fábio Caramuru encerra comemorações dos 110 anos da imigração Japonesa no Brasil
29/10/2018
Palestra com Taisuke Ono sobre a estratégia de promoção do famoso personagem japonês Kumamon no Japan House
26/10/2018
Indaiatuba Matsuri Japan Festival reúne grande público em quatro dias
25/10/2018
Entrega de Condecoração à Sra. Miyoko Saito e ao Sr. Nobutero Matsuda
22/10/2018
CCXP abre inscrições para o Concurso de Cosplay
19/10/2018
64º Tooro Nagashi de Registro
16/10/2018
Mostra de filmes japoneses em Curitiba
15/10/2018
Yakult comemora 50 anos de Brasil
11/10/2018
Festival do Pescado e Frutos do Mar no Ceagesp vai até dezembro
09/10/2018
Comemoração dos 25 anos do Colégio Oshiman aconteceu em setembro
08/10/2018
Hospital Santa Cruz recebe médicos de Hiroshima e Nagasaki para atendimento às vitimas da Bomba Atômica
03/10/2018
Curso de língua japonesa para fãs de animes e mangás

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2018 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

180 usuários online